Foto: G1/Presidente Prudente |
CIRURGIA NO CÉREBRO
Médicos usam método inédito para retirada de tumor
G1/TV Fronteira
Foi realizada pela primeira vez no Oeste Paulista uma neurocirurgia para extração de um tumor cerebral com o paciente acordado e monitorização da área da fala e movimento. O procedimento de alta complexidade durou cerca de três horas e ocorreu na Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente nesta segunda-feira (26). De acordo com o hospital, seis especialistas participaram da cirurgia.
Conforme um dos médicos que realizou a operação, o neurocirurgião Rodrigo Ferrari Naufal, foi pedido que o paciente, de 24 anos, mexesse os braços e as pernas e que comentasse as figuras mostradas com o auxílio de um tablet. “É preciso fazer a estimulação primeiro para depois fazer a retirada para não prejudicar nenhuma área nobre. No caso deste paciente, o tumor tinha cerca de três centímetros, um tamanho significativo”, enfatizou o especialista
A Santa Casa informou que a cirurgia transcorreu sem intercorrências e alcançou os objetivos. “Agora, o tumor passará por biópsia, que indicará se somente a retirada foi suficiente ou se são necessários outros procedimentos. O paciente já saiu da UTI [Unidade de Terapia Intensiva], daqui a uma semana serão retirados os pontos e em 15 dias ele estará apto a uma vida normal”, salientou Naufal.
_____________________________________________________
Charme Fraldas
Nenhum comentário:
Postar um comentário