Presidente Venceslau
DIA DE CAMPO NA FAZENDA CAMPINA
Assessoria
Os integrantes da Associação da 39ª Faive Marcelo Queiroz, Ângelo Gerosa, Guilherme Milani, Manoel Rainho Junior e Israel Junior estiveram presentes, na última sexta-feira (10), na Fazenda Campina, em Caiuá (SP), participando do Dia de Campo “Sistemas Agropecuários para os Solos Arenosos” organizado pela Unoeste, em parceria com a Cocamar, Grupo Viacava (CV) e Embrapa.
O dia foi dedicado à apresentação de palestras e amostragens dos benefícios da Integração-Lavoura-Pecuária (iLP) implantado na Fazenda Campina, de Carlos Viacava. É um sistema que integra plantação de grãos com pastagem de gado, onde são utilizados métodos que geram matéria orgânica em solos arenosos e têm o intuito de tornar a agricultura uma forma de subsídio para a pecuária, um meio de formar pasto a custo zero e de altíssima qualidade.
O empresário Carlos Viacava, precursor do sistema na região, realizou o evento visando repassar aos pecuaristas a experiência que teve com o novo método. “Instalamos aqui na região e procuramos divulgar esse processo de integração em solos arenosos, pois obtivemos bons resultados em cerca de dois anos de trabalho. É uma maneira de mostrar que é possível produzir soja paralelamente à pecuária, além de reformar a fazenda e manter o mesmo número de cabeças de gado ou até aumentando a produção por meio do cultivo de grãos”, explica.
CV na 39ª Faive
Carlos Viacava será um dos colaboradores da 39ª Faive com a realização do “Leilão Nelore Mocho CV Fazenda Campina”, onde apresentará 200 touros Nelore para remate no dia. O empresário, muito conhecido no meio rural, traz uma história de cooperação e sucesso com a Faive, pois foi responsável por realizar a maior exposição de Nelore Mocho do Brasil, além de leilões tradicionais todos os anos. “Em meados da década de 1990 trouxemos para a feira 400 animais e realizamos a maior exposição da raça no país. Este ano firmo o compromisso mais uma vez junto à Associação com o objetivo de proporcionar um ótimo trabalho que contribuirá para o sucesso da Faive”, conta Viacava que ainda cogita a realização de um seminário durante a feira para apresentar o sistema iLP que vem exercendo nos últimos anos em sua propriedade.
Para Marcelo Queiróz, presidente da Faive, participar de eventos como esse é de grande valia, pois o contato com pecuaristas da região é iminente e ainda é possível ter conhecimento do que vem sendo realizado no meio agropecuário. “É uma grande satisfação prestigiar esses trabalhos e ter contato com profissionais e empresários do ramo, o que nos traz ideias a fim de aprimorar a programação de palestras e leilões durante a feira que é um mecanismo que fomenta o progresso regional e uma ferramenta à disposição da sociedade”, diz Queiróz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário