terça-feira, 31 de março de 2015

Oito municípios

Oeste Paulista
PLANO DE MOBILIDADE
G1/Prudente

No Oeste Paulista, oito municípios ainda não concluíram o plano de mobilidade, que tem o prazo para ser entregue até 12 de abril. De acordo com a lei federal, de janeiro de 2012, que prevê que as cidades que não tenham elaborado o documento dentro do período exigido fiquem impedidas de receber recursos orçamentários da União destinados para este setor, até que se adéquem a determinação. Em Presidente Prudente, de acordo com o secretário de assuntos viários, Oswaldo Bosquet, o plano está pronto, porém aguarda algumas aprovações.

“Estamos em fase de revisão e vamos fazer mais uma audiência pública, ao fim disso, o projeto será encaminhado para a Câmara Municipal para que então o legislativo possa fazer a análise e aprovação”, explicou o secretário.

Entre as prioridades, na maior cidade do oeste paulista está o incentivo ao uso de transporte público, conforme Bosquet. “Um transporte com melhor qualidade, atendendo a pessoa de forma mais rápida, com preço acessível, para que a populaçao seja incentivada a utilizar os coletivos”, ressaltou.

Entre os municípios do Oeste Paulista, apenas Presidente Prudente e Adamantina estarão com o plano pronto dentro do prazo estipulado. Já Presidente Venceslau se enquadra dentro das cidades que não possuem a adequação para a mobilidade urbana.

Segundo o secretário de planejamento e gestão do município, José Antônio Rachopi Silva, o projeto começou a ser feito e deve estar concluído no fim de abril. O principal objetivo em Presidente Venceslau é melhorar a acessibilidade para deficientes e as vias de acesso a bairros.

“Nós estamos promovendo os ajustes técnicos, com o Ministério das Cidades, que se colocou à disposição de município para poder efetivamente organizar esse plano da melhor forma, devido sua complexidade”, alegou.

Outros oito municípios também informaram que não vão conseguir cumprir o prazo, que são eles: Álvares Machado, Dracena, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Pirapozinho, Presidente Epitácio, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio.

A equipe de reportagem do SPTV 2ª Edição, questionou a administração pública destas cidades para saber o que deverá ser feito, porém a prefeitura de Rancharia não respondeu ao questionamento.

Álvares Machado informou que não deve conseguir fazer o plano dentro do prazo, pois ainda levanta custos para a elaboração do projeto. O município de Dracena alegou que busca recursos estadual e federal para elaboração. Segundo a administração de Martinópolis o projeto não teve início.

Osvaldo Cruz afirmou que deve realizar uma conferência em dez dias para apresentar à população um plano de mobilidade. Pirapozinho alegou que abrirá um processo de licitação pra contratar uma empresa para elaboração do documento.

A Prefeitura de Presidente Epitácio disse que deve terminar o projeto até o final de abril. Em Santo anastácio o plano não foi concluído por dificuldades financeiras, segundo o executivo. Por fim, Teodoro Sampaio disse que aguarda a aprovação do departamento financeiro para contratar a empresa que fará o projeto.
_____________________________________________________

Buffet Cristina

Nenhum comentário: