Correr atrás do rabo
A maioria dos donos de cachorros já viram seu cão correndo atrás do rabo pelo menos uma vez. Existe mais de uma justificativa pra esse comportamento, que varia entre problemas de saúde e comportamento. Desde um simples incômodo até a tentativa de chamar atenção do dono.
É importante saber a causa do problema para poder saber o que fazer em cada situação. Vamos listar pra vocês as possíveis causas de perseguir o rabo e o que você deve fazer para cada uma delas.
Por que os cachorros correm atrás do próprio rabo?
Raça e idade
Alguns cães tem predisposições genéticas a comportamentos compulsivos como perseguir o próprio rabo. Por exemplo, a sucção do flanco (o cão dobra-se todo e morde uma das patas traseiras) é mais comum em Doberman e Bull Terrier. A idade também influencia. Perseguir o rabo está mais relacionado a cães mais velhos e normalmente tem a ver com algum problema psicológico, como demência ou senilidade. Nos filhotes, entretanto, significa apenas uma forma de brincadeira.
Busca por atenção do dono
Os cães que não brincam muito e que não interagem muito com seus donos acabam achando formas de chamar atenção. Se você notar que seu cão faz isso pra chamar sua atenção, experimente ignorar quando ele estiver correndo atrás do rabo. Simplesmente ignore, sem olhar, falar ou tocar o cão. Repreender ou brigar também é uma forma de atenção.
Energia acumulada
Os cães que se sentem entediados acabam fazendo várias coisas como destruir móveis e perseguir o próprio rabo. Isso significa que esse cão não está gastando energia suficiente e precisa passear mais tempo e brincar mais, para gastar toda a energia acumulada.
Machucado
O cão pode estar com algum machucado no rabo, ele pode ter prendido na porta, alguém pode ter pisado no rabo dele, ele pode estar com pulga ou carrapato na região. Perseguir o rabo é uma tentativa de se coçar.
Fique atento aos sintomas, e lembre-se de caminhar regularmente com seu cão, para que ele tenha sempre uma boa saúde, algumas raças tem a necessidade de queimar mais energia que outras. Em caso dúvida consulte sempre um especialista.
Mais informações com Rodrigo (18) 99710-1007 e João Vitor (11) 98425-5823.
Nenhum comentário:
Postar um comentário