segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Saúde

 DICAS DE SAÚDE 
Com a Dra. Gleice Vega Coser Okada, especialista em doenças de pele, unha e cabelo

O QUE É PEELING?
O Peeling químico é uma técnica usada para melhorar a aparência da pele.Uma soluçãoquímica é aplicada sobre a pele promovendo a descamação das suas camadas externas. Isto estimula a renovação da pele. Existem vários tipos de peeling,os peelings químicos que utilizam o efeito químico de substâncias, existe o peeling físico, que faz lixamentos e abrasões na pele e existe o peeling a LASER, o Ressurfacing a Laser, que faz a retirada da pele com a ação da energia luminosa do Laser.

Como age o peeling?
A pele é formada por duas camadas principais a epiderme e a derme. A Epiderme é subdividida em 5 camadas muito finas: Extratos Corneum, Lucidun, Granulosum, Spinosum e Basal e a Derme em 2 camadas mais espessas: Papilar e Reticular Separando as duas camadas, fica a membrana basal , responsável pela regeneração da pele. A membrana basal se continua pelos anexos da pele, como os folículos pilosos e glândulas é esta membrana basal a responsável pela regeneração da pele após os peeling mais profundos. Explicando de uma maneira simples, o peeling retira camadas da pele e cria uma regeneração celular a partir da camada basal e dos anexos que gerará uma pele melhor. Os peelings podem ser muito superficiais , superficiais , médios e profundos dependendo da região da pele que atinge .

Tipos de peeling, camadas atingidas e problemas tratáveis

Nível 1
Peeling Muito Superficial
Camadas Superiores da Epiderme
manchas muito superficiais, aspereza, pele sem brilho, pele descamativa , pele "seca", peles "cansadas" e "maltratadas"

Nível 2
Peeling Superficial
Epiderme
manchas superficiais, aspereza, rugosidades finas, acne ativa,

Nível 3
Peeling Médio
Epiderme , Derme papilar e camada superficial da derme reticular
Rugas, manchas, cicatrizes de acne , sulcos,

Nível 4
Peeling Profundo
Epiderme , Derme reticular
Envelhecimento total da pele, cicatrizes de Acne muito profundas

Planejamento, aplicação e resultados esperados
O Peeling segue uma série de rotinas, que deverão ser obedecidas rigorosamente, porque delas dependem os resultados. A variação individual é grande, e só a avaliação do médico poderá concluir exatamente a melhor conduta .

Seguem algumas orientações

* A consulta: Os tratamentos são personalizados para cada paciente , e devem ser iniciados com uma consulta, onde serão identificados os problemas e orientados eventuais exames que vão preceder o procedimento. Depois de uma ampla explanação, será escolhido o tipo de peeling a ser aplicado. se muito superficial, superficial , médio ou profundo. Antes do tratamento avise ao seu médico se possuir cicatrizes anteriores alteradas, tratamentos com radioterapia, possibilidade de gravidez ou se possui herpes simples, já que esse tratamento pode reativar a doença. Podem ser feitos na face, pescoço, colo, mãos e braços.

* O preparo da pele: Inicialmente a pele é limpa e desengordurada com um agente químico.

* O Procedimento: Uma ou mais substâncias químicas são aplicadas, como ácido retinóico, ácido salicílico, ácido lático, ácido tricloroacético, fenol, entre outros. Durante a aplicação do peeling o paciente pode sentir ardor ou pinicamento que pode durar até 5 minutos, cessando completamente antes de sair do consultório.

O que você pode esperar após o peeling
Os peelings superficiais deixam a pele avermelhada após a sua retirada e com a sensação de ressecamento, seguida de descamação que dura de 3 a 5 dias. Os peelings médios escurecem a pele após 48 horas de sua realização, formam crostas e descamam por 7 a 10 dias.

Recomendações após o peeling
  • Evitar o sol e aplicar filtros solares várias vezes ao dia;
  • Manter a pele hidratada;
  • Usar somente sabonetes neutros para o local duas vezes o dia;
  • Não retornar o uso de cremes com ácidos até que seja orientado;
  • Homens podem se barbear somente com aparelhos elétricos;
  • Não remover a pele que começa a descamar por risco de formar cicatriz;
  • Avisar caso ocorra dor, secreção purulenta ou crostas espessas;
  • Avisar o médico caso tenha herpes labial ou na face;
  • Não usar substâncias químicas como agentes depilatórios, maquiagem, perfumes, detergentes, tinturas ou spray de cabelos;
  • Retornar nas consultas agendadas.
Procure o seu médico. Para marcar consulta com a Dra. Gleice Vega Coser Okada, CRM-SP 134.516, ligue 3271-7544.

Nenhum comentário: