Blog do Sakamoto
MORTE DE CAMPOS - A TENTATIVA IGNÓBIL DE TRANSFORMAR A TRAGÉDIA EM PIADA
Nem bem a morte do candidato à Presidência da República Eduardo Campos em um acidente aéreo, nesta quarta (13), foi confirmada e surgiram comentários com afirmações de mau gosto ou inferências políticas bizarras nas redes sociais.
Pessoas pedindo para que, no lugar de Campos, naquele jatinho, estivesse Aécio ou Dilma. Ou colocando a culpa em um ou em outro pelo acidente.
Não, isso não é piada. Muito menos revolta contra a política.
Há outro nome para esse tipo de ignomínia, para essa incapacidade crônica de sentir empatia com os passageiros de um avião que cai e com as pessoas que estavam em solo. Talvez essa impossibilidade de se reconhecer no outro e demonstrar algum apreço pela vida humana seja alguma forma de psicopatia grave.
O que não surpreende, pois tem o mesmo DNA das discussões estéreis e violentas levadas a cabo na internet, sob anonimato ou não. Mas não deixa de chocar.
Da mesma forma que choca alguns colegas jornalistas que no afã de prever o que vai acontecer com as eleições, analisam de forma desrespeitosa a situação, com ironias e sarcasmos que não cabem neste momento, desumanizando a cobertura da tragédia em busca de audiência.
É para isso que a gente desenvolveu tantas ferramentas tecnológicas com a justificativa de aproximar as pessoas e facilitar a comunicação? Para podermos mostrar como somos idiotas em tempo real? Se for assim, estávamos melhor com os tambores.
À família e amigos de Campos e de sua equipe e aos feridos entre os moradores de Santos, minha solidariedade. Aos que fazem disso uma brincadeira ou uma chance para vender mais, o meu eterno desprezo.
Nota da Redação
É preciso respeitar as pessoas em qualquer situação.
13 comentários:
Realmente um absurdo. As pessoas estão perdendo a noção do amor ao proximo.
Ótima reflexão, pois estou me sentindo enojada com a falta de humanidade, respeito com o outro. São vidas humanas que se perderam, não políticos. Será que estas pessoas, que analisam toda esta tragédia de forma tão fria, assim agiria se lá estivessem os seus?
Nossos políticos perderam a noção faz tempo meus amigos...
O ego falou mais alto,não enxerga seu próprio eu é muito triste Ver desumanização, lamentável sem ser solidário e sem compaixão.Madalena
se formos analizar o que estes políticos usando de seus mandatos fazem com o povo , subtraindo para si verbas que seriam para a saude daqueles que já não tem nada e morrem nas filas de hospitais falidos pela roubalheira destes corruptos, é aceitável o que lhes são atribuidos mesmos depois de írem para o além, pelo povo que têm ciencia dos desvios morais.
fico triste ver as pessoas pensares desa forma como se políticos não seres Humanos
O bom humor do brasileiro, em algumas ocasiões, pode até ser considerado como uma de nossas qualidades, afinal conseguimos fazer piada e rir de nós mesmo, como na desclassificação do Brasil na copa do mundo. No entanto quando se trata de vidas humanas há que se respeitar a pessoa do falecido e mais ainda a dor de seus familiares e amigos.
MEU AMIGO E AMADO ANTONIO CARLOS MORE,MAIS CONHECIDO POR TONINHO MORE,VC COMO JORNALISTA,PAI DE FAMILIA, AVO,COMM UMA INFINDADE DE AMIGOS,''AMGOS'' RSRSRSRSRS,ME DIGA COM TODA SINCERIDADE DO MUNDO COM TODOS TEUS ANOS DE EXPERIENCIAS LIDANDO COM NOTICIAS DE PRIMEIRA MAO QUE ENVOLVEM A CIDADE E REGIAO,VC FIKOU SURPRESO COM TAIS COMENTARIOS PROFERIDOS POR ESTA TRIBO DE INDIOS CHAMADA VENCESLAUONDE SO QUEREM VER A DESGRACA DO PROXIMO?ACHO QUE FUI MAL NO MEU COMENTARIO,COMPARAR UMA TRIBO DE INDIOS AO POVO VENCESLAUENSE E MENOSPREZAR E SUBSTIMAR A INTELIGENCIA DO POVO INDIGENA,SE ELES NAO TEM CULTURA TEM RESPEITO E DOUTRINA O QUE O VENCESLAUENSE NAO TEM.
Uma tragédia como um acidente aereo choca sem duvidas. Mas nós brasileiros estamos tão cansados de ver politicos nos sacaneando, todos os dias, de todas as formas, desviando recursos, começando obras e não concluindo, deixando o povo morrer a mingua nas filas dos hospitais, deixando o povo morrer nas estradas esburacadas, deixando o povo emburrecer com ensino de péssima qualidade (o que lhes é muito conveniente), nos sugando com impostos absurdos, deixando faltar AGUA, saneamento, Energia eletrica, deixando o povo sem segurança onde o crime cresce e impera a cada dia a olhos vistos, políticos enriquecendo do dia pra noite, etc... Que quando acontece uma coisa assim, uma tragedia destas, envolvendo um político, de certa maneira nos sentimos vingados pela deslealdade e desrespeito com a qual os políticos nos tratam. Talvez seja isso Toninho. Por vermos tantas barbaridades cometidas pela classe política contra o povo que os elege, e que tanto sofre, que acabamos ficando insensiveis e imunes a uma tragédia envolvendo um político isso já não choca mais, e por muitos é até comemorada. O povo está cansado e acostumado a ver gente morrer todos os dias pela inércia política.
enfim alguém fala algo sobre isso, achei que só eu pensava assim. Parabéns Pelo seu profissionalismo e caráter. Orgulho de vc sábias palavras.
A falta de justiça, a impunidade, a descrença no governo acabam gerando essas sensações nas pessoas. Que começam a fazer justiça com as proprias mãos, amarrando bandidos à postes e comemorando à morte de um político como se fosse um "gol" do seu time etc..., E se esquecendo que por traz do politico existe um homem um pai de familia, e generalizando tudo.
Nem dá para discorrer sobre o teor de tais comentários maldosos e de um humor de péssimo gosto, porque eles são feito por ignorantes, que, como o próprio nome diz, devem ser ignorados.
A reflexão que faço sobre tudo isso diz respeito às nossas equivocadas percepções quanto ao futuro: Luciano do Valle, que se preparava para narrar mais um Copa do Mundo, e por conta do sopro repentino e irônico da morte, não pode fazê-lo. Agora, foi a vez de Eduardo Campos, cujos pensamentos deveriam estar voltados para a campanha presidencial, alianças, viagens e entrevistas, mas que teve suas ambições roubadas em uma fração de segundos, tão rápida quanto surpreendente.
Planos que se esvaíram, que não se concretizaram, que ficaram restrito somente ao campo dos "planos". Enfim, planejamos algo para daqui cinco dias, cinco meses, cinco anos. Porém, a verdade é não somos donos nem dos próximos cinco segundos das nossas vidas. Esta é uma certeza que procuramos esquecer, mas que torna-se latente em nossas memórias diante de episódios como este, cujo objetivo aparente talvez seja o de provar a nossa terrível e incômoda insignificância.
Ass: O Eldoradense
Eldoradense, para de puxar o saco!!!rsrsrs
Postar um comentário