Blog com notícias diárias sobre a movimentação da comunidade de Presidente Venceslau e região.
terça-feira, 14 de maio de 2013
Opinião
Post do Fernando Olmo
Maioridade penal. Reduzir ou não?
"Educai as crianças
e não será preciso
punir os homens."
Pitágoras
Fala-se muito na diminuição da maioridade penal, de 18 para 16 anos. Seria isso interessante para o Brasil?
Se essa vontade vier a se legitimar de fato, haverá a necessidade de se aumentar o número de presídios - inclusive aqui no nosso extremo oeste selvagem. O sistema penitenciário paulista possui 65.000 presos a mais do que comporta. O Brasil tem 200.000 a mais. Esses que poderão se ajuntar aos novos ex-adolescentes admitidos.
Esses novos ‘acadêmicos do crime’ serão, obviamente, gentilmente acolhidos pelos comandantes do ‘crime organizado’ e ao fim de 4, 5, 6 anos de intensivo treinamento em tempo integral, sairão bacharéis em ‘Criminalidade e Distúrbios Civis’ – assassinos profissionais, leais líderes de facção criminosa, ótimos assaltantes de bancos, comandantes do tráfico de drogas e/ou especialistas em guerrilha urbana... É possível que as coisas aconteçam mais ou menos assim, segundo o modelo atual:
Um jovem preso aos dezesseis anos que venha a pegar uma pena por 30 anos de reclusão, por homicídio doloso, etc, por exemplo, sendo ele réu primário, tendo bom comportamento na unidade prisional, poderá cumprir um sexto da pena (5 anos). Logo, terá sua ‘liberdade’ aos 21... O sistema penitenciário brasileiro não cumpre sequer aquilo que deveria lhe ser parâmetro, a Lei de Execução Penal (onde se fala da necessidade de reeducação do sentenciado). Obviamente, o egresso desse ‘quartel do crime organizado’ sairá muito mais preparado para cometer barbaridades, com muito mais energia e bem no auge da vida com 21, 22, 25 anos: um terror para a sociedade...
Ocorre que é bem mais fácil, cômodo e simples aprovar a diminuição da idade penal para 16 anos. E se não der certo, ora, ainda é possível reduzir ainda mais para 14, 12, 5 e quem sabe teremos que nos valer da ‘Lei do Ventre Livre’, mais uma vez... Isso é uma vontade incentivada como se fosse ‘o fim dos problemas, ou ainda, passível de diminuir consideravelmente dos problemas com adolescentes’. Bem pelo contrário, trata-se de uma medida imediatista e provinda do senso comum, carente de uma reflexão mais detalhada. Trata-se de uma falsa impressão... Carecemos de medidas que valorizem a pessoa humana e que promova SEGURANÇA PÚBLICA de verdade. Interessante também seria se nós, o povo, ‘cobrássemos’ de uma maneira cidadã, participativa e consciente, atuação efetiva dos nossos ELEITOS para que sejam efetivadas políticas públicas, nesse caso em especial, para infância e juventude.
“Num país em que crianças são desassistidas desde o ventre. Onde mães de 12, 13, 14 anos dão a luz sem que a sociedade e o poder público sequer estranhem essa precocidade. Filhos dos estupros vêm ao mundo e subdesenvolvem-se em meio às drogas e do ódio. Cenário em que o Estado se esquece de que creche, escola, cultura, esporte, preparação para o trabalho, apoio às famílias e trabalho, gera ‘dignidade’ e combate o mal pela raiz...” Corpos fabulosos perambulam nas periferias, às vezes sem rumo. Outras vezes com rumo certo em prol ao tráfico de entorpecentes. Jovens que abrangidos pelo crime, são ‘soldados do morro’ e angariam nessa função até R$ 200 por dia. De outro lado, a escola é sucateada e o professor é quem pede ajuda... Com qual ‘conselho’ podemos retroagir esse cenário?
O dinheiro da CORRUPÇÃO, esse que é surrupiado dos cofres públicos pelos BANDIDOS DO COLARINHO BRANCO, é EXATAMENTE o que falta para que nosso país dê DIGNIDADE para crianças e jovens IMPEDINDO que se tornem sagazes marginais... País que RESPEITA seus ‘velhos, seus jovens e infantes’ não precisa de Leis para que se efetivem garantias a essas faixas etárias...
Fernando Olmo é professor da rede pública estadual e conselheiro tutelar de Presidente Epitácio - SP.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
22 comentários:
Homicídio doloso e crime hediondo e como tal, deve-se cumprir 2/5 (primário) ou 3/5 (reincidente) para progredir para o semiaberto e outra proporção igual sobre o restante da pena para obter o regime aberto. Ou 2/3 do total da pena para o livramento condicional. Além desses prazos há os requisitos subjetivos.
NÃO.NÃO ADIANTARIA EM NADA.SÓ AUMENTARIA O PROBLEMA,O CUSTO PARA O CONTRIBUINTE.O CERTO SERIA PENAS MAIS DURAS PARA CRIMINOSO QUE SE DIZ PROFISSIONAL E ATÉ ZOMBA DA SOCIEDADE DADA A MOLEZA QUE TEM SIDO CUMPRIR PENA NESSE PAÍS.MUITAS BENESSES COMO VISITA ÍNTIMA,SAIDINHAS VÁRIAS E AGORA OS LIVRINHOS PARA REMIR A PENA SOAM COMO UM INSULTO.É SÓ SEGUIR O MODELO DOS EUA EM TEMPOS PASSADOS:DURA LEX FOR ALL
Ta com dó de bandido de 16 anos , leveo para sua casa . Quero ver se um deses vier a causar dano a sua familia você continuara a pensar assim. Se pode votar e decidir pelo futuro da nação deve responder por seus atos...
A principal questão não é de que baixar a maior idede penal ira resolver, e sim de que um menor que mate ou cometa outro crime ediondo deve ser punido, uma morte não pode sair de graça, em 3 anos o menor sai de ficha limpa, infelizmente enquanto o pt estiver no poder dificilmente mudaremos isso, mesmo com a maioria da população a favor, pois eles nunca fazem o que realmente queremos e sim só coisas do intereçe deles.
É tanta teoria, tanta conversa,tantos intelectuais que não resolvem nada, isso me faz crer que na noite de hoje a rena do nariz vermelho irá passar pelos céus de P. Venceslau/SP.
A TEORIA É SIMPLES:
SE UM "DE MENOR" MATAR COM CRUELDADE COM TIRO A QUEIMA ROUPA POR UM CELULAR, OU ATEANDO FOGO POR NÃO TER DINHEIRO PARA SER ROUBADO, ESTUPRAR DURANTE UM ROUBO A ÔNIBUS COMO VIMOS RECENTEMENTE. SE COLOQUE NO LUGAR DE GENITOR/FILHO DESSAS VÍTIMAS E DAI DÊ SUA OPINIÃO SOBRE MAIOR IDADE AOS 16.
NA MINHA, PORQUE NÃO TRATAR OS MENORES ENVOLVIDOS NESSES CASOS ESTREMOS COM EMANCIPAÇÃO JUDICIAL ASSIM ELE PASSA A RESPONDER COMO ADULTO, SEM TER TODA ESSA POLÊMICA GENERALIZADA.
Bacana... Fico feliz pelos comentários. Se o DEBATE está acontecendo isso é sinal de progresso. Vivemos num país DEMOCRÁTICO e o povo tem que ter a voz... Sabia que iria ter resistência ante ao minha opinião e isso é ótimo. Segundo uma pesquisa recente 93% da população pede a redução da maioridade penal. Opino pela diminuição da CRIMINALIDADE... Insisto que a diminuição da maioridade para 16 anos nada vai adiantar... Teremos mais gente presa e em formação para o crime... O PCC vai agradecer...
O que adianta é cumprir as Leis, coisas que os governos resistem. Adianta combater o tráfico de drogas e a CORRUPÇÃO...
*Márcio Reis (15:29)Olá! Tudo bem? Eu entendo suas considerações, inclusive, que é a de muitos brasileiros. R: Não se trata de uma situação pessoal, é uma discussão social. Obviamente, quando um ato de violência acontece com uma certa família, seus entes querem 'vingança'. Ocorre que estamos falando em JUSTIÇA, que é uma resposta da sociedade ante as agressões. É bem interessante essa discussão e necessária. Precisamos influenciar e ajudar a decidir para aquilo que for melhor, efetivamente, pata nós. Um abraço!
Falou muito e pouco disse. Só vi opinião no título. Ficou em cima do muro. Seja mais claro e então poderemos debater sobre o assunto!
Olmo você é corajoso. Seu ponto de vista é interessante sim. Parabéns pela disposição. Bjo!
Rose
Fernando Olmo, vc escreve bem, parece ser uma pessoa bem formada, mas não entende NADA de segurança pública! Vc insiste em colocar a culpa exclusiva no governo sendo que é eleitor e escolhe seus representantes...ironia. Se um "menor", com 16 anos de idade pode casar, votar, etc..., porque não poderá responder por crimes que cometer? Ainda, vc está equivocado quanto ao tempo de cumprimento da pena, como já foi mencionado em comentários anteriores. O infrator não precisa ficar muito tempo preso, mas sim ter a certeza da punibilidade caso infrinja a Lei. Hoje o menor com 17 amos e alguns meses pratica crime com a certeza da impunibilidade, é o fim. Não sei se será a solução, mas com certeza será reduzida a violência com a retirada desses atuais "menores infratores" do convívio social. Não tente filosofar, ou vc gostaria de conviver com o "champinha" pelo simples fato de ele não ter tido uma infância harmoniosa com a família??? Presta a atenção Fernando Olmo!!!!
MATEM TODOS MALAS QUE ESTAO INICIANDO NO MUNDO DO CRIME E NAO TEREMOS PROBLEMAS FUTUROS,POIS VAGABUNDO SO ENTENDE UMA LINGUGAEM" CHUMBO QUENTE"HEHEHEHEHEHHEHEH
Essa estória de faculdade do crime é bobagem de "almofadinhas" o criminoso se forma nas ruas, o "maloqueiro" está apto a matar a partir do momento que pode apertar o gatilho. Ora se um jovem pode votar aos 16 anos e escolher o Presidente porque não pode responder pelos seus atos? Será que um estuprador de 16 anos não sabe o que esta fazendo? Ou um viciado que aos 14 puxa o gatilho e destrói uma família não sabe que isso pode matar? Sou a favor da diminuição da maioridade penal, isto posto que não se trata de cláusula pétrea, pois, o STF nunca analisou a matéria. Cadeia neles!!! quem achar que um menor usuário de crack de 1,85m de altura estupra e mata e mesmo assim deve ser tratado como criança, adote-o e leve para morar na sua casa.
Ao colega das 23:20h
Vixi... Ninguém gostaria de conviver com o "Champinha", não... Muito menos estou defendendo psicopatas. O fato não é pessoal e sim social. Pretendemos melhor legislação para nos servir.
O assunto não está somente ligado a "segurança policial" - talvez sobre isso eu não saiba muita coisa mesmo. É um assunto que envolve várias áreas do conhecimento, inclusive naquilo que eu aprendi com a vida...
E, como eu já disse num comentário acima, eu acredito que não resolve diminuir a idade penal para 16 anos. Resolve atender com dignidade as crianças desde cedinho para que na adolescência não se tornem viciados, agressores da sociedade, "monstros urbanos", como manda a Lei. Ocorre que o executivo não cumpre a Lei.
Acredito sim que o dinheiro que deveria ser voltado para isso está nas posses de muitos corruptos - esses que deveriam ter suas penas bem aumentadas porque tira da boca de criancinhas e de pobres.
Essa vontade, se efetivada, vai aumentar o número de presídios. Amontar criminosos não adianta...
O senhor mencionou que estou enganado com o tempo de permanência de reclusão do ex-menor de idade. No texto eu considerei várias idades, além da possibilidade dos 5 anos. Se o condenado ainda que fique 20 anos recluso (o que a gente não vê como realidade, basta ver a história dos irmãos "cravinhos"), ele sai com 36: um mostro construído nos quartéis do crime organizado que são os presídios.
Obrigado. Um abraço!
Ao amigo das 23:20
Havia entendido errado... Você mencionou que "eu não entendo nada de 'segurança pública'. Penso que 'segurança pública' vai bem além do cano do revolver, do cacetete policial e das grades da prisão. Segurança pública acontece desde bem cedinho com formação, com o apoio e o carinho das famílias, com o fazer cumprir as Leis que determinam garantias e direitos - todo direito emana a um dever, para lembrar - e, incentivo do governo.
ô Olmo vc tá discutindo uma ssunto tão importante com fantasmas?
Cadê a cara desse povo sabido ô Deus...
Parabéns.
Prontinho mais uma fantasminha hehehe
Quem é contra a redução da maioridade penal, permita-se pensar que foi um da sua família que o menor matou...
É tanto blá-blá-blá...Cometeu crime tem que pagar! Tem gente q acredita na re-socialização até do capeta!Peguem os coitadinhos dos menores infratores e levem pra casa!
Nosso maior problema Fernando é que vivemos num país onde um pequeno grupo de famílias detêm todo o monopólio da informação. Assim somos bombardeados todos os dias com a opinião e as idéias desse grupo. A maioria das pessoas não se interessa em discutir as causas e os motivos, ou seja, não se ataca o problema em sua fonte, apenas se busca o remédio para a dor de cabeça do momento.
A mídia leva o brasileiro ao engano ao equívoco de raciocínio com essa defesa diuturna da redução da maioridade penal, como se o adolescente não pudesse ser punido de forma alguma. Na verdade a questão parte de uma falsa premissa, pois a responsabilidade em matéria delitiva no Brasil se inicia aos 12 anos de idade. Apartir dessa idade todos podem ser responsabilizados por seus atos.
É bem verdade que, em alguns casos, os três anos de internação de um adolescente podem não ser suficientes para sua "reabilitação", e concordo que o Estado deveria ter um tempo maior para tentá-la. Logicamente haverão aqueles casos em que qualquer tempo não seja suficiente para isso, seja, três, cinco, dez, vinte, trinta, etc.
As pessoas são levadas pela mídia a acreditar que a prisão só serve para punir e que a solução da violência está no depósito sistemático de pessoas em unidades prisionais, ledo engano. A prisão tem a função de punir, mas dentro do ordenamento jurídico brasileiro a prisão não se resume a isso, um de seus objetivos é recuperar o indivíduo, mas não é o que vemos na prática, ou seja, o sistema não funciona e o cidadão não quer discutir isso.
A sociedade precisa passar a exigir o tratamento das causas. Atacar os problemas em sua fontes, exigir educação de qualidade na formação básica dos cidadãos, como Pitágoras afirmou.
Hoje a mídia discute a possibilidade de mandar um adolescente para uma penitenciária aos dezesseis anos, amanhã aos quatorze, depois aos doze, etc... Deixo a pergunta, será que no futuro a mídia irá defender a tese de que o futuro filho do sujeito "A" ou "B" deverá ser preventivamente enviado a prisão?
Parabéns Fernando, essa é uma questão que precisa ser debatida por toda a sociedade, mas dentro de critérios lógicos e racionais.
Sou a afavor da redução para os 14 anos.Isso sim.
Na verdade nosso país não tem mais jeito,é muito direito humano para os fora da lei,e quem anda correto que deveria ser ajudado pelo nosso governo nada acontece,vc não pode mais educar seu filho com algumas palmadas,porque senão vc pode ser preso,vc não pode se defender de por exemplo vai um menor na sua casa,mata estupra,roba,mata um pai de família,e aí vai o governo paga um salário de quase mil reai pra família do bandido,e pra famíla de bem o governo paga alguma coisa?,pois tbm não tirou o sustento da famíla de bem,então vejo que nos dias de hoje os valores estão totalmente invertidos,Precisamos de Deus,NÂO È CERTO DAR RAZÂO AO CULPADO DEIXANDO DE FAZER JUSTIÇA AO INOCENTE.Proverbíos18:5
Quero que se baixe pra 12 a xicotadas. Num aguento o meu de 10??? Ora ora conselheirO kkk
A GRANDE VERDADE É QUE VIVEMOS EM UM PAÍS ONDE O POVO SÓ SAI ÁS RUAS POR CAUSA DO FUTEBOL.ENTÃO OS QUE FALSAMENTE GOVERNAM FAZEM O QUE QUEREM E O QUE NÃO QUEREM.A PENA DE PRISÃO PERPÉTUA DEMOROU PRA SER INSTITUÍDA NO BRASIL,PRA MENORES E PRA MAIORES TAMBÉM.
Postar um comentário