terça-feira, 28 de agosto de 2012

Eucaliptos

Negócios
EUCALIPTO, UMA ATIVIDADE RENTÁVEL
*extraída da Revista Radar
Quem anda pela zona rural de Presidente Venceslau e outros municípios da região oeste tem notado o aumento de plantio de eucalipto. São várias florestas que deixam o horizonte com um visual atípico pela região já que desde criança estamos acostumados a olhar para pastos verdejantes, demonstrando a ocupação de rebanhos bovinos. O cultivo da madeira é recente e vem sendo implantado nos últimos quinze anos, surgindo exatamente por causa do exagero em pastagens. Sem as árvores, falta a lenha para a geração de energia em caldeiras. O eucalipto tem sido uma solução prática para a falta de lenha e em alguns casos até para a utilização em construções em alvenaria ou instalação de palanques de cerca. Na fazenda Rancho Alto de propriedade da família Matsura o plantio de eucalipto atinge trezentos alqueires sendo um dos maiores da região e foi implantado no ano 2000. Hoje passa pelo segundo corte a floresta, vistosa e verde pode ser observada por quem passa pela estrada vicinal do bairro Aymoré em direção ao campinal. São mais de um milhão de árvores, o eucalipto ali implantado é o apropriado pela geração de energia depois de cortado é adquirido por grandes empresas que precisam acionar caldeiras potentes. Marcos Matsura administrador de empresa e do grupo que gera financeiramente a fazenda Rancho Alto comenta que, plantar eucalipto é bom negócio. Alem de gerar um bom número de empregos, também produz ICMS como valor agregado e rende cerca de cinqüenta reais o metro cúbico. Atualmente a empresa que terceiriza o serviço de retirada das arvores e picagem da madeira rende mais que cinqüenta empregos. Matsura diz que, o plantio de eucalipto passou a ser uma opção de sua empresa a partir do momento em que pensou em plantar as árvores para fazer um tipo de proteção a sua propriedade rural e depois notou que aquilo poderia se tornar em algo rentável e bom para a empresa e município. Desde então, fez a implantação de um laboratório com experiência de trinta variedades de eucalipto e descobriu que, o modelo H13 foi o que mais se adaptou às suas terras. Além disso, vem conseguindo implantar juntos as árvores o ciclo pastoril, que vem sendo apontado pelos pecuaristas como futuro da agropecuária. Esse sistema consiste na colocação do gado dentro da floresta depois que, as árvores já estão com uma altura acima do contato de absorção do animal, e este então acaba comendo a pastagem e outras folhagens que ficam no solo fazendo a limpeza da floresta e ao mesmo tempo se alimentando.

Marcos Matsura também comentou que diante de tantas árvores e trabalho fornecido pela floresta a empresa teve que partir para a modernização em sua maquinaria adquirindo um equipamento que pica o eucalipto em pequenas partes de até 15 cm, formando uma massa compacta mais fácil de ser transportada e utilizada nas caldeiras “não podemos ficar distantes da modernidade. Esta máquina de picar o eucalipto é uma solução prática, viável e mais fácil de ser manuseada pelos trabalhadores, estamos nos preparando para comprar outras e assim atender com maior eficiência os nossos clientes” disse Marcos.

É importante frisar que, o plantio de eucalipto está se disseminando pela região oeste do estado e muitos proprietários rurais têm optado pela criação de florestas em vez do plantio de cana de açúcar ou mesmo da manutenção das pastagens. A família Matsura além de trabalhar forte na agropecuária, também é uma das grandes empreendedoras do setor imobiliário em Presidente Venceslau.

3 comentários:

Anônimo disse...

TRES LAGOAS É A CAPITAL MUNDIAL DA CELULOSE, SÓ TEM EUCALIPTO, NÃO SOU CONTRA, BREVENTE A CARNE SUMIRA DO COMÉRCIO. ABRAÇOS.

Anônimo disse...

Fiquei surpreso em ver essa materia. A primeira visra parece ser uma coisa muito boa. Mas se olharmos um pouquinho nas informacoes que estao disponiveis na internet vamos constatar que isso e na realidade um desastre.
Em primeiro lugar, tente se informar o que e CAP&TRADE. Isso vai te dar o que pensar. E uma coisa muito maior do que voce possa imaginar. Os grandes paises capitalistas, como sempre, estao com a mao nisso. Sem contar que o eucalipito plantado em grande quantidade como se esta fazendo em varios lugares do planeta, acaba muito rapido com os minerais e nutrientes da terra, deixando o lugar arido e quase imprestavel por muitos e muitos anos.
Acredito que as pessoas que estao fazendo isso, o fazer de boa fe, sem perceber que existe toda uma manipulacao internacional que favorece alguns paises, principalmente o USA.
Acredito que e a funcao da imprensa de orientar e esclarecer o publico. Entao, faca-nos um favor, informa-se direitinho sobre CAP&TRADE e outras coisas mais. O povo merece isso.
muito obrigado e boa sorte.

marcos disse...

o eucalipto nao faz parte do reflorestamento..