Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2015

Conquista

Os professores Dr. Vagner Camarini Alves e Dra. Alba Regina Azevedo Arana ao lado de Luiz Antônio.
Presidente Venceslau
VENCESLAUENSE CONQUISTA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL‏
Danilo Bonfim

Apresentando o tema “Degradação Social e Ambiental em Assentamentos de Reforma Agrária”, onde aponta as atuais mazelas existentes nas áreas destinadas a assentamentos agrários na região de Presidente Venceslau, o venceslauense Luiz Antônio Ribeiro dos Santos, popularmente conhecido por Marmita, obteve no sábado passado, 16, o título de pós-graduado em Gestão Ambiental pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Orientado pela professora Dra. Alba Regina Azevedo Arana e pelo professor Dr. Vagner Camarini Alves, Luiz Antônio diz que a motivação para escolha do objeto do estudo foi poder apresentar um diagnóstico local até então inédito sobre questões socioambientais observadas em assentamentos. “Vivemos em uma região com histórico de conflitos pela posse da terra, exploração predatória dos recursos naturais e extremamente carente de ações governamentais efetivas - seja elas provindas das esferas municipal, estadual e federal -, no que diz respeito a alavancar o processo de real desenvolvimento econômico, social e ambiental que atinjam o homem e o meio ambiente”, explica.

No período de quinze meses, quando aprofundou suas pesquisas e atividades de campo, ele diz ter se deparado com uma situação com a qual classifica de preocupante. “Concentramos nossos trabalhos nos assentamentos localizados ao norte do centro urbano de Presidente Venceslau, sendo eles o Tupanciretã, Primavera e, mais detalhadamente, o Radar. A realidade encontrada é crítica à degradação e perturbação ambiental das matas ciliares, exploração predatória dos recursos naturais, assoreamento dos rios, ausência de mecanismos para destinação correta de resíduos, falta de manejo e preservação de solo, bem como implantação de boas práticas ambientais”, afirma, e ressalta: “Os fatores levantados como causas principais dessa agressão a natureza refletem diretamente na autoestima e cultura da população que vive nessas áreas. Ainda assim, continuam solenemente ignorados pelos próprios moradores e autoridades competentes”.

Luiz ilustra sua observação com o que encontrou no assentamento Radar, onde existe, vizinho ao posto de atendimento médico, os escombros de uma pequena capela e uma área tomada por formigueiros e arbustos de médio porte, onde apenas duas traves já com sinais de ferrugem indicam que outrora havia um campo de futebol. “O desinteresse por atividades culturais coletivas e uma cooperação solidária entre assentados, somados a fatores adversos, afetaram até mesmo a fé e a paixão pelo futebol, duas características muito peculiares do nosso povo”, menciona.

Com a pós-graduação em Gestão Ambiental, Luiz alimenta mais a sua vontade em aprender através da busca por conhecimento. Graduado em Letras no ano de 1993 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau, concluiu em 2014 o curso de Teologia pelo Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte (PR). Simultaneamente à pós-graduação recém concluída, Luiz frequenta, na modalidade semipresencial, o curso de especialização em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Diante nossa origem simples e infância pobre, muitas vezes nos é negada a credibilidade e as oportunidades tornam-se escassas. No entanto, a fé e a perseverança serviram como combustíveis para superar todos os desafios que encontramos. Me vejo hoje realizado aos 53 anos de idade por obter todas essas conquistas”, cita emocionado.

Estando a mais de trinta anos no serviço público estadual, onde exerce a função de agente de segurança na Penitenciária “Dr. Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau, Luiz Antônio, ou, como prefere ser chamado, Marmita, já deu início às pesquisas acadêmicas com vistas ao mestrado na área ambiental. E não pretende parar tão cedo. “Futuramente, se Deus assim me permitir, continuarei os estudos objetivando o doutorado”, almeja.
____________________________________________________

Boscoli Bosch Car Service

3 comentários:

  1. parabéns...o segredo d vitória e Deus na frente,sempre.....

    ResponderExcluir
  2. Oportunismo vrs Assentamentos...
    Diagnosticar problema isso é facil, e mais facil ainda é debate-lo onde a realidades dessas comunidades não são conhecidos, ai se promovem agentes, sem fatores realmente conhecido, e nem de conhecimentos de causa.... Gosto de ver em asserção o debate da distribuição de terra, que por muita luta e dificuldade ainda se existe, agora louvar mesmo é se dar solução aos problemas, arregaçar as mangas, por a mão na massa, se envolver com as massas não apenas em senso critico, ou abusivo e festivo mas sim na cura da ferida. Agora pra se obter disso exito pessoal, já se cansamos disso, e nem digo só de questão em pauta, mas tem tbem as questões eleitorais onde oportunista criam seus curais com belos discursos e recursos economicos, e vai saber de lá onde vindo, e sem ainda dizer que se vem as farsa de militancia, onde que se promove o verdadeiro bandidismo social como se foce bandeira de libertação e solução.... Que pena são poucos que tem no coração a verdadeira vontade de ver o campo livre, livre das verdadeiras cercas , AS IDEOLOGICAS SEM CLASSE.....

    ResponderExcluir
  3. carla ziper vereadora.19 de maio de 2015 às 23:24

    Parabens marmita, lutou e conseguiu o seu obejtivo dedicação, amor por aquilo que faz, e por isso voce é mais que vencedor e é lutando que se consegue e voce é capaz e mostrou grande interesses por lutar por aquilo que sempre almejou. parabens voce merece muito mais, vai enfrente que vc vai conseguir completar os seus desejos. firme muito firme pois voce é um batalhador.

    ResponderExcluir