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quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Estradas sob concessão

Foto: Stephanie Fonseca/G1
Levantamento
RODOVIA RAPOSO TAVARES
ACIDENTES CAEM 17,69%
G1/TV Fronteira

Nos três primeiros trimestres do ano, as rodovias sob concessão do Estado de São Paulo registraram índice recorde de redução de acidentes. De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), das 19 concessionárias avaliadas, a que administra a Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no trecho que corta o Oeste Paulista, foi a que apresentou a maior queda nos números de acidentes de 2014 para 2015.

A SP-270 é administrada pela Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart). No índice de acidentes, de janeiro a setembro, na região de Presidente Prudente, houve queda de -17,69%, saindo de 1.012, em 2014, para 833, neste ano. Já na quantidade de feridos, a concessionária foi a terceira colocada no ranking de reduções, com -17,88%, ou seja, queda de 453 para 372. A concessionária Rodovia do Tietê ficou em primeiro, com queda de -24,02% (de 916 para 696), e em segundo aparece a Rota das Bandeiras, com redução de -23,78% (de 879 para 670).

No índice de mortes, a Cart aparece na 15ª colocação, atingindo redução de -17,39%, com registro de 23 mortes, em 2014, e 19, em 2015. A maior redução de mortes foi na área de abrangência da concessionária Vianorte, com -58,33% (de 36 para 15).

Ainda conforme a Artesp, o total de duplicação de pistas da malha concedida nesse período foi de 276,5 quilômetros. “Esse tipo de obra tem importante papel na redução de acidentes, pois contribui para redução de colisões laterais - que são a terceira maior causa de acidentes, segundo levantamento feito com base nos registros de 2014 – e frontais”, informou.

Também na malha concedida, no mesmo período, foram implantadas 149,6 quilômetros de pistas marginais, 184,6 quilômetros de faixas adicionais e 78,8 quilômetros de acostamentos. Na malha sob concessão da Cart, por exemplo, foram duplicados 112 quilômetros de pistas de 2010 a outubro deste ano.

“Trata-se de investimentos necessários ao longo das pistas, como duplicações, construção de marginais, mais acostamentos, novos dispositivos de acesso e outras melhorias, que tornam as rodovias mais seguras e que salvam cada vez mais vidas. São investimentos promovidos pelas concessionárias, com dinheiro proveniente dos pedágios”, salientou a Artesp.

Entre os investimentos em infraestrutura que colaboraram para a redução de acidentes, estão a implantação de marginais, a duplicação de pistas, a implantação de faixas adicionais e acostamentos, a recuperação e a ampliação de dispositivos de acesso e retorno, entre outros.
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Farmais

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