Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Carteira Nacional de Habilitação

Simulador veicular
A partir de 14 de dezembro, quem for tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B (carro) terá, obrigatoriamente, que realizar cinco horas/aula em simulador de direção veicular, uma delas reproduzindo a condução em período noturno. A exigência valerá em todo o Estado de São Paulo para o cidadão que se submeter ao exame médico do processo de habilitação, conforme portaria do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), publicada na sexta-feira.

Aulas
As aulas no simulador deverão ser realizadas após a conclusão do curso teórico, de 45 horas/aula, e antes da realização do exame teórico. Quem for obter a CNH B poderá realizar, opcionalmente, até oito horas/aula no equipamento, quatro simulando o ambiente diurno e quatro o noturno, de um total de 25 horas/aula de aprendizagem prática. Já o habilitado na categoria A (moto) que for adicionar a categoria B (carro) poderá fazer até sete das 20 horas/aula no simulador, sendo três no ambiente noturno.

Opcional
No Estado de São Paulo, o simulador de direção veicular já é utilizado de forma opcional pelo candidato desde 3 de julho de 2014. Atualmente, existem mais de 1 mil simuladores cadastrados no Estado. A obrigatoriedade do simulador na aprendizagem dos futuros motoristas foi estabelecida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Alguns Departamentos de Trânsito já exigem o simulador aos candidatos à categoria B. O órgão federal, porém, concedeu prazo até 31 de dezembro para todos implantarem a norma.

* O Imparcial
_____________________________________________________

América Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário