CÂMARA MUNICIPAL
Mauro Vilanova esclarece construção de 200 casas populares
Assessoria de Imprensa
Como já divulgado no Blog do Toninho, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal do dia 19 de outubro o gerente regional da CDHU, Mauro Vilanova fez uso da Tribuna Livre para esclarecer sobre a construção de 200 casas populares em Presidente Venceslau.
Ele iniciou sua fala explicando o inicio dessa contemplação, em 12 de abril de 2012, na época o Secretario Silvio Torres, de 400 casas populares para Presidente Venceslau, para serem feitas em duas fases. Mauro lembrou que o vereador Eliseu Bayer reforçou o pedido ao secretario na ocasião, que contemplou muitos municípios, mas que Presidente Venceslau foi o município com a maior liberação.
O município apresentou uma área para a construção que foi avaliada e recusada, por varias questões, problemas de localização e topografia, a Legislação é muito rigorosa na implantação de moradias populares, é necessário investimentos de infra-estrutura e também na área social, no caso da CDHU especificamente que se faz necessário que no raio de um quilometro tenha investimentos na área da saúde, assistência social e educação e também que o local seja servido por transporte coletivo, já que a clientela para moradia popular tem renda baixa.
Uma equipe técnica, concursada pela CDHU, engenheiros e arquitetos, fazerem o levantamento documental eles avaliam se no raio de um km do local tem que ter escola, creche e atendimentos na área social, tratamento de esgoto e poço artesiano. “Isso é por que quando não se coloca esses investimentos no momento da implantação do conjunto habitacional o pago preço pela população e pelas administrações municipais é muito caro e isso fez com que a legislação agisse com mais rigor”, explicou Mauro.
Especificamente no caso de Venceslau, foi apresentada uma área, próximo a entrada da cidade, próxima a PII, enfrente a torre da radio FM; a área em questão topográfica é excelente, mas inicialmente já foi constatada a distancia de todos os quesitos necessários para ser aceita. “Mas ocorre que conversando com prefeito, eu insisti junto a ele e mesmo assim para que nosso técnico continuasse o processo, a distancia de aproximadamente 2 km, mas já que a questão topográfica é boa e uma coisa compensaria a outra. Fiz gestão ao setor competente enfatizando a qualidade da área, mas foi apontada no quesito localização”, contou Vilanova.
Diante esse fato o gerente elaborou junto com Jorge Duran uma solicitação para CDHU para reavaliação da área, colocando que a área é excelente mas que o município teria condições de fazer uma contrapartida na implantação dessas melhorias no local. “Assim fizemos um texto para que fosse feita a reavaliação e pedi para o prefeito fizesse um projeto mostrando onde seria a escola, creche o poço artesiano, e que depois iríamos correr para conseguir verbas para essas construções. Assim mostro que tive por Pres. Venceslau o maior carinho e empenho para que desse certo, já fomos a reuniões, questionamos e recebemos orientações”, comentou o gerente.
Assim foi feita uma nova analise da área e mesmo assim depois de 90 dias chegou o parecer negativo, dizendo a necessidade desses investimentos. Autoridades de nossa cidade estão em gestão com o Presidente da CDHU, Marcos Rodrigues Penido, e hoje está na expectativa, pois o presidente fez o compromisso de que esse caso seria levado a diretoria da CDHU e que ele daria o parecer favorável.
O Presidente da Câmara Municipal, Eliseu Bayer, agradeceu a presença do Gerente Regional da CDHU, Mauro Villa Nova que veio gentilmente esclarecer sobre a construção dessas 200 casas. “Nossa luta tem sido incansável para iniciar a construção das 200 novas unidades habitacionais em nossa cidade, infelizmente a área apresentada pela Prefeitura não tem atendido as especificações técnicas da CDHU, na Câmara temos feito nossa parte e juntamente com os demais vereadores da bancada do PSDB estamos fazendo gestão junto ao Deputado Mauro Bragato para que a CDHU aceite a área proposta", finalizou Bayer.
_____________________________________________________
Dermatologia
_____________________________________________________
ANIVERSARIANTES
Parabéns aos aniversariantes de hoje: Thamer Paulino, Anderson Silva, Thata Silva, Fatima DE Angelo Silva, Marcel Rodrigo, Fátima Muza, Bruno Platzeck Abegão, Elias Gabriel Dos Santos, Viviane Cristina Bomfim, Vera Lucia, Egle Hivancler, Nathália Fernandes e Luciana Duarte. O Blog do Toninho deseja felicidades e muitos anos de vida!
_____________________________________________________
Milk Shake Mix
_____________________________________________________
Juros
O Banco Central divulga hoje a taxa média cobrada pelos bancos nas operações com pessoas físicas. Neste ano, os juros subiram todos os meses e atingiram 61,2% ao ano em agosto.
Além da Lava Jato
O doleiro Alberto Youssef depõe na tarde de hoje na CPI dos Fundos de Pensão. Ele fez delação premiada na Operação Lava Jato. Deputados investigam se houve manipulação política em investimentos com fundos de pensão federais.
Senado
Senadores podem votar hoje proposta do governo que permite empresas com dificuldades a reduzir a jornada de trabalho e o salário. O Programa de Proteção ao Emprego faz parte das medidas para enfrentar a crise econômica. Por ser uma MP, ela já está em vigor. Várias empresas já aderiram ao programa.
* Extraído do G1.
_____________________________________________________
Original Store
TODOS NECESSITAM DE HABITAÇÃO, MAS CONSTRUIR CASAS POPULARES NA ENTRADA DA CIDADE, NUM LUGAR TÃO LINDO É UMA FALTA DE INTELIGÊNCIA SEM LIMITES. PORQUE NÃO DESAPROPRIAM UMA ÁREA PRÓXIMO A CHÁCARA SANTO ANTONIO. AH MAS LÁ VAI FAZER UM CONDOMÍNIO DE ALTO PADRÃO. ENTÃO PRÓXIMO A MATARAZZO. CONSULTEM A POPULAÇÃO PRIMEIRO, PELO MENOS UMA VEZ
ResponderExcluirO município tem pago aluguéis de prédios para o funcionamento de diversos setores públicos... e em contra partida... prédios de propriedade da prefeitura fechados e depredados, agora essa... a apresentação de um ponto para construção de casas... sabendo e conhecento todos os critérios da CDHU, lógico que seria negado... vcs, dentro da cidade tem terreno publico para fazer essas casas, pq esses terrenos não são apresentados, claro existe aquela questão, vai colocar casas populares ao lado de pairos teoricamente nobres... não pode ne, pois teoricamente quem mora em casas populares são pessoas de classe baixa... eu fico so observando tudo isso acontecer... Porem ta na hora de parar de observa e começa a agir.. senhores políticos aguardem pois em pouco sera levantado questões que será complicado respondelas...
ResponderExcluirVc coloca o comments longe pra gente não comentar kkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirSr prefeito e vereadores se é vdd esse comentário q existe terrenos apropriados para a construção de novas casinhaas,vamos lá para de enrolaçao todos somos gente indiferente da classe social, usa esse espaço e faz as casinhaas...
ResponderExcluir.
Não é verdade não... ele fez isso na administração do Malacrida,; depois do Ernane e agora do Duran.... olha quantos anos sem construir casas em Venceslau... quem precisa que se dane... ai o povo tonto vota nos deputados dele o Federal e estadual... o povo tem aquilo que merece. Sem teto.
ResponderExcluir