sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Danos na rede elétrica

Árvore que caiu em Presidente Prudente. Foto: Energisa
Região
ENERGISA
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A.I./Energisa

As fortes chuvas que atingiram a região de Presidente Prudente na madrugada desta sexta-feira 09, ocasionaram um volume anormal de ocorrências no sistema elétrico em vários municípios atendidos pela Energisa.

Os municípios mais afetados foram Presidente Prudente, Álvares Machado, Regente Feijó, Presidente Bernardes, Piquerobi, Santo Anastácio e Osvaldo Cruz. As equipes da Energisa estão atendendo cerca de 550 solicitações de falta de energia nestas cidades e alguns casos isolados em outros municípios. Neste momento, não há qualquer localidade ou município sem energia em sua totalidade.

Ventos de até 80 km por hora e cerca de 7 mil raios, segundo o Climatempo, atingiram os municípios da região e ocasionaram queda de árvores que derrubaram postes e também provocaram rompimento de cabos. Muitos objetos como telhas e antenas, por exemplo, foram também lançados sobre as redes provocando esses problemas.

Desde a madrugada, a empresa trabalha com equipes extras atuando no restabelecimento da energia para os clientes e devido à gravidade do temporal, ainda não é possível fazer uma previsão de quando todos os clientes terão o atendimento normalizado.

A empresa esclarece ainda, que esse temporal provocou não só problemas na rede elétrica, mas também em outros segmentos como, destelhamento de casas e barracões, quedas de árvores que impediram o trânsito, dentre outras ocorrências.

Este é o quarto temporal registrado em menos de um mês na área de concessão da Energisa. As fortes chuvas atingiram a região nos dias 8 e 29 de setembro e 3 e 9 de outubro.

Árvores embaixo da rede elétrica são responsáveis pela maior parte das interrupções de energia e, por isso, a empresa está investindo na construção de redes com cabos isolados, que são cabos mais resistentes e seguros, prevenindo o desligamento acidental de energia, principalmente pelo toque de galhos de árvores na rede.

A Energisa também tem realizado a instalação de sistemas automatizados de religamento de energia e a realização, seja pela empresa ou em parceria com alguns municípios, de um programa de poda de árvores, sempre obedecendo às determinações ambientais. Por isso, a importância da empresa contar com a colaboração dos clientes, que embaixo da fiação devem plantar apenas árvores de pequeno porte.

No momento, a empresa está aumentando a quantidade de equipes de podas, inclusive de equipes de linha viva, que realizam as podas sem desligar a rede elétrica, pois a frequência e intensidade de temporais com ventos fortes provocaram aumento de problemas causados por árvores.

Os clientes ainda afetados pela falta de energia podem entrar em contato com a Energisa pelo telefone 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou por SMS, para o número 26808.
_____________________________________________________

Fiat Viviani

Nenhum comentário: