Venha o teu reino! Mas que reino é esse?
No evangelho de Mateus 6.10 nós temos o ensino da oração do Pai Nosso: “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. Em Mateus 20.1-15 nós temos a parábola dos trabalhadores na vinha contada por Jesus onde a síntese é: “O dono de uma vinha saiu de madrugada (6h da manha) para contratar trabalhadores para a sua vinha. Com esse ele combinou o preço do dia, um denário. Depois saiu as (9h ). Depois saiu ao (12h meio dia). Depois saiu as (15h). Depois saiu as (17h). No final do dia o dono da vinha pagou todos com o salário igual.
Este ensino é realmente surpreendente, porque nem sempre estão de acordo com as nossas expectativas. Nós fazemos uma concepção do Reino de Deus. Pensamos no Reino de Deus de acordo com os nossos interesses e desejos. E ai já não é mais Reino de Deus, mas nosso reino. Eis algumas lições:
1) No reino de Deus há trabalho para todos
Eis alguns contrastes: Jesus está falando que um patrão saiu de madrugada em busca de empregados. No nosso reino quem sai de madrugada são so boias-frias, a procura de serviço, e as pessoas desempregadas a procura de sustento. No Reino de Deus existe trabalho para todos. Observe que o dono da vinha (Deus), sai a procura de trabalhadores o dia todo, cf Mt 9.37 que diz: Realmente grande é a seara, e pouco os trabalhadores, rogai ao Senhor da seara que mande trabalhadores.
2) No reino de Deus há igualdade no pagamento
Eis alguams observações:
a) O pagamento foi feito no entardecer. é exatamente no crepusculo da história do mundo e da igreja, no grande Dia final, que via haver o acerto de conta.
b) O dono da vinha tem um administrador. (o dono da vinha é Deus, o adiministrador é Jesus), cf João 5.22 diz: E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento.
b) O pagamento foi feito de forma igual a todos. No Reino dos homens os primeiros certamente pensaram: 1)- Trabalhamo mais. 2)- enfrentamos o pior calor, portanto, vamos ganhar mais.
c) Ganharam o mesmo, portanto ficaram revoltados com o dono da vinha. No nosso reino é assim, cada um recebe conforme suas obras, conforme as horas de trabalho. Pergunto: Qual é o ensino de Jesus ao contar essa parábola? Que no Reino de Deus, os que querem receber mais são contrariados. No Reino de Deus os que pensam que merecem melhores recompensas ficam frustrados. É assim no Reino de Deus. No Reino de Deus não agrada a todos. O Reino de Deus contraria os que são ambiciosos.
3) No reino de Deus todos terão o mesmo estilo de vida
No V2 da parábola, o dono da vinha ajustou com o primeiro trabalhador um denário, que era o suficiente para a manutenção de uma familia. Se o pagamento fosse feito conforme o nosso reino, somente o primeiro iria levar mantimento suficiente para a sua familial.
Porém o dono da vinha (Deus), mandou acertar com todos o mesmo salário. Isto significa que o dono da vinha não estava preocupado com lucro, mas com a dgnidade e o bem-estar dos seus trabalhadores.
Irmãos, é assim o Reino de Deus. É por esse Reino que a Igreja tem orado em todos os tempos. A parábola dos trabalhadores da vinha vem nos mostrar isso:
1) No Reino de Deus, os ambicios e gananciosos são contrariados em seus projetos.
2) No Reino de Deus, todos conseguem trabalho para ganharem a vida.
3) No Reino de Deus todos conseguem o necessário para ter uma vida digna.
Nós precisamos sonhar com uma transformação radical em nosso mundo. Precisamos sonhar mais com o Reino de Deus.
Pergunto: Agora você sabe por que Jesus nos ensinou a oração do Pai Nosso? “Pai nosso, que estas nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; faça-se a tua vontade.
Igreja Presbiteriana Independente de Presidente Venceslau.
Rev. Ézio Silveira Bittencourt.
_____________________________________________________
Dri Calçados
Leiam a Bíblia e não serão confundidos.
ResponderExcluirDeus tem um plano para este mundo e ele já está se concretizando.
Muitas são as surpresas lê a Bíblia. Ela é a verdade.
É uma carta de Deus pra você.
Os sinais da volta de Jesus estão todos aí, só não entende isso quem não lê a Bíblia e muitos serão confundidos mesmo.
Pois Jesus vai voltar e no apocalipse está bem claro COMO ELE VAI VOLTAR.
Não percam tempo lendo livros de auto ajuda. Aprendam como tudo está se desenhando.
Pois senão vocês serão enganados.
Melhor ler hein!!