A falta da Educação
Maria Angela D´Incao
Como se sabe, compartilhamos do projeto da campanha da última eleição municipal para prefeito e vereadores. Manifestamos sempre a importância da alternância ao poder, daí, entre outros motivos, minha adesão à oposição.
Juntamente com outros cidadãos, contribuímos com ideias e oferecemos, inclusive, nossa residência para algumas das reuniões que se fizeram ao redor da escrita de um projeto de ações as quais eram, em nosso entender, importantes para o desenvolvimento de nossa cidade e, especialmente, da educação em nosso município. A partir desses encontros, com um projeto alinhavado, o candidato Duran e os representantes dos partidos que o apoiavam fizeram adaptações e ouviram outros setores da sociedade, o que é justo e democrático, por certo.
Colegas e leitores sabem da importância que sempre demos a educação e, sobretudo, o quanto a enfatizamos para levar adiante uma sociedade plural, inter-racial e ética na construção de uma democracia, na qual o que não pode nunca faltar são educadores bem formados, concursados e com prática no exercício da profissão.
Pois bem, um desses dias foi-nos relatado que uma criança – 1º ano - não queria mais ir à escola, pois a professora que ingressara no meio do ano, entre outras dificuldades criadas aos alunos, a trocou da carteira onde estava que era da primeira fila – carteira limpa e asseada- enviando-a para uma de trás, suja. Muito triste por não poder estar sentada na fila da frente como viera sendo por todo o semestre passado, não queria mais ir à escola. Além disso, sofria com a falta da antiga professora a quem se afeiçoara tanto, sentimentos comuns às crianças das primeiras classes. Aparentemente a nova professora, concursada recentemente pela descrição da pessoa relatora do fato, não tem prática na série para qual foi destinada.
Na ocasião sugeri aos familiares que mudassem a criança de sala. Aí vinha, claro, a dificuldade: a criança tinha amiguinhos na sala. É certo que todo professor (a) pode sim trocar alunos de local, mas não sem antes conhecer um pouco mais da classe já formada há um semestre.
Prática é coisa que se adquire, mas trocar professores em classe de 1º ano de alfabetização, no meio do ano, é algo deletério para o aprendizado. É somente uma opinião baseada em alguma vivência que tive também nessas séries.
Foi a partir do conhecimento desses fatos que tive a iniciativa de telefonar ao Secretário da educação atual. Relatei o fato e somente ouvi grosserias em alto tom. Entre elas, a pérola: - Você é a única pessoa que critica o nosso governo!
Será?
A ausência da capacidade de dialogar é inaceitável em qualquer secretaria seja qual for o governo, quem dirá em uma secretaria da educação. O diálogo é condição da arte de ensinar e de comandar, sem ele se presta um desserviço e nos aproxima das atitudes autoritárias da não tão distante Ditadura Militar. É isso o que queremos desta administração de Jorge Duran e Osvaldo Melo?
Nesse diálogo difícil, fiquei sabendo que substituíram a antiga prestadora de exames- a Vunesp - desde o tempo do então prefeito Ernane Erbella, por uma firma de Dracena, a qual desconheço. Motivo? Porque era mais barata! Consta, entre falas de professores da rede municipal, que mesmo sendo um pouco mais elevado o custo da Vunesp – de reconhecida capacidade - caberia a possibilidade de a prefeitura escolhê-la alegando competência da Vunesp e a dispensa de licitação por se tratar de uma Fundação. Isso não foi feito.
Então uma economia vale até quanto? É com esse critério que se escolhe algo tão importante que vem a ser a seleção de profissionais para cargos públicos?
Até mesmo material escolar está em falta. É o que dizem. Faltam recursos na Educação?
Não seria mais a grande secretaria que recebe mais fundos entre as demais? Ou seria somente ausência de planejamento?
Na ausência de numerários em qualquer empresa, no caso, a nossa prefeitura, a primeira coisa a se fazer seria buscar secretários e funcionários em cargos de confiança, que ganhassem menos. Hoje um secretário ganha mais de R$ 7.000,00 mês. São necessários tantos secretários e até mesmo o aumento de cargos de confiança? De acordo com informações, a atual administração encontrou a prefeitura em 2.012, com 1082 funcionários e até o momento o número de funcionários é de 1320. Ora, para uma gestão que já encontra as finanças insuficientes, não parece ser adequado aumentar o número de funcionários. Os leitores sabem que a folha de pagamento bruta da nossa Prefeitura é de 3.068.000,00/mês e a líquida, 2.330.000,00? Não é pouco, hein? Até o Governo Federal está tratando de diminuir salários e contratações diante da crise que finalmente chegou ao Brasil.
Soube há alguns dias, com relação à sala de aula com a professora despreparada para a função que houve uma reunião com a ex-professora, a atual e com os alunos. De acordo com o que nos foi relatado, a professora em exercício pediu paciência aos alunos, pois ela ainda não tem prática com a série. Imagine criancinhas de 6 a 7 anos, em uma reunião tendo que entender a extensão da temática a ser resolvida! É mesmo o fim dos fins!
Conta-se que quando o secretário não encontra uniformidade entre os docentes municipais, abandona a reunião. Enfim, cabe à sociedade reclamar e exigir uma postura adequada para a Educação em nosso município, onde tanta gloria educacional nas escolas públicas já se fez presente em passado não tão distante.
Será que o Secretário da educação pensa mesmo que está agradando a tantos assim? Uma grande dose de modéstia é condição para qualquer um que se estabeleça em qualquer cargo, que se dirá de uma secretaria de governo. A capacidade de conviver com o contraditório, outra. Condições não presentes atualmente na secretaria da educação de Presidente Venceslau.
_________________________________________________

bla,bla,bla,kkkkkkkkkkkkkk,bla,blabla,vamos trabalhar gente não convence mais ninguém,blabla,blablabla.
ResponderExcluirEu não conheço essa situação da educação, mas fiz 2 concursos na época do Sr. Ernane e era pela empresa de Dracena, um deles inclusive fui aprovada, convocada e trabalhei até encontrar um emprego em minha área e pedir exoneração. Tem que dizer o que tem certeza. Eu tenho certeza do que estou afirmando.
ResponderExcluirLivia
Até concordo em partes com o que foi escrito, e muito bem escrito por sinal. Mas que essa senhora bate biela, tbm não podemos negar.
ResponderExcluirO maior problema da prefeitura atualmente é o inchaço de funcionários e salários. E a câmara também, 13 vereadores pra discursar e criarem leis inúteis.
ResponderExcluirPovo, olha o cheirinho das disputas políticas chegando...
ResponderExcluirMaria angela acabou com os professores hein? Bonito né sra? Quer dizer q ninguem tem capacidade??? A sra não sabe nem o q fala. E outra, a empresa foi contratada por licitação, se não gostou, questiona então o processo. Pra finalizar, a Vunesp pediu só 1 milhão de reais pra fazer o concurso que as outras pediram 100 ou 80 mil...e aí?? Contrata a vunesp???
ResponderExcluirSou apartidária, já trabalhei na área da educação e o q posso afirmar é que: ñ é por ser concursada q uma professora é melhor do q uma contratada, o concurso visa simplesmente efetivar o funcionário, ñ o classifica como mais capacitado, pois é muito fácil vc pegar um livro de didática, ler, decorar e fazer uma prova, seja lá ela aplicada por qqr instituição, o q mostra capacidade é a vivência, o amor ao q faz, o dom... Eu mesma prestei o concurso aplicado em Dezembro para classificar essa legião de professores, sou formada no magistério a 20 anos pelo CEFAM, escola q dava uma vivência gigantesca ao aluno, nunca lecionei e mesmo assim fiquei melhor classificada do q muitas professoras q estão na ativa a anos! Concordo qd devemos levar em consideração a criança, principalmente a criança, mas acho q esse fato independe do secretário de educação q está no cargo, independente se ele é PT, PSDB, PDT e todos os outro P's q existem no Brasil! Acho q qd nos prontificamos a fazer, seja lá qual for o trabalho, serviço ou missão, devemos vestir a camisa, devemos fazer com vontade!
ResponderExcluirDEsde quando concursos de vunesp garante qualidade, por anos trabalho com algumas que passaram nesse "excelente" instituto e por sinal são mais despreparadas que muitas que nem são efetivas.Mal humoradas, maus funcionários, sempre reclamando e tal
ResponderExcluirQualidade de ensino é junção de teoria e prática com certeza.Mas realmente essa troca de professores durante o ano atrapalha e muito o desempenho e desenvolvimento educacional.
Quem é Maria Angela Dincao??? Nunca fez nada por Venceslau. Vive a sombra do sobrenome!!! Vai trabalhar o socialite sem noção!!! Duvido que você mantinha sua OSTENTAÇÃO com um salário de R$ 7.000,00.
ResponderExcluirA pessoa seja lá qual for tem que ser atendida e bem informada.Cargos de confiança então tem que ser mais educados que tudo pois como o nome já diz representam o prefeito.
ResponderExcluirNão é a primeira vez que ouço falar na falta de educação dessa parte e a outra gestão anterior perdeu e muito tb pelo mesmo motivo.
Educação é bo e tds gostam, vamos aprender a chamar pra cargos como esse pessoas que saibam ouvir críticas porque a vida é assim, nem td é só elogios, aliás com as críticas que mais aprendemos pois aqueles que sempre dizem estar tudo rosa não se deve confiar.
Esse povo que voltou da turma do Osvaldo acaba com qualquer gestão, tirando um ou outro.Se fossem tão bem visados não tinham perdido aquela eleição de maneira vergonhoso como foi.pronto-falei.
RESUMINDO
ResponderExcluir-ficou brava pq ouviu da mãe da aluna
--ligou pro secretário pra ele fazer algo
--- secretario nem ligou
---- ficou azeda e saiu procurando dados aleatórios para formar um texto impactante de palavras bonitas
------- Culpou o PREFEITO por uma cidadã conseguir passar no concurso (COMO ASSIM??? KKKKKKKKKKKKKKKKK)
----- porém o texto ficou sem pé nem cabeça. começou falando de A e terminou com Z, abusando de drama como "A mesa de traz estava suja" (se estava suja é pq a SUA funcionária não limpou)
------- INTRIGAS POLÍTICAS
Quanta desinformação em um único texto. Nada contra as pessoas manifestarem suas opiniões, mas, pelo menos, deveriam se informar melhor!
ResponderExcluirA Vunesp fez um concurso em Venceslau e isso aconteceu na gestão do Osvaldo Melo. Depois disso a própria Vunesp deixou de ter interesse em realizar "concursos pequenos". A gestão do Duran fez uma cotação com a Vunesp e esta, para descartar seu interesse solicitou 500 mil reais para fazer um concurso na cidade.
O concurso feito atualmente foi referência de lisura e transparência, ocorrendo sem questionamentos...
A contratação de professores, por concurso público, é uma exigência da Constituição Federal...
O aumento de funcionários públicos, deve-se, justamente, à contratação mais professores, devidos à adequação do município a legislação federal, bem como, pela necessidade de ampliação de vagas em escolas e creches.
Foram bem divulgadas as inaugurações de mais salas de aulas em creches e em escolas, portanto, não há como se fazer de ignorante quanto a isso.
Não há como ter mais escolas e creches, sem professores...
Para por uma pá de cal neste assunto, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação) de Venceslau foi no último ano 7.2, ou seja um dos melhores do Brasil.
Portanto, vamos muito bem obrigado!
Att. Uma Professora desta Rede de Ensino.
Realmente tem muita gente descontente com a educação em P.V....Sim, os próprios professores vivem DESCONTENTES!!! Ah se Maria Ângela soubesse....
ResponderExcluirA culpa é somente da professora inexperiente? Ou é também da secretaria que não dá preparo para os mesmos atuarem???
ResponderExcluirIsso nada mais é que...prof mal pagos, mal humorados e despreparados! Não precisava ter chegado a esse ponto...
ResponderExcluirTá parecendo a Dilma...
ResponderExcluirNossa, a professora não tem autonomia nem pra reorganizar sua sala?
ResponderExcluirVunesp ou Consesp, quem sabe passa, quem não sabe fica 20 anos dando aula sob contrato. Cada coisa!kkkkk
ResponderExcluirMariangela, perdeu a oportunidade de ficar calada. Demonstrou revanchismo e desinformação. Primeiro, a Vunesp só foi contratada uma vez para fazer concurso em PV. Foi no Governo Malacrida. Deixou a desejar. No Governo Ernane nunca a Vunesp elaborou concurso público. Segundo, fazer uma crítica dessa porque se sentiu contrariada porque não foi atendida, ou não teve como atender o pedido de sua funcionária (doméstica), absurdo. Pega sua estrelinha vermelha, coloca no saco e vai viajar, o que você sabe mais fazer.
ResponderExcluirSe eu fosse essa professora processava a Sra por tamanha exposição. Processava também a secretaria da educação por falta de instrução, pois tem verba para tal finalidade; ou não tem?
ResponderExcluirNo caso da Criança porque a família não procurou o Conselho Tutelar.? As partes seriam seriam procuradas para resolver o que seria melhor. Isso é proteção a criança....
ResponderExcluirA socióloga Maria Angela, obviamente, não precisa de defesa, pois sua trajetória na educação por si só demonstra sua capacidade intelectual como professora primária, professora universitária e pesquisadora. Como cidadã tem sim o direito de ser bem tratada por qualquer pessoa que ocupa um cargo público, efetivo ou comissionado. Uma leitura atenta sobre o texto nos faz perceber que a crítica da socióloga não se refere exclusivamente à professora sem experiência, mas ao tipo de atendimento cordial que ela não teve. Ainda que fosse uma "briga política" quem está no poder tem obrigação de tratar bem as pessoas, inclusive adversários políticos. Quando se trata de educação o assunto tem que ser levado a sério. O IDEB do município é um dos melhores sim, mas sabemos que o índice das escolas Alvaro Coelho e Arthuzina D´Incao caíram. Professores que estão iniciando a carreira tem que ter o mínimo de formação sim e com o auxílio de bons gestores, o docente vai melhorando e se aperfeiçoando. Erros todos cometem e não há perfeição no ser humano. O maior problema em nossa cidade é que as pessoas julgam como se fossem boas em tudo. É muito fácil opinar sem ter conhecimento do cotidiano da sala de aula. Atacar a professora Maria Angela mencionando sua vida pessoal ou o quanto ela gasta para se manter não é, obviamente, da conta de ninguém. Ela estudou na USP, fez mestrado, doutorado, pós na Universidade de Oxford e foi professora na Universidade Livre de Berlim. Portanto, se tem uma vida "boa" financeiramente é porque se esforçou para isso e nunca dependeu de ajuda política ou cargo comissionado. Fez muito bem em se manifestar a respeito de um problema de alguém que a conhece. Muitos professores estão insatisfeitos com a gestão da educação e ficam calados para não serem mal vistos ou tachados como rebeldes. Entretanto, são pessoas que precisam ser respeitadas, bem tratadas e sobretudo valorizadas. Escrever uma crítica aqui anonimamente é muito fácil. Mas, duvido muito que algum docente do município teria coragem de dizer que tudo está indo perfeitamente bem. Há reclamações sim, muitas falhas e sobretudo falta de oportunidade para o diálogo. Poucos munícipes conhecem os bastidores da sala de aula. Não faz muito tempo, uma diretora teve que chamar a polícia para uma mãe de aluno porque foi ameaçada de agressão física. Infelizmente, os docentes têm que lidar com situações problemáticas. O número de professores readaptados e que tiram licença saúde aumenta a cada ano. Será por que?
ResponderExcluirSoube de professora contratada que mal sabia preparar aula e até as avaliações bimestrais tiveram que ser corrigidas pela assessora pedagógica. De fato, algo de errado está acontecendo. Angela disse o que muitas pessoas gostariam de dizer. Fez muito bem em colocar este pequeno assunto para que todos nós possamos refletir. Em relação à exposição da tal professora que precisa de preparação, não caberia processo algum, visto que não tem nome no texto. Em relação à alternância de poder eu também concordo, principalmente se algo não está bem, independente do partido político que está no poder. Felizmente vivemos em um país democrático que nos permite votar em quem consideramos menos pior. Obviamente que nem sempre as escolhas de cargos comissionados são bem feitas, mas até isso é um risco que se corre. Parabéns Maria Angela pela sua coragem e atitude. Muitos docentes hoje se sentiram satisfeitos com o seu posicionamento.
Nicolly Bueno RG 34.175.755-X
Maria Angela na minha opiniao v estar certa e teve coragem de falar parabens na nossa educaçao esta pessima e o pessoal do P T que estao na educaçao do primeiro escala ganham bem e nao fazem nada so gosta de se aparecer na midia Duram ja deveria tirar todos eles pessoal de primeiro e segundo escalao pois eles estam de favor ok abraços kkk
ResponderExcluirÉ uma pena a pessoa querer aproveitar a sambar da mãe pra falar em educação,vcs querem msm conhecer essa pessoa,maldosa,vingativa,rancorosa se alguma pessoa quer saber quem é essa pessoa vai nas Ruas Maria Barbosa e Euclides da Cunha e pergunta pravizinhança quem é a fera,existe uma clínica fonoaudióloga vizinha dela sofre com essa pessoa,solta bombas e mais coisas,Tominho por favor não deix de por no seu blog.
ResponderExcluirÉ isso mesmo Nicolly tem muitos cargos comissionados que se acham acima do bem e do mal, já ouvi de pelo menos dois, dizerem a funcionários efetivos da prefeitura que são melhores do que eles, e que mandam neles..ora ora eles estão apenas de passagem graças a Deus e nunca mais voltarão, pq aqui se faz aqui se paga, sou contra os cargos comissionados, a maioria não faz nada, só estão ali mamando na teta da prefeitura, por trás deles, em sua maioria, tem um funcionário efetivo muito eficiente
ResponderExcluirConcordo com Nicolly e com Maria Angela... Vou vomitar..
ResponderExcluir.
Não fazem nada? Que pior é vdd. Mas coçam já é alguma coisa para parasitas...
ResponderExcluirNossa o PT não precisa de oposição mesmo hem. Eles se matam sozinhos. Ela foi conselheira na eleição do PT e votou no PT, agora critica quem ela ajudou a colocar lá. Assim é o PT, tudo pelo poder.
ResponderExcluirVotar no PT não significa aceitar tudo o que o partido faz. A Dilma por exemplo foi reeleita pelo voto de milhares de brasileiros e as pesquisas comprovam que o índice de reprovação é alto...Certamente muitos que votaram, já não votariam. Já votei no PT, já votei no PDT e já votei em outros partidos quando o prefeito foi o Tácito, Tufy e o Ernane. Acreditamos em um político e damos nosso voto. Se algo não vai bem, temos o direito de criticar sim justamente porque votamos e temos que cobrar que melhorem. Mil vezes ser contra uma atitude que nossa consciência considera errada, do que ser conivente. O que mais me espanta é a oposição que se junta ao PT com interesse em cargos comissionados. Venceslau é uma cidade de políticos que defendem a ideologia do "faça o que eu quero que te apoio". Políticos que não conseguem ser coerentes nem com suas próprias convicções.
ResponderExcluirJorge Duran seja um pouco sensato e não caia nesse discurso de que é briga política. Vá falar com os professores, permita que eles tenham voz. Professores não são contra o prefeito Duran, mas contra atitudes de pessoas que infelizmente se sentem no direito de fazer o que bem entendem em prol de um orgulho ferido falsamente blindado por um cargo comissionado na educação.
Infelizmente nossa Educação tá um CAOS, vem do alto,mas não é Deus não, viu? Outro alto, ou, baixo. Fico c o último. Despreparo é normal ao iniciar, mas se alguém com "experiência", tivesse tomado à frente, se importando com professor e aluno, penso que seria resolvido na escola mesmo. Empatia, é o que falta, a começar pelos representantes. Aliás, essa cça é parente de algum desses representantes? Com cer,Ops, certeza,não, então, vamos rezar, dessa vez para o Alto. Estamos nas mãos de Deus. Ah!Em minhas preces me lembrarei de vcs e dos professores solitários e dos alunos solitários. Faça você o mesmo e lembre-se dos dois últimos,eles podem passar a ser parte de sua vida amanhã, dessa forma é melhor sermos solidários, para eles ainda ainda há cura. A criança, porque se esse professor mostrar-lhe apenas um sorriso:está perdoado. Já o professor, se tiver o dom de ser discípulo, ficará, para o bem de todos, e se não, faz-se necessário mudar de profissão,não adiante seguir aquele modelo antigo, e se achar mal remunerado, ou, se lamentar de cansaço e reclamar do aluno e jogar pragas para se sentir igual aos modelos antigos. Ridículo. Olha direito, viu? Caso ache que os modelos conhecidos, são legais, cuidado com as rugas e mau humor. Ninguém merece murmuradores. Hoje, o mundo não tem espaço, está ficando cada vez mais apertado para murmuradores. Creio em um mundo melhor...EMPATIA :)
ResponderExcluir