GOVERNO DISTRIBUI 4,4 MIL EQUIPAMENTOS DE INSPEÇÃO NOS PRESÍDIOS
Agência Brasil
O Ministério da Justiça anunciou nesta quarta-feira (1º) a aquisição de 4.419 equipamentos de inspeção eletrônica para estabelecimentos prisionais. As máquinas serão distribuídas a todos os estados. Foram adquiridos 121 esteiras de raio X, 564 detectores de metal em versão portal, 2.614 detectores de metal manuais e 1.120 detectores em versão banqueta.
A banqueta substitui a revista íntima, com o revistado sentado em um banco que faz a detecção de objetos, eliminando a necessidade da revista na qual a pessoa tem que tirar toda a roupa. A banqueta de raio X detecta objetos metálicos, como explosivos, aparelhos ou chips de celular, armas brancas e de fogo.
“São equipamentos de alta tecnologia, que visam a dar mais segurança aos presídios, sem permitir que celulares e armas entrem, evitando o constrangimento daqueles que vão visitar os internos e as situações vexatórias para as pessoas”, explicou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Segundo o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Renato Devitto, os estados vão receber as máquinas e ficarão responsáveis pela manutenção e ajuste da rede elétrica, especialmente para os equipamentos de maior porte.
Ele informou que os equipamentos devem atender a 20% da demanda das 1.420 unidades prisionais em todo o país. Serão três lotes, entregues em agosto, outubro e novembro de 2015.
_____________________________________________________
Cooperótica
Drogas e explosivos vao entrar adoidado. Absurdo! Esses equipamentos so detectam metais. E drogas. Polvora e outros explosivos nao possuem metais. Os Agentes continuam correndo risco. No ano passado um agente ficou gravemente ferido com a explosão de um artefato dentro da Penitenciária de Valparaíso. Justamente depois que o Estado impediu por um final de semana que se fizesse a Revista Íntima em visitantes.INDIGNADO...
ResponderExcluirBanquetas substituirão revista intima? nada disso o que substitui revista intima são scanners que não existem nos presidios estaduais e que estão gerando a entrada de visitas sem revistas como ocorreu em Itirapina. Esse governo está brincando com fogo
ResponderExcluir