Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

Entrevista com a Dra.Talita Miniello

SETE PERGUNTAS PARA
DOUTORA TALITA MARIN BATATA MINIELLO
Reumatologista

01
Desde quando está formada?
Sou formada desde 2010, em Medicina pela Unoeste de Presidente Prudente, fiz residência médica na Associação Beneficiente de Campo Grande/MS - Hospital Santa Casa e após, especialização em Reumatologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo - IAMSPE. Possuo ainda o título de Reumatologista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.

02
A partir de agora está entrando no mercado com consultórios próprios?
Na verdade estou trabalhando em Presidente Prudente, com consultório na Rua Cyro Bueno, 617, telefone 3908-1728 e em Presidente Venceslau, na Clínica Presidente, às segundas-feiras, no telefone 3271-1500.

03
A sua especialidade é Reumatologia? Existem muitos casos de doenças reumáticas na população atualmente?
Existem. A reumatologia tem mais de 100 doenças e atingem diferentes faixas etárias. No entanto, algumas são mais latentes, que atingem pessoas acima de 50 anos, como osteoartrite, chamada popularmente de “artrose”, osteoporose, principalmente nas mulheres. Temos ainda, Lúpus Eritematoso Sistémico que acomete mulheres em idade fértil, em média de 30 anos, e até doenças que ocorrem na infância.

04
Doenças reumáticas têm cura?
Depende de quais doenças dentro da reumatologia estamos nos referindo. O mais importante é realizar o diagnóstico precoce para que possamos desenvolver o tratamento correto, o qual dará uma melhor qualidade de vida ao paciente e evitará a evolução para uma provável incapacidade.

05
Houve evolução nesta área de reumatologia na questão de tecnologia?
Nos últimos anos a reumatologia evoluiu muito. O ultrassom tornou-se um instrumento importante para atuação desta área, pois pode ser utilizado nas infiltrações como um guia preciso. Trabalhamos ao lado deste equipamento e efetuamos o procedimento com grande precisão.

06
Todas as pessoas vão um dia desenvolver algum problema reumatológico?
Nem sempre. Os problemas reumatológicos podem surgir por diversos fatores, um deles a predisposição genética ou estilo de vida do paciente. Também temos os fatores ambientais, hormonais e até as questões psicológicas.

07
Existe algum tratamento novo?
Sim, temos usado atualmente a Viscossuplementação que nada mais é do “preenchimento” do local onde houve a degeneração da cartilagem, no caso da artrose. É um produto injetável que também funciona como anti-inflamatório, analgésico e proliferador de alguns elementos da cartilagem. Estou fazendo este tratamento, o qual vem melhorando a qualidade de vida de muitos pacientes. Também trabalhamos, é claro, com a medicação biológica, que é algo moderno e cada vez mais tem sido estudada pela reumatologia e mostra eficiência total no tratamento.
___________________________________________________

Casa das Cortinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário