Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Cupom Fiscal

Internet
CONSUMIDORES PODEM ACESSAR DADOS DE CUPOM FISCAL PELA INTERNET
G1

Os consumidores tem mais um benefício além do papel de cupom fiscal retirado em estabelecimentos comerciais no momento em que realiza suas compras, pois através do novo sistema autenticador e transmissor, o documento também se transforma em arquivo que pode ser acessado pela internet.

Os estabelecimentos comerciais do Estado de São Paulo devem mudar o atual sistema de Emissores de Cupom Fiscal (ECF) para o novo Sistema Autenticador e Transmissor (SAT). Para isso, são necessários, além de um computador, uma impressora e um aparelho específico.

Além disso um software fará a integração com a Secretaria Estadual da Fazenda. Com esse novo sistema os dados são transmitidos de forma automática. Segundo o desenvolvedor de software Thiago Yudi Ferraz, "o sistema forma um lote de várias vendas e quando chega ao total desse lote é feita a transmissão automática dos dados para a Secretaria Estadual da Fazenda".

O objetivo do governo estadual é agilizar as transmissões de dados fiscais. Segundo a delegada regional tributária Aline Fonseca Franco, "o sistema visa simplificar para o varegista a obrigações acessórias e também trazer baixo custo, pois permite ao estabelecimento manter somente um equipamento vinculado a várias caixas registradoras".

Com o novo sistema os consumidores poderão conferir o registro da compra na internet pois o cupom fiscal tem uma sequencia de números que pode ser conferido pelo computador. Além disso existe o QrCode, que é um código que pode ser lido por um aplicativo pelo celular no ato da compra.

Ainda conforme Aline, um dos benefícios para o consumidor será a geração mais rápida dos créditos da nota fiscal paulista. "Com esse novo sistema a geração dos créditos poderá ser feita em até 10 dias, dependendo do envio dos dados feito pelo estabelecimento".

Os estabelecimentos comerciais tem até outubro para se adequar às mudanças de todas as máquinas antigas de ECF que tem mais de cinco anos. A medida vale para todas as atividades que já emitem cupom fiscal de forma informatizada e também para novas empresas com faturamento anual acima de R$ 120 mil.
_____________________________________________________

Desfran Construcenter

Nenhum comentário:

Postar um comentário