TRABALHADOR RURAL E FAXINEIRO LIDERAM RANKING DA CRIAÇÃO DE NOVOS CARGOS
G1
Na região de Presidente Prudente, o maior número de admissões no primeiro trimestre de 2015 são a de trabalhador da cultura de cana-de-açúcar e faxineiro com saldo positivo de 460 e 119, respectivamente. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15) pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Liderando o saldo positivo com 460 cargos criados, a ocupação de trabalhador da cultura de cana-de-açúcar contou com 648 admissões, de janeiro a março de 2015, contra 188 desligamentos, no mesmo período. Em seguida a tabela exibe o faxineiro, com 618 contratações e 499 demissões, resultando no saldo de 199.
Entre as ocupações de destaque também estão o professor de nível superior do ensino fundamental com saldo de 77 cargos criados no primeiro trimestre, seguido de professor de nível médio no ensino fundamental (75). Ambos estão incluídos nos grandes grupos da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Em contrapartida, os maiores saldos negativo estão na área de vendas do comércio varejista (-184), com 1.420 admissões e 1.604 desligamentos; operador de caixas (-87), com 327 contratações e 414 demissões; e ascensorista que houve 76 dispensas e uma admissão.
Considerando as características dos cargos com os maiores números de admissões na região, é observado o predomínio daquelas com menores exigências de especialização e escolaridade, conforme a Fundação Seade.
No Estado de São Paulo, os empregos formais tiveram pouca variação no primeiro trimestre de 2015, com a geração de 5.457 postos de trabalho. Deste número, 1,3% dos cargos foram criados na região de Presidente Prudente que, no total, criou 149 ocupações. Em relação ao mesmo período do ano passado, o volume de empregos diminuiu 1,3%, com 2.182 cargos eliminados.
___________________________________________________
Charme Fraldas
Nenhum comentário:
Postar um comentário