sexta-feira, 26 de junho de 2015

Qualidade de vida

Região
22,6% DOS MUNICÍPIOS SOFREM QUEDA EM INDICADOR SOCIAL
Ifronteira

A Região Administrativa (RA) de Presidente Prudente teve queda em 22,64% dos municípios em um indicador social aferido pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25).

A região também ficou na 3ª pior riqueza entre as 16 RAs do Estado de São Paulo, segundo o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). Os dados também apontam que a região ficou na 4ª posição em relação à longevidade.

O Índice Paulista de Responsabilidade Social qualifica os municípios em cinco faixas: Grupo 1 – municípios com bons níveis elevados de riqueza e bons níveis nos indicadores sociais; Grupo 2 – municípios que, embora com níveis de riqueza elevados, não exibem bons indicadores sociais; Grupo 3 – municípios com nível de riqueza baixo, mas com bons indicadores nas demais posições; Grupo 4 – municípios que apresentam baixos níveis de riqueza e nível intermediário de longevidade e/ou escolaridade; e Grupo 5 – municípios mais desfavorecidos, tanto em riqueza quanto nos indicadores sociais.

Dos 53 municípios da região, 12 apresentaram queda de grupo (22,64%), apenas oito (15,09%) subiram de patamar e 33 (62,26%) permaneceram na mesma posição entre 2010 e 2012, segundo a Fundação Seade.

A distribuição dos municípios da RA de Presidente Prudente entre os cinco diferentes grupos do IPRS mostra uma grande concentração nos Grupos 3 e 4: dos 53 municípios que compõem a região, 44 fazem parte desses dois grupos – 26 pertencem ao Grupo 4, que se caracteriza por baixa riqueza e um dos indicadores sociais (longevidade ou escolaridade) baixo, e 18 estão no Grupo 3, que apresenta baixa riqueza, contrapondo bons indicadores sociais. Os nove municípios restantes pertencem ao Grupo 5, com baixos indicadores de riqueza, longevidade e escolaridade, pontua o relatório.

Um dos destaques positivos está o município de Emilianópolis, que alcançou o 2° lugar no ranking de longevidade estadual. Sete municípios da RA figuram entre os 50 municípios mais bem posicionados nesse ranking.

“Apesar de o indicador agregado do município de Presidente Prudente, que concentra 25% da população da região, ter apresentado recuo em relação a 2010, passando de 73 para 71 pontos, ele segue em patamar elevado e acima da média estadual”, destaca a Fundação Seade.
_____________________________________________________

Eletro Força Materiais Elétricos

Nenhum comentário: