Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Em maio

Economia
CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO CAI 0,2%
G1/Prudente

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 0,2% em maio, em relação a abril, mostrou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta segunda-feira (8).

Essa foi a menor queda mensal do indicador desde setembro de 2014.

Segundo o economista da entidade, Fabio Bentes, esse resultado “significa que a queda na confiança perdeu força em maio” e que “cede esperança que os setores estejam observando alguma possibilidade de recuperação no segundo semestre do ano”.

A CNC mostrou ainda que pela primeira vez desde setembro do ano passado, o subíndice que mede a expectativa do empresário do comércio apresentou resultado positivo, 1%. O economista afirmou, contudo, que é “muito cedo para estabelecer que maio ou junho como início de tendência de recuperação do comércio”.

A avaliação das condições correntes registrou queda de 3,4%. Já as intenções de investimentos caíram 2,9%. O especialista avaliou que uma “piora teria esforço muito grande”.

“O primeiro semestre foi muito ruim, basicamente. É difícil uma piora, embora a expectativa de inflação seja muito alta, seguramente não teremos os ajustes expressivos que tivemos nas tarifas públicas do começo do ano. As chances de um orçamento familiar menos sobrecarregado pelo aumento de tarifas, abre algum espaço para algum alivio no consumismo”, explicou Bentes.

O economista apontou que a “maior prova disso é o fato de a inflação vir perdendo força” dos produtos comercializáveis. “Atingiu pico em doze meses em julho do ano passado, de 7,1%. E hoje está 5,64%, abaixo do teto da meta, 6,5%”.
____________________________________________________

Liane

Nenhum comentário:

Postar um comentário