terça-feira, 9 de junho de 2015

Dr Rondó


Cuidado com a Stevia, ela está sendo adulterada!


Muitas pessoas estão utilizando cada vez mais a Stevia em substituição ao açúcar. Isso porquê, ele é um extrato das folhas da Stevia Rebandiana que chega a ser até 200 vezes mais doce do que o açúcar.

Em 2008, o FDA declarou a segurança da Stevia para a utilização em bebidas e alimentos; mas se você realmente quer utilizá-lo tenha a certeza de ler no rótulo do produto os ingredientes utilizados. Estou te recomendando isso pelo fato de que a maioria dos adoçantes populares contém apenas 1% de Stevia, sendo os outros 99% composto de Erythritol, sabores naturais, dextrose ou maltodextrina extraída do milho, trigo ou arroz.

Ou seja, esses produtos podem alterar a ecologia intestinal, não pela Stevia em si, mas pelos ingredientes citados, uma vez que eles podem aumentar o risco do ganho de peso. Inclusive, existem estudos que comprovam a alteração das bactérias boas do intestino, aumentando também o risco de diabetes.

Todos adoçantes não calóricos mentem para o seu cérebro!

Se me permite, preciso te dizer uma coisa! Tente mudar o seu hábito de adoçar as bebidas e aprenda a saciar a sua sede com água ou com bebidas não adoçadas. Guarde isso como um conselho de um grande amigo e quer te ver muito bem.

Estou te dizendo isso porque a Stevia, nas condições que acabamos de descrever, deixa de ser um adoçante saudável para se nivelar a todos os outros adoçantes artificiais, até mesmo no que diz respeito ao risco de ganho de peso, diabetes e ataque cardíaco.

Durante 14 anos, 66.180 mulheres foram acompanhadas para um estudo no qual elas foram submetidas a uma dieta com bebidas diet no lugar de bebidas adoçadas com açúcar. O resultado mostrou que elas apresentaram maior risco de diabetes. Segundo San Antonio Heart Study, os indivíduos que usaram bebidas adoçadas artificialmente ganharam mais peso quando comparados a pessoas que usaram bebidas que não eram diet. Portanto, se o objetivo é perder peso e diminuir o risco de diabetes, usando o Stevia você estará fazendo muito mais mal do que bem para a sua saúde.

Sendo assim, caso você decida utilizar a Stevia, você deve comprá-la em forma de folha seca, pois desta forma você verá de fato o que está consumindo, ou então, procure uma farmácia de manipulação de sua confiança.

Mas, se as informações acima ainda não foram suficientes para te convencer, e você quer continuar a utilizar o produto industrializado, pelo menos avalie muito bem o rótulo antes de fazer a sua compra.

Dr. Wilson Rondó, é Cirurgião Vascular, tendo trabalhado como residente na Clinique Du Mail La Rochelle, na França. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de livros com temas relacionados a nutrição, medicina preventiva e esportiva.
____________________________________________________

Cristina Buffet

Nenhum comentário: