CARTILHA AUXILIA A VENDER MAIS
Sebrae-SP
A fim de ajudar lojistas a aumentarem as vendas na data considerada a segunda mais importante para o comércio – atrás apenas do Natal – o Sebrae-SP lançou a cartilha Venda Melhor - Dia das Mães, com dicas que vão desde como escolher ou treinar a equipe de vendas até sugestões sobre como expor os produtos à venda de forma correta e atrativa.
Entre as informações disponíveis na cartilha, estão sugestões para preparação da equipe de vendas, com citações sobre o que não deve ser feito, como: admitir funcionários inexperientes para economizar em salários ou, ainda, contratar pessoas que, posteriormente, terá dificuldade em demitir, como amigos ou parentes.
Segundo o Sebrae-SP, o empresário também deve ficar atento às contratações de última hora, que podem mais atrapalhar do que ajudar. Outra questão importante abordada diz respeito à forma como os produtos são expostos. Uma dica é criar uma área nobre na loja onde possa focar os olhos do consumidor nos produtos que quer vender.
“Além disso, sabe-se que o ponto de venda é onde o consumidor toma a decisão de compra. Logo, além de expor de forma estratégica e correta, é importante precificar os produtos de forma visível, pois peças sem preço podem fazer com que o cliente se desinteresse”, salienta o Sebrae-SP.
Sobre o atendimento aos clientes de forma geral, é fundamental que o fluxo de pessoas dentro da loja seja facilitado, coordenando a fila para os pacotes, organizando o espaço em torno do caixa, dentre outras questões.
As redes sociais também devem ser usadas como aliadas do empresário.
Algumas dicas são: promover a data na rede, com textos sobre o Dia das Mães e convidar os seguidores para uma visita à loja virtual e também à loja física. Para quem já vende pela Internet, atualizar o site com ofertas, descrever os produtos de forma clara e correta e disponibilizar chats ou e-mails para esclarecer as dúvidas pode ajudar a incrementar as vendas.
Outras dicas importantes para aproveitar o Dia das Mães:
1. Deixe preparado o esquema de divulgação – contato com pessoal de criação publicitária, gráficas e veículos de comunicação;
2. Inicie o treinamento do pessoal para novos produtos e reforce os conhecimentos sobre atendimento ao cliente nos aspectos de demonstração dos produtos, técnicas de apresentação de preços e fechamento da venda;
3. Faça uma reunião com a equipe e prepare um plano de incentivo a todos os funcionários da empresa, principalmente à equipe de vendas;
4. Faça uma revisão completa no visual da loja, começando pela fachada, luminosos, vitrine e portas de entrada;
5. Adapte a loja à data, pois o cliente gosta de ver que o empresário está preocupado em mostrar que segue tendências e traz sempre novidades;
6. Faça com que as promoções sejam um atrativo diferenciado da mera questão do preço.
A cartilha Venda Melhor- Dia das Mães do Sebrae-SP ainda traz orientações aos empresários para que liquidem a sobra de estoque após a data. Para conferir o conteúdo completo, clique aqui.
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Venceslau Cobranças
2 comentários:
EU JÁ PREFIRO O PREÇO JUSTO.
Essa cartilha para os comerciantes de Venceslau não serve, o principal eles não fazem, deixarem vagas de estacionamento para os possíveis compradores, e a verificação é simples, o comércio abre as 9:00h, 8:30 já existem vários carros estacionados nas principais avenidas e não são clientes que estão esperando as mesmas abrirem. Eu, se quero ir numa loja e não há lugar perto para estacionar, não tenho dúvida vou onde paro perto.
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