terça-feira, 21 de abril de 2015

Notícias de Economia

Brasil
Arrecadação cai
Veja

O esforço fiscal do governo federal em março terá de ser maior do que o previsto para fazer frente à queda de arrecadação já computada no primeiro trimestre. 

Dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) analisados pelos economistas José Roberto Afonso, Bernardo Fajardo e Vilma Pinto, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas, mostram que a arrecadação do primeiro trimestre foi de 315 bilhões de reais, queda de 3,6% em relação ao mesmo período de 2014, impactada pela queda de tributos como o IPI, além do fraco desempenho das receitas previdenciárias. O dado oficial deve ser divulgado pela Receita Federal até o final desta semana.

Brasil
Menos recursos públicos
Veja

A nova etapa do programa de concessões que o governo espera anunciar em maio terá uma diferença fundamental em relação ao que foi realizado até agora: a fonte de financiamento. 

O ajuste fiscal levará um drástico enxugamento da atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que, na versão original do Programa de Investimentos em Logística (PIL), seria responsável por financiar até 70% dos projetos, a juros de até 2% acima da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

Tanto que, em vez de "vender" projetos, como era feito até o ano passado, a equipe econômica agora está empenhada em encontrar outras fontes de financiamento. Em sua passagem pelos Estados Unidos, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e sua delegação aproveitaram para conversar com investidores institucionais (fundos de pensão), que são fontes importantes de recursos de longo prazo.

Segundo integrantes do grupo, o objetivo foi ouvir as "inquietudes" dos investidores para orientar a formatação de instrumentos de financiamento privado para os empreendimentos em infraestrutura.


Nenhum comentário: