Presidente Venceslau
FALANDO SOBRE CUBA
Opinião
Ontem no final da noite, citei um documentário que assisti sobre Cuba na Globo News. Falei sobre a penúria que vive o país que vive uma das maiores mais longas ditaduras do mundo. Não disse sobre o embargo econômico que Cuba enfrenta com os Estados Unidos. A matéria atraiu vários comentários e um deles achei bem interessante, feito pelo nosso leitor Eldoradense. Leiam na íntegra:
"Cuba é um país diferenciado, que possui educação e saúde em níveis satisfatórios contrastando com a pobreza econômica refletindo na vida dura de sua população. O sistema socialista produz situações paradoxais, onde boa parte dos seus habitantes possui diploma universitário, mas padece com as agruras do regime, sem quaisquer possibilidades de ascensão social.
Soma-se isso ao embargo econômico imposto pelos Estados Unidos durante décadas, que apesar de influir no contexto da pobreza, não é o principal causador dela. Os principais causadores da pobreza cubana são os seus governantes, que mantém uma ditadura cruel, privando o seu povo da liberdade de expressão e da democracia, sendo que em algumas oportunidades os opositores do regime são levados à punição extrema, violando os direitos humanos.
O início do retorno das relações econômicas com os americanos pode significar uma luz no fim do túnel aos cubanos, mas de nada adiantará se a ilha continuar sendo comandada com mãos de ferro por ditadores apegados à uma ideologia ineficaz, que ruiu com a queda do muro de Berlim, em 1989. Ou seja: a abertura econômica por si só não é suficiente, é preciso também abertura política para que Cuba ambicione um melhor patamar socioeconômico.
Porém, aos que comparam o Brasil à Cuba, é preciso lembrar que o IDH da ilha caribenha ocupa atualmente a 59ª posição no ranking mundial, enquanto nós amargamos a 85ª posição. Enfim, do ponto de vista da economia, gozamos de situação "menos ruim" que os cubanos, mas do ponto de vista social, nós estamos "comendo poeira" atrás deles. De fato, o povo cubano merecia condições melhores de vida, bem como também é merecedor de liberdade e democracia".
Faça a sua análise.
Recebemos a informação através das redes sociais, vários post denigrindo os médicos cubanos, mas dias atrás li nos jornais, que com o começo da abertura em Cuba, a partir de janeiro, a procura de americanos e canadenses(2.000 por dia)para tratamentos médicos é gigantesco. Porque acontece isso, não é nos EUA que tem a medicina mais avançada, na nota (Folha) não tinha explicação, só o fato.
ResponderExcluirNossa descobriu o mundo??? comentário anódino.
ResponderExcluirEu sempre leio os comentários do Eldoradense,e sempre são muito pertinentes, assim como tudo que ele coloca no Blog próprio...
ResponderExcluirQuero deixar aqui os meus parabéns Eldorodaense pelo seu nível cultural e as sábias palavras. Toninho sou fã do seu blog.
ResponderExcluirNúmeros são manipulados à conveniência dos que tem o poder, pois naquela ilha é proibido meter o bedelho e seja quem for, portanto tudo que vem daquela famigerada ilha a que se ter desconfiança para que se possa afirmar algo. Tudo é muito duvidoso, basta perguntar para quem fugiu dos irmãos castro. Me recusa a escrever esse sobrenome com letra maíuscula.
ResponderExcluirNúmeros são manipulados à conveniência dos que tem o poder, pois naquela ilha é proibido meter o bedelho e seja quem for, portanto tudo que vem daquela famigerada ilha a que se ter desconfiança para que se possa afirmar algo. Tudo é muito duvidoso, basta perguntar para quem fugiu dos irmãos castro. Me recuso a escrever esse sobrenome com letra maíuscula.
ResponderExcluir...Democracia?...Deus me livre dessa "democracia brasileira"...cambada de politico ladrão que tentam se perpetuar no poder com a cara de pau de dizer que é o governo do povo, feito pelo povo e para o povo...e os trouxa do trabalhador agora tem que pagar pela roubalheira toda. Pergunto eu:
ResponderExcluirIsso é democracia? Desculpe Eldoradense, mas o povo acredito ja ta cansado dessa tal democracia.
a dilma deve ter ido fazer um curso com o raul castro, irmao de fidel castro. kkkkkkkkkk, pois miseria por miseria deu tudo igual que diferença faz, do povo sofredor daqui para o povo de la??? democracia e liberdade no brasil jaaaaaaa.
ResponderExcluirViva CHE!! E não sou comunista.Mas estudo história. Faz bem podem começar.
ResponderExcluirViva Cuba.. viva o Che..
ResponderExcluirLendo este texto chego a seguinte conclusão, Cuba domina seu povo através da repressão e o Brasil através da ignorância, A lógica por de trás disto é muito clara!!!
ResponderExcluir"Quanto mais burro o povo, mais fácil se torna colocar o cabresto"!!!
Os socialistas dão a entender, através de seu discurso, que a desigualdade é o grande mal do mundo. Para descreditar as políticas liberais, apontam para um "aumento da desigualdade" como se isso fosse sempre um mal e como se igualdade fosse sempre um bem.
São incapazes de perceber que desigualdade não significa pobreza e que igualdade não significa riqueza. Um povo pode ter igualdade, mas serem todos iguais na pobreza. Da mesma forma, outro povo pode, apesar da desigualdade, garantir um nível de vida satisfatório para os mais pobres.
- A Etiópia é um dos países mais igualitários do mundo. É inclusive mais igualitária que a média dos países da União Européia. Outro que também está entre os mais igualitários é o Paquistão.
Mas onde é que existe mais pobreza? No Paquistão e na Etiópia ou na União Européia?
- O Timor Leste é mais igualitário que Espanha, Canadá e França
- O Bangladesh, outro país que concentra massas de miseráveis é mais igualitário que Irlanda e Nova Zelândia.
- A Índia é mais igualitária que o Japão.
- O Malawi é mais igualitário que o Reino Unido.
E a lista segue adiante. Os exemplos são inúmeros mas todos eles levam a uma conclusão inequívoca: Igualdade não serve pra porcaria nenhuma.
Caramba o Anônimo de 24 de abril de 2015 21:21 disse que não é comunista mas estuda história.
ResponderExcluirChega a ser surreal essa sua colocação pois Alguém que manda torturar, exilar ou mesmo fuzilar aqueles que discordam de suas opiniões não pode ser considerado em hipótese alguma um herói.
Deve ser comparado a mesma escória genocida de Lênin, Stalin, Mao, Pol Pot e outros...
Che Guevara se tornou um herói apenas por ter sido um mártir. Fora isso, a visão histórica de Guevara é repleta de assassinatos e execuções sumárias. Mesmo depois da revolução cubana, o país é uma ditadura.
Tudo isso partiu de uma reportagem feita pela rede Globo de manipulação aquela mesma que apoiou o golpe e foi contra as Diretas Ja. E vcs acreditam que essa televisão tem alguma moral para falar de demicracia?
ResponderExcluirSe cuba é essa maravilha toda não sei o que estamos fazendo no Brasil.
ResponderExcluirgente maravilhosa nada, eu tenho uma futura cunhada cubana e ela nos conta como é esse pais cubano.pais do ranca couro nas costas do povo. saiiiiiii fora. agora que a Dilma foi estudar com o raul castro isso foi com certeza.
ResponderExcluirO DIFÍCIL NÃO É DEBATER SOBRE REGIMES DITATORIAIS.ELES EXISTEM DESDE QUE O MUNDO É MUNDO.O DURO É CONSTATAR,EM TEMPOS DE INTERNET,DE INFORMAÇÃO GLOBALIZADA,PESSOAS, NÃO REFÉNS DESSES REGIMES,MAS DO SEU PRÓPRIO EU.
ResponderExcluirRED WARRIOR