Tarabai
ESTADO DE EMERGÊNCIA
G1/Prudente
A Prefeitura de Tarabai decretou estado de emergência por conta da dengue. Segundo o secretário de saúde do município, Mário Henrique Machado, já foram confirmados 20 casos positivos para a doença transmitida pelo Aedes Aegypti, 14 deles importados e seis contraídos na cidade. Ao todo, já foram 64 notificações.
Conforme o decreto, as equipes de vigilância epidemiológica estão autorizadas a realizarem a limpeza de todos os imóveis urbanos, com ou sem construção. Segundo a lei, os agentes estão autorizados a entrarem nos locais, mesmo sem a permissão do proprietário, para realizar a dedetização.
O texto ainda aponta que a prefeitura tem o “poder de polícia”, com a “finalidade de evitar uma epidemia”. “Fizemos um estudo e definimos que era adequado decretar o estado de emergência para que a situação não se agravasse”, explica o secretário de saúde.
O acúmulo de materiais recicláveis e o “desleixo” de parte da população são apontados como algumas das causas do agravamento dos números, segundo Machado, porém ele destaca a grande quantidade de casos importados. “Praticamente 80% da população de Tarabai vai até Pirapozinho para fazer compras ou trabalhar, e a cidade vive uma situação alarmante por conta da dengue. Isso faz com que muitos moradores contraiam a doença e ela só é identificada aqui”, conta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário