sexta-feira, 17 de abril de 2015

Dengue

Adamantina
CASOS DE DENGUE
Ifronteira

Diante do grande número de casos de dengue registrados em 2015, a Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina tem implementado diversas ações para melhorar o atendimento à população.

Em média, são atendidos, diariamente, nas unidades de saúde do município, mais de 100 casos suspeitos. Para atender a essa demanda de hemogramas, a equipe de laboratório está trabalhando no período noturno, das 19h às 22h30.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, todos os profissionais médicos e de enfermagem foram capacitados para o atendimento dos casos de dengue, seguindo o protocolo do plano de ação do Ministério da Saúde para a classificação de risco, para a notificação adequada e o monitoramento dos casos suspeitos.

A chefe da Vigilância Epidemiológica, Myrian Regina Rocha Prado, destacou que a Secretaria de Saúde promoveu reuniões com os servidores, equipe médica e de enfermagem para reorganizar a rede de assistência aos pacientes, definir normas, rotinas e fluxos de atendimento. “Com esse cuidado, conseguimos evitar, até o momento, casos de óbito em nossa cidade”, afirmou.

A enfermeira lembrou ainda que todo paciente com suspeita de dengue passa por triagem para atendimento nas unidades de saúde e classificação de risco. “Estamos realizando coleta de sangue para hemograma em todos os casos suspeitos e temos resultado no mesmo dia. Assim, o paciente é encaminhado para realizar o acompanhamento médico na sua unidade de referência”, contou.

Já os pacientes com prescrição médica para hidratação endovenosa estão sendo atendidos em uma sala específica, que funciona até o término do procedimento, mesmo que ultrapasse o horário normal do expediente. Além desta ação, exames laboratoriais estão sendo realizados, também em período noturno, para garantir ações de bloqueio e tratamento adequado.

A sala de Hidratação, montada no Centro de Saúde 1, funciona todos os dias da semana, para desafogar o atendimento no Pronto Socorro local. Após o término do expediente normal (17h), os pacientes que já iniciaram a hidratação permanecem na unidade até a conclusão do atendimento com acompanhamento da equipe de enfermagem.

O serviço é direcionado a pacientes com hemogramas apresentando plaquetas abaixo de 90, condições clínicas e prescrição médica para receber a hidratação via endovenosa.

A enfermeira Rosemeire Piva salientou que pacientes com resultado estável do nível de plaquetas, dentro dos limites para hidratação via oral, são orientados em relação aos cuidados necessários para a realização do procedimento em suas residências, mantendo constante hidratação, de acordo com o peso de cada paciente.

Rosemeire destacou que todos os pacientes que necessitam de hidratação por via endovenosa, com prescrição médica após avaliação do quadro clínico e resultado do hemograma, são encaminhados ao Centro de Saúde 1, na área central. “Mesmo ultrapassando o horário de fechamento da unidade, os pacientes permanecem com equipe de enfermagem para término da hidratação”, acrescentou.

Ela alertou que “o fluxo em todas as unidades permanece intenso” e que, por isso, “é preciso continuar com as ações de combate”.
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Vencemad

8 comentários:

Anônimo disse...

Tudo isso é em Adamantina, e por aqui, o que tem sido feito?

Anônimo disse...

Aqui tão fazendo um monte de trabalho mais onde realmente devem ir não vão. La do lado do magazine luiza ta com um monte de isopor com água acumulada e ninguém tira eles de la, que adianta eu limpa meu quintal e o pessoal da loja não cuidam do seus lixos. Rosi

Anônimo disse...

Se vc realmente vui poderia ter feito sua parte indo lah avisar neh e como vc sabe.que que é só lah que tem como.sabe que em outro lugar num ta pior.

Anônimo disse...

Aqui tem sido feito muita coisa. Moro no Azenha, e pra você ter uma idéia, passaram veneno no bairro todo, isso mesmo, BAIRRO TODO, ao invés de questionamentos, preste mais atenção no trabalho desenvolvido. Tem gente demais pra criticar e esse ano é ano de epidemia por todo país, não somente em Venceslau.

E pra Rosi, quando vc for limpar seu quintal, limpe e não olhe pro dos outros. Faça a sua parte e não se compare com ninguém.
E em relação ao isopor, questione no Magazine ou no Seaama para que a retirada seja feita. Pois o agente de saúde não é catador de isopor.

Anônimo disse...

CAMARADA APOIADO NUM POSSO SER INJUSTO TBM NÃO ELES SE MATARAN HJ MSM EU VI LAH DO BAR ERA FUMAÇA PRA TUDO QUER LADO FUI TENTAR FUGIR DA FUMAÇA MAIS JÁ TAVA.MEIO CHAPADO LEVEI UM TOMBO MAIS TA VALENDO KKKKK OS MENINOS SÃO DOIDO UM SOL DAQUELE COM PESO NAS COSTAS E AQUELA ROPA E MASCARA DEVE SER UM CALOR VIOLENTO KKKKK MAIS ESTAVAM LAH MSM ASSIM MENTE VENENO NOS MOSQUITOS MSM RAPASIADA KKKKK

Anônimo disse...

A responsabilidade da casa.é o morador ele é o maior resposavel pelo o que la dentro , ele vive todo o tempo la e se não for cosciente pega dengue entre outros tipos de epidemia .
O agente visita e orienta o morador a se proteger ,se cada um cuidar da sua casa e fiscalizar o vizinho certamente não ocorrerá enscidências de doenças não é o agente que vai la e deixa recipiente para acumular água e nem colocar o mosquito,cada um fazendo.sua.parte ajuda

Anônimo disse...

Disse tudo.

Anônimo disse...

É SEMPRE ASSIM, OS MAIS SEBOSOS SÃO OS QUE MAIS RECLAMAM E CUIDAM DA VIDA DOS OUTROS.