Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Combate à dengue

Presidente Epitácio
AÇÕES EM COMBATE À DENGUE
Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde através do Controle de Vetores de Presidente Epitácio – Covepe, desenvolve diariamente ações que visam o combate a dengue e a proliferação de outros vetores no município.

Conforme relatório do primeiro trimestre de 2015, e parcial do mês de abril do mesmo ano, o Covepe foi notificou no mês de janeiro, quatro suspeitas de dengue, desses três resultados negativos e um caso positivo, porém importado; já no mês de fevereiro o número de suspeitas chegou a 18 casos, desses 12 resultados foram negativos, houve o registro de um caso autóctone e cinco casos importados; os números aumentaram em março, sendo registrada 84 notificações, desses 37 com resultados negativos, sendo positivos 12 casos autóctones e 10 casos positivos importados, conforme o relatório ainda é aguardado o resultado de 25 notificações. O relatório apresenta ainda uma parcial do mês de abril, os dados até o dia 16 apontam 56 notificações, desses sete foram constatados como negativo, 10 casos autóctones, dois casos importados e 37 ainda aguardam o resultado.

Ainda conforme dados obtidos junto ao Covepe, foi realizado entre os dias 23 de fevereiro a 7 de abril um mutirão de troca de criadouros de mosquito transmissor da dengue por balas e pipocas, sendo que segundo o Covepe foram recolhidos 36 caminhões de recipientes inservíveis, faltando terminar o Distrito do Campinal e Agrovilas I, II,V, que estão sendo realizados essa semana.

Foram realizadas 9.888 visitas para eliminação e tratamento com larvicidas nos criadouros do mosquito transmissor da dengue e leishmaniose. Por meio do Covepe 4.264 residências receberam tratamento com inseticidas, num total de 115 litros de inseticidas utilizados com mistura de aproximadamente 110 litros de água.

No trabalho de rotina, 5.507 residências foram visitadas casa/casa para adequação, orientações de possíveis criadouros.

Aproximadamente 363 imóveis foram revisitados, com medidas de controle e recolhimento recipientes e inservíveis (vasos sanitários, bias, pneus, sofá, armários, tampar caixas de água, piscinas e bebedouros de grande porte para colocação de peixes larvófagos e outros).

Foram atendidas 32 casos de reclamações atendidas para controle de carrapatos e pulgas. O Covepe enviou ainda 30 toneladas de pneus descartados por domicílios e borracharias para a empresa recicladora Reciclanip.

Segundo o encarregado do Covepe, Reinaldo Ferreira da Silva, um trabalho de conscientização através de panfletagem, teatros, palestra, reunião, trabalhos de grupos foi desenvolvido com escolas municipal, estaduais e particulares visando diminuir a incidência de casos de dengue no município.
____________________________________________________

Liane 

Nenhum comentário:

Postar um comentário