Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2015

Dados divulgados

Estado de São Paulo
118 MORTES POR SUPOSTOS CONFORTOS COM POLICIAS NESTE ANO
Agência Brasil

Entre janeiro e o dia 9 de março deste ano, 118 pessoas morreram em supostos confrontos com policiais militares e civis em todo o estado de São Paulo. O dado foi divulgado pela Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo. Segundo a Ouvidoria, entre essas mortes há muitas com indícios de execução.

“Está tendo uma média de duas mortes por dia. É um número altíssimo”, disse o ouvidor da polícia Julio Cesar Fernandes Neves. “Isso demonstra, realmente, que a letalidade aqui no nosso país é uma coisa fora da normalidade. Em nenhum país do mundo acontece isso, só no Brasil”, ressaltou.

Para o ouvidor, um dos motivos que leva ao aumento no número de letalidade policial é a impunidade. Outro fator, segundo ele, é a própria cultura da Polícia Militar. “A cultura da Polícia Militar, que existe desde a formação, é como se fosse uma guerra entre a PM e a bandidagem e isso estimula a letalidade”, disse em entrevista nesta quinta-feira (19) à Agência Brasil.

As Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), grupo especial da Polícia Militar de São Paulo, são responsáveis por 12 deste total de mortes. “A Rota foi a que mais matou”, disse o ouvidor.

Em todo o ano passado, segundo a ouvidoria, ocorreram 801 mortes em supostos confrontos no estado, quase o dobro de 2013, quando foram registrados 440 óbitos. Segundo o ouvidor, o número deste ano é “preocupante” e mostra que as mortes estão ocorrendo em “escalada”, ou seja, vem crescendo em todo o estado. “Ela vem crescendo em nível de escalada, sem parar. Isso é preocupante e causa temor na sociedade civil de São Paulo”.

Segundo ele, nesta semana a Secretaria de Segurança Pública deve lançar uma resolução que pretende diminuir a letalidade policial. Por meio dessa resolução, todas as vezes em que ocorrer uma morte praticada por um agente policial, a cena do crime deverá ser preservada até a chegada de um membro da corregedoria da polícia [civil ou militar], um promotor de Justiça e também um defensor público.
____________________________________________________

Canto do Olho

9 comentários:

  1. O QUE ESTE CARA QUER?QUE CONTINUE MORRENDO POLICIAIS MILITARES,CIVIS, AGENTES PENITENCIARIOS, ENFIM TODA CLASSE DA SEGURANÇA PUBLICA ESTA NA MIRA DOS VAGABUNDOS E VEM OUTRO VAGABUNDO QUE NUNCA SAIU DETRAZ DE UMA MESA TRABALHANDO COM UMA CANETA NA MAO CONDENAR A POLICIA Q MATA MUITO RSRSRS ME AJUDA AI TONINHO TEM NOS SITES QTOS POLICIAIS E AGENTES TOMBARAM O ANO PASSADO E NAO MORREU MAIS PQ O ANO ACABOU! SO ESTE ANO NESTES 2 MESE E MEIO JA FORAM MORTOS DEZENAS DE POLICIAIS E NINGUEM QUER QUE A POLICIA TRABALHE,QUE TOME TIRO E NAO REVIDE,VAI PRA P.Q.P ESTES ENGRAVATADOS QUE NAO SABE O QUE E UM BANDIDO ARMADO E DROGADO QTO MAIS DEZENAS ARMADOS DE FUZIS TROCANDO TIROS COM OS ''VIOLENTOS PMS''OU UMA CADEIA QDO ESTOURA COMO E BONITO! ESTES ENGRAVATADOS DOS DIREITOS HUMANOS NAO SABEM O QUE E A VIDA DE UM POLICILA OU AGENTES DE SEGURANÇA,VAGABUNDO NAO PODIA CRIAR NOME,POR EX SE O MARCOLA TIVESSE SIDO MANDADO PARA O INFERNO QDO ERA MULEKE AINDA EM FORMAÇAO NAO TINHA VIRADO ESTA DESGRAÇA TODA DE COMANDO E O C.LUGAR DE VAGABUNDO E NA VALA ENTERRADO DE PONTA CABEÇA PARA O CUPAR MENOS ESPAÇO,E CAIXAO E VELA PRETA E SE TIVER DE CHORAR MAE DE ALGUEM QUE CHOREA DO VAGAGUNDO SE E QUE ELES TEM,SALVE A ROTA,SALVEOS BOINAS NERGAS A UNICA TROPA QUE VAGABUNDO REALMENTE RESPEITA''OS BOINAS NEGRAS(ROTA) NAO MORREM ,ELES SE REUNEM NO INFERNO PARA DESAFIAR O CAPETA''

    ResponderExcluir
  2. Gozado, só falou de bandidos mortos, e os pais de familias executados por estes bandos ninguém fala nada, não pode ter pena de morte no País, mas executar país e mães, policial, agente de segurança, crianças isso pode, estão de brincadeira.

    ResponderExcluir
  3. BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO!!!

    ResponderExcluir
  4. A PERGUNTA QUE FACO E QUANTAS PESSOAS DO BEM JA MORRERAM ATE AGORA ? 118 A MENOS;; VIVA A POLICIA QUEM ACHAR QUE ESTA ERRADA LEVE ESSES VERMES PRA CASA DELES JA QUE QUANDO SAO PRESOS APARECE UM MONTE DE DEFENSORES DE DIREITOS ;;TAIS COMO BANHO DE SOL ;;VISITAS INTIMAS;; COMIDA BOA;;SALARIO PRA MANTER SUAS FAMILIAS ;;REDUCAO DE PENAS ;;PRA QUEM MANTEM TUDO ISSO COM SEUS IMPOSTOS SO FUMO BEM GRANDE

    ResponderExcluir
  5. a coisa esta complicada,estive esta semana em são paulo na casa de um vetereno policial militar, preste a aposenta-se e não ve a hora,em vinte e nove anos de carreira disse nunca imaginar que teria que se previnir tanto como no momento,não pelos confrontos direto mas pela quantidade de armas que se aprende todos os dias,virou praga compra-se em qualquer banca da periferia e uma bala digo projetil 38 custa preço de uma bala doce 1,00 um real o problema não é da policia paulista,mais sim da politica de governo com os paises visinhos, para exportar lhe vendo, o resto é estatica,salve o povo brasileiro! em quem voce votou?12.01

    ResponderExcluir
  6. SÓ A DITADURA MESMO PARA DAR UM FIM NESSA PALHAÇADA, PARA DAR UM CHÁ DE SUMIÇO NESSES VAGABUNDOS E NESSES "DEFENSORES DA DEMOCRACIA".

    ResponderExcluir
  7. A CULPA É DA POLÍCIA QUE FICA ECONOMIZANDO BALA.

    ResponderExcluir
  8. SÓ DUAS MORTES POR DIA? ESSA POLÍCIA
    DE SÃO PAULO É DEVAGAR DEVAGARINHO MESMO.

    ResponderExcluir
  9. QUEM TEM QUE CHORAR(de alegria ou de tristeza)É A MÃE DO VAGABUNDO.SE É NUM PAÍS SÉRIO NEM SE DAVA ATENÇÃO A UMA BOBAGEM DESSA.

    ResponderExcluir