A FALTA DE ÁGUA NO IPANEMA
HOMENS ESTÃO TRABALHANDO NO LOCAL
Desde sábado estamos noticiando sobre a falta d'água no Jardim Ipanema de Presidente Venceslau. Todos sabem que a cidade é uma das poucas regiões que ainda mantem uma secretaria para a distribuição de água e esgoto, o antigo DAE. Agora à tarde, a Secretaria de Abastecimento está colocando uma bomba nova para ver se regulariza a situação.
Quando se fala em Sabesp todos ficam apreensivos e falam que o preço cobrado pela estatal é muito alto. O que vimos nesses últimos dias da Secretaria de Abastecimento de Água é preocupante. Equipamentos obsoletos, canos velhos e falta de estrutura para, o que seria, um serviço simples.
Vejam o comentário que recebemos sobre o abastecimento em Piquerobi, que é feito pela Sabesp:
"Em Piquerobi aconteceu coisa semelhante no meio de 2014, a diferença é que lá a Sabesp deslocou engenheiros técnicos e equipamentos e em menos de 4 horas resolveu o problema, um serviço por volta de R$100.000,00 reais. Em Piquerobi esta empresa opera desde 1977, os políticos de la ainda que se engalfinham em renhidas lutas politicas dão exemplo e sempre agiram em beneficio da cidade e não de si mesmos. A cidade é um exemplo, limpa, organizada, praças, escolas e prédios públicos bem cuidados. A população colabora pois independente da corrente politica que esta no poder ela sente firmeza e seriedade nas ações. A Sabesp é cara; sim é mas é o preço a se pagar para se ter qualidade e eficiência e não deixar o município a mercê de amadores e de pseudo técnicos que agem no chutômetro."
Será que não está na hora de deixar esta velharia para trás e passarmos nosso departamento de água para alguém de melhor estrutura como o Estado? Se isso tivesse acontecido já há alguns anos, com certeza que teríamos as lagoas de tratamento de esgoto prontas e uma estrutura bem melhor na distribuição de água.
Não vemos reclamações do tipo de que tivemos nos últimos dias em cidades do mesmo porte que são atendidas pela Sabesp. Um outro detalhe; a Secretaria de Abastecimento de Água poderia ser vendida para a Sabesp e ainda dar um bom lucro para o município.
Este comentário vindo de Piquerobi pode atestar muito bem o que estamos dizendo.
_____________________________________________________
Lojão do Amigo Bonfim
Piquerobi...aí sim.
ResponderExcluirToninho, o autor do comentário tinha nome ou foi anonimo? Mesmo assim concordo com você, que adianta pagar barato e a água não chegar?
ResponderExcluirSou totalmente contra. A Sabesp também não é um exemplo de gestão e os fatos falam por si.
ResponderExcluirO Departamento de Água de PV é muito lucrativo e tem toda a estrutura para ter bombas e bombas suplentes. Acontece que o lucro gerado pelo departamento entra no "bolo financeiro" da prefeitura para custear outras áreas, o que é um crime (e sempre foi assim).
Agora, um erro não pode servir de desculpas para que outro (entrega para a Sabesp) aconteça. O que tem que acontecer é a exigência (e isso a Câmara tem que exigir) de que o lucro do Departamento seja reinvestido em saneamento e manutenção dos serviços.
Ah... Tenha dó. Que comentário mais esdrúxulo esse. Justificar os altos preços da SABESP pela qualidade dos serviços prestados. Mande esse comentarista ir a São Paulo e verificar nas periferias daquela metrópole o que a SABESP tem feito de lambanças e desrespeito aos consumidores. É uma das campeãs em reclamações no PROCON. Assistam nas emissoras de TV diariamente, como o "Bom Dia São Paulo", da TV Globo e verão. Isso sem falar aqui no interior, em várias cidades da região, onde o problemas também são recorrentes. Informe-se mais rapaz. Então tá bom: Pagamos altos preços na água as SABESP, mas o serviço é de qualidade. A mesma justificativa serve para os pedágios, a energia elétrica com certeza não (porque aí é culpa da Dilma). O que ocorre com esse poço, é um fato isolado, não corriqueiro, que deixa mesmo muitas famílias com problemas de abastecimento, incomoda as pessoas, mas não venhamos confundir as coisas. O preço que se paga pela água da SABESP sustenta também os altíssimos lucros dos investidores.
ResponderExcluirSe a Sabesp fosse tão boa assim, já teria resolvido o problema na cidade de São Paulo!!!
ResponderExcluirA única coisa que falta é a transparência do DAE, que com a receita(que é satisfatória) que deveria cobrir custos e investimentos, tem servido para outras...Vender para a Sabesp é sonho antigo de muitos prefeitos, pois a receita vem com o investimento, mas a conta sobra para todos cidadãos. Saibam todos que diferença do preço do consumo mínimo é de mais de 100% e a Sabesp não está com essa bola toda, pois muitos municípios que estão com ela estão tentando romper seus contratos(como já tentou Presidente Prudente).O momento é de reflexão e planejamento para um futuro melhor para o município.
ResponderExcluirSABESP já!!!!! Demorou!!!! Chega de encanamentos jurássicos e equipamentos que não atendem a demanda!
ResponderExcluirTbm pensava desta maneira TM, até ver a falta de zelo cometida pela Sabesp com relação aos mananciais que abastecem São Paulo e cidades do interior. A falta d'agua (a crise hidica) que vivemos hj é pura e simplesmente por falta de planejamento e investimento da Sabesp, que não refloresta e perde milhões de litros d'agua tratada que vazam em sua rede obsoleta e enferrujada.
ResponderExcluirvelho e aquele serviço que o prefeito anterior fez, que deixou toda a cidade cheiro de borra quieiras, não faz me dois anos eu acho que você esta ficando caduco o melhor velho....
ResponderExcluirSe for pensar desta forma, privatização é a melhor escolha sem dúvida, então privatiza logo a prefeitura toda, a PM, as penitenciarias e todo o congresso nacional...aff....tenhamos consciência que essa não é a solução. Ou seja, prejudicando e onerando sempre a população com esses preços abusivos que empresas privatizadas impõem.
ResponderExcluirQuando pensar em privatização, lembrem se de PEDÁGIOS, ENERGIA, BANCOS, TELEFONIA, altos valores com péssimo serviços de qualidade.
ResponderExcluirEm Venceslau são mais de dez poços mais as bombas de emissário de esgoto em piquerobi o que se arregada não paga nem os funcionário um engenheiro por exemplo uma bomba boa deve custar mais de dez mil reais o jardim nova Ipanema é maior que piquerobi tem uma das maiores caixa de água de Venceslau a realidade é outra e necessita de bons investimentos sim senhor.
ResponderExcluirEu me lembro bem que na época de campanha Duran e cia Ltda espalhavam boatos que se o Ernane fosse reeleito ele venderia o Dae á Sabesp,agora ele mesmo prova do seu veneno!!
ResponderExcluirAinda comentando sobre o que escrevi sobre a Sabesp; achar que a crise hídrica de São Paulo é culpa desta empresa é no mínimo ser desinformado sobre o problema crônico a respeito de agua que vive toda a humanidade.Quanto ao Ipanema ser maior que Piquerobi, como diz um comentario, digo a ele que por isto mesmo a eficiência deveria ser maior afinal a base de contribuintes é infinitamente maior, também fico bravo com a tarifa da Sabesp, porem o que esta em jogo é um serviço essencial que não da para esperar 5 dias e não se é bom ou ruim a privatização.Quanto a fala que Pres. Prudente quis retirar a Sabesp, leia-se Prudente não, um louco chamado Agripino que felizmente para o bem estar daquele povo não conseguiu seu intento megalomaníaco.Para encerrar, Piquerobi é sim pequenina, porem faz tempo que vem dando exemplo de administração publica e procedimento de seu povo. Da-lhe Suíça do Pontal!!!!!
ResponderExcluirTa doido Sabesp,ave maria, nosso, DAE, é só ter transparência.
ResponderExcluirToninho por favor tem mais alguma informação sobre a situação do Ipanema .
ResponderExcluirObrigada
Sabesp ! Sai fora, tem cabide de emprego e politicos aposentados que recebem R$ 10.000,00 desse petrolao dagua
ResponderExcluirAqui em Teodoro Sampaio tambem é SABESP e mesmo assim, ainda neste mes, tivemos problemas parecidos e a solucao nao foi tao rapida assim. Demorou de 2 a 3 dias para o conserto. E depois disso a agua acabou novamente por mais um dia. Só não sei falar o motivo.
ResponderExcluirEntão pergunto: Quantas vezes isso já aconteceu em Venceslau? Erros acontecem e devem servir para evitar novas falhas.
Diz aí paladino da sabesp... A sabesp lá pagando dividendos pros acionistas e passando o chapéu p/ o governo federal socorrer em algo que devia ter sido feito ha anos pra recuperar as represas de SP.... mto bom hein...
ResponderExcluirÉ cada uma que aparece kkkk queima uma bomba em pleno carnaval e já quer vender o dae pra sabesp kkkk parece até coisa de oposição
E a gravação da diretoria da SABESP? Os diretores falando que precisava alertar pra economizar bem antes das eleições... e a chefona falando que "não", que veio ordem de cima pra dizer que tava td bem kkkk aiaiai
ResponderExcluircomparar São Paulo com Venceslau!!! Eita Ignorância!!!
ResponderExcluirA questão é dúbia, envolvendo muitas dúvidas, prós e contras:
ResponderExcluir1) É fato que em termos de estrutura, a Sabesp é melhor servida que a nossa Secretaria Municipal;
2) Também concordo que se a outorga dos serviços da água em nossa cidade tivesse sido concedida à estatal no passado, já teríamos há muito tempo as lagoas de tratamento de esgoto operantes;
3) As tarifas da Sabesp possuem um valor relativamente alto, mas por outro lado, traria à tona uma "conscientização forçada" à população, evitando os desperdícios, que infelizmente, ocorrem em Presidente Venceslau;
4) Administrativamente falando, vender o patrimônio da Secretaria Municipal ao Estado, repassando-lhe a responsabilidade da prestação dos serviços hídricos e de saneamento poderia ser interessante, fazendo com que a prefeitura pudesse otimizar a gestão dos seus recursos, focando em questões como educação e saúde, por exemplo;
5) Politicamente falando, o administrador que tomasse esta iniciativa com certeza iria arcar com o seu ônus, pois isso seria usado em campanhas eleitorais, já que esta seria uma medida impopular, levando-se em conta os valores das tarifas cobradas pela SABESP. E aí está a diferença entre ESTADISTAS e POLÍTICOS: os primeiro grupo de administradores pensa a longo prazo, enquanto o segundo grupo, pensa na próxima eleição;
6) Existem sérias críticas na qualidade dos serviços prestados pela SABESP: tarifas relativamente altas, ineficácia na redução dos vazamentos e seus consequentes desperdícios, além de ausência de investimentos na melhoria do sistema de captação. E aí, a realidade da falta d'água em São Paulo é um exemplo concreto disso;
7) Se em cidades pequenas os serviços da estatal aparentemente satisfazem os munícipes, em cidades de médio e grande porte a realidade parece ser outra: basta lembrarmos a luta que os prudentinos travaram recentemente para tentar livrar-se do contrato de concessão entre SABESP e municipalidade, sem sucesso.
8) Seria preciso analisar o custo/benefício dos serviços prestados pela Municipalidade e pela Estatal na gestão dos recursos hídricos, estudando as duas realidades, e a partir daí, tirar uma conclusão mais técnica e racional, desapegada aos "pré-conceitos", das paixões e das verdades absolutas.
9) Minha conclusão é de que a SABESP teria condições de prestar melhores serviços. Esta não é uma crítica à Secretaria Municipal de Saneamento, mas entendo que a estatal paulista é dotada de melhor estrutura para lidar com a nossa realidade.
Ass: O Eldoradense
Como um jornalista pode ser tão facilmente influenciado por comentários sem qualquer fundamento. Com certeza a SABESP estando aqui é um belo anunciante dessa imprensa sedenta de dinheiro público.
ResponderExcluirEstamos novamente sem água!!!!! E agora prefeito? A bomba emprestada de Prudente pifou também????
ResponderExcluir