Emagreça sem trans!
Elimine essa gordura de sua vida. Com ela, vai sumir a adiposidade extra localizada no abdome e você ganhará mais saúde e energia.
De que adianta ficar horas malhando em busca de condicionamento e belas formas, se o lanchinho de recompensa for regado a gorduras trans? De que adianta fazer dieta, se essas danadas estão lá, à espreita, escondidas nas preparações culinárias aparentemente saudáveis? Os médicos têm alertado sobre os perigos desse tipo de gordura e você deveria tomar suas precauções.
MACACOS EM TESTES Pesquisa da Universidade de Wake Forest, dos EUA, apontou o grande poder lesivo das gorduras trans. Foram 6 anos comparando a saúde de macacos que recebiam a mesma quantidade de calorias na alimentação, 35% delas provenientes de gordura. O diferencial é que, enquanto a dieta de um grupo era preparada apenas com gordura monossaturada, o outro grupo recebeu 8% de gorduras trans, quantidade equivalente ao consumo de quem ingere muita fritura. Todos os macacos aumentaram de peso, mas os que ingeriram gordura trans aumentaram 4 vezes mais que os outros. Por meio de tomografia, os cientistas notaram que o peso extra desses macacos acumulava-se no abdome. Essa gordura visceral, que se acomoda em volta dos órgãos dentro do abdome, aumenta a resistência à insulina e facilita a ocorrência de problemas cardiovasculares, entre outras coisas.
A CHAVE DA BOA LUTA Não há pílula mágica para acabar com a obesidade. Esse controle exige consciência para alimentar-se melhor – e isso inclui evitar gorduras trans – e persistência para manter-se na linha. Pães, bolachas, bolos, tortas e frituras em geral são ricos em trans. Crie o hábito de ler os ingredientes dos produtos antes de comprá-los. Caso não conste gordura trans, mas óleo hidrogenado, acredite: a trans estará lá. Se mesmo tomando todos os cuidados ainda precisar de uma dieta para emagrecer, seja consciente. Não agrida seu corpo com práticas mirabolantes que podem não dar certo e ainda lesar seu organismo.Um estudo do seu tipo metabólico permite que se determine, com certeza e segurança, a alimentação que fará você perder peso sem perder saúde. Não vacile.
Dr. Wilson Rondó, é Cirurgião Vascular, tendo trabalhado como residente na Clinique Du Mail La Rochelle, na França. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de livros com temas relacionados a nutrição, medicina preventiva e esportiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário