quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Em 15 cidades

Oeste Paulista
PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Região soma 32 profissionais
O Imparcial

Desenvolvido há 10 meses na região, o programa Mais Médicos, do governo federal, é tido por representantes das secretarias da Saúde de 15 municípios da região de Presidente Prudente - que contam com os profissionais - como "um importante instrumento" nas ações, serviços e atendimentos de saúde para os munícipes destas cidades. 

Ao todo são 32 médicos, entre homens e mulheres, sendo 30 cubanos, o que representa 93,75% dos atuantes na região, e apenas dois brasileiros, que desenvolvem os trabalhos nos postos de ESF (Estratégia Saúde da Família), mantidos com recursos governamentais. Presidente Venceslau conta com cinco médicos cubanos. 

De acordo com os entrevistados, embora, no início, tenha havido uma certa "desconfiança" por parte da população em relação à dúvida quanto ao entendimento do idioma dos novos trabalhadores, isso passou "rapidamente" e a aceitação e adaptação foi imediada. Hoje, segundo os membros das pastas, os médicos são de "suma necessidade" e a aceitação e adaptação é tido como eficaz. 

Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde em meados do mês, o órgão abriu edital para que os municípios solicitem mais profissionais do programa. Na região, nove cidades aparecem na lista com potencialidade para aderir ao Mais Médicos ou solicitar mais especialistas. São elas: Adamantina, Álvares Machado, Emilianópolis, Lucélia, Mariápolis, Panorama, Paraguaçu Paulista, Osvaldo Cruz e Presidente Prudente. Os municípios têm até 29 deste mês para participar do edital.
_____________________________________________________

Mix Potato

Nenhum comentário: