Páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Distrito do Campinal

Presidente Epitácio
PRESIDENTE EPITÁCIO REGISTRA CASO SUSPEITO DE LEISHMANIOSE
A Fronteira

Um paciente morador do Distrito do Campinal, em Presidente Epitácio, foi diagnosticado há duas semanas com leishmaniose do tipo humana. Segundo o encarregado do Controle de Vetores de Presidente Epitácio (Covepe), Reinaldo Ferreira da Silva, o setor recebeu o comunicado do caso no dia 19 de janeiro. “Fomos contactados de que um paciente teria sido internado no dia 16 de janeiro na Santa Casa de Misericórdia e que teria apresentado os sintomas da doença e sido diagnosticado com a mesma”, informou o encarregado.

Silva salienta que como o diagnóstico só é confirmado após a realização de exames que demoram alguns dias para sair o resultado, o setor a partir da informação se mobilizou e verificaram in loco 250 imóveis dentro de uma área de 200 metros da residência do paciente delimitada pelos agentes de endemias e em averiguação feita em 132 cachorros cadastrados, localizaram dois animais em situação característica de contaminação. 

“Como ainda não temos uma confirmação se é ou não efetivamente um caso da doença, já que os órgãos oficiais precisam do diagnóstico a partir do exame investigativo parasitológico, estamos aguardando a chegada dos kits solicitados junto ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) para que possa ser feita a coleta de sangue dos animais para a realização dos exames. Caso haja alguma alteração serão feitos testes rápidos com materiais destinados pelo Instituto Adolpho Lutz (IAL)”, revelou.

O encarregado enfatizou que desde segunda-feira (26), um trabalho de conscientização foi iniciado pelos agentes do setor, com foco em orientador moradores da área rural e urbana quanto à importância da limpeza de quintais e terrenos, a fim de alterar as condições do meio, que propiciem os criadouros do vetor. 
_____________________________________________________

Boscoli Bosch Car Service

Nenhum comentário:

Postar um comentário