Cuidado! Você pode estar consumindo alimentos causadores do câncer
Muitas vezes nos entregamos a certos hábitos alimentares por serem prazerosos e nos darem a sensação de desejo saciado. Mas, infelizmente, essa condição na maioria dos casos vem acompanhada do aparecimento de várias doenças sem que tomemos conhecimento da raiz desses problemas. E é muito importante que você saiba que alguns alimentos são capazes de danos que se não diagnosticados a tempo podem até mesmo causar a morte.
Para manter sua saúde sob controle e longe de doenças severas, e neste caso estamos falando diretamente sobre o câncer, você deve adicionar à sua rotina alimentar uma dieta bastante saudável e eliminar alimentos que não fazem bem algum ao seu organismo.
Sendo assim, fique atento às observações que descrevo a seguir e garanta uma super saúde para você e para a sua família.
Quando falamos de alimentação preventiva é preciso ter a consciência de que não existe espaço para alimentos processados e refrigerantes. Estamos combinados? Veja o que mais você deve evitar desde já:
1 – Carne vermelha de animal confinado é o maior contribuidor para o câncer. Esses animais além de usarem diversas drogas veterinárias (antibiótico, hormônios etc) que acabam ficando depositadas nos seus tecidos. Além disso, o preparo da carne em altas temperaturas cria aminas heterociclicas que potencializam o efeito carcinogênico.
Por isso eu recomendo sempre, que você consuma carne vermelha de animais criados em pasto. Consumir carne de gado confinado não traz benefício algum. É complicado para muitas pessoas entenderem que é enorme a diferença entre carne de animal confinado e de animal criado no pasto, mas acredite, são duas espécies muito diferentes em termos de conteúdo nutricional. Uma é alarmante para a saúde e a outra é benéfica.
Portanto, entenda que quando estou falando de efeito negativo da carne vermelha na sua saúde, especialmente em termos de câncer, entenda que estou falando diretamente da carne de gado confinado.
2 – Açúcar e isso incluem todo tipo de açúcar, inclusive frutose e grãos. O açúcar não tem valor algum para a sua saúde, e quanto mais se consome mais alimentamos as doenças crônicas.
Segundo estudo realizado recentemente, o açúcar é um mecanismo universal para a geração de doenças crônicas. Ele ativa a inflamação e estimula a geração de radicais livres. Esses são os dois processos que promovem doenças crônicas, inclusive o câncer. O açúcar alimenta células cancerosas porque a glicose é o alimento favorito delas. Quanto mais você consome, mais rápido elas crescem.
3 – Gorduras ruins que você consome são os grandes contribuidores para a perda de saúde e aparecimento do câncer. É importante entender que toda membrana celular é composta de gordura, assim como o seu cérebro que na verdade precisa da gordura boa.
Veja exemplos de gordura ruim a ser eliminada da alimentação:
- gordura de animal criado em confinamento;
- trans fat – gordurosos hidrogenados e parcialmente hidrogenados.
As gorduras saudáveis de particular importância na prevenção do câncer são o Ômega 3 e Ômega 9, além do óleo de coco. O Ômega 3 é particularmente efetivo na redução do desenvolvimento de tumor em câncer sensível ao estrógeno, como o câncer de mama, próstata e cólon.
4 – Quaisquer alimentos que contenham xenoestrogeno (químicos que mimetizam estrógeno).
Isso pode se tornar uma lista intensa uma vez que você comece a incluir todo alimento contaminado com esses químicos que mimetizam estrógeno como o BPA, encontrado em camadas de revestimento de alimentos enlatados e em plásticos. A lista fica enorme quando você inclui produtos de higiene pessoal, que também contém esses químicos.
Estratégias naturais para reduzir esse risco
Reduzir o risco de aparecimento do câncer – ou até mesmo de outras doenças – não é tão difícil. Você precisa reeducar sua alimentação e reestruturar sua rotina.
Sugiro que você consuma vegetal crucífero (brócoli, couve flor, couve de Bruxelas e couve). Eles contêm o que chamamos de elementos fitoquímicos (índole 3 carbinol, cálcio D glutarato, sulforafano) que protegem nosso organismo contra o câncer.
A vitamina D também ajuda a diminuir o risco de câncer em 50% desde que a concentração dessa vitamina esteja acima de acima de 80 ng/ml.
Além disso, ela age oferecendo proteção de diversas formas como:
- regulamento a expressão genética;
- aumentando a destruição de células mutantes (que se permitida replicar, pode levar ao câncer);
- reduzindo a reprodução de células cancerosas;
- reduz a neoformação vascular em células cancerosas;
- curcumina ou tumeric, pela sua ação antiinflamatória e antioxidante também reduz risco de câncer em 50%.
Procure dormir o número adequado de horas, pois isso permite a regulação hormonal e estimula a defesa imunológica. Promove a produção do hormônio melatonina, que além de antioxidante, promove redução de estrógeno no corpo e estimula imunidade também.
Faça exercícios! Eles ajudam a reduzir os níveis de insulina em nosso organismo, diminuindo o risco de aparecimento do câncer.
Dr. Wilson Rondó, é Cirurgião Vascular, tendo trabalhado como residente na Clinique Du Mail La Rochelle, na França. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de livros com temas relacionados a nutrição, medicina preventiva e esportiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário