Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Cão na Linha


Cuidados com os cães no verão - Parte III

Calor intenso - cães podem ter desidratação

Cães também sofrem de desidratação por causa do calor, nunca deixe seu cachorro sem água fresca à vontade. No verão em dias de calor forte, coloque cubos de gelo na água, isso ajuda a regular a temperatura do corpo. Uma dica interessante é umedecer a ração em dias muito quentes para incentivá-lo a comer, é muito comum os cães perderem o apetite em dias de calor forte. É muito comum que os cachorros comam menos em dias de muito calor, por isso não se preocupe, diminua um pouco a porção isso não fará mal a ele. Você também poderá substituir parte da alimentação dele por ração úmida para cães. Se for viajar com seu cachorro, procure horários com a temperatura mais amena e tenha a mão um isotônico para oferecer a ele assim que chegarem ao seu destino.

Cuidado maior com parasitas
Outro grande pesadelo que podemos ter com relação à saúde dos nossos cachorros em dias de intenso calor, são os parasitas: carrapatos, pulgas, mosquitos, moscas e outros insetos são muito mais frequentes nos meses de verão. Converse com seu veterinário e intensifique a proteção de seu cachorro utilizando produtos preventivos como coleiras, xampus, pipetas e outros produtos. Se você for para praia, não esqueça de proteger seu cachorro contra o verme do coração. Seu veterinário irá orientar a melhor maneira de fazê-lo.

Atenção na hora dos mergulhos
A maioria dos cachorros adoram nadar. E a natação é muito apropriada para os cachorros nos dias de muito calor, pois ajuda muito a baixar a temperatura corporal, além de ser muito divertido para você e seu cachorro. Mas fique atento, pois o cloro e o sal podem irritar a pele de alguns cachorros e até mesmo podem causar algum distúrbio gastrointestinal naqueles cães que bebem muita água durante suas brincadeiras, tanto no mar quanto na piscina. Por isso é importante ter alguns cuidados com nossos cachorros para que eles aproveitem um delicioso mergulho.

1. Lave bem o cachorro em água doce ao sair da piscina ou do mar
2. Seque muito bem as orelhas, com muito cuidado para não machucar, assim você estará prevenindo uma possível otite.
3. Supervisione o cão durante as brincadeiras e não deixe que ele beba muita água
4. Mostre sempre ao cachorro que tem água potável bem próximo a ele e que este é o lugar correto de bebê-la.

Atenção com as alergias
Alergias são outros “fantasmas” que rondam a vida de nossos cães em dias quentes, tirando nosso sossego e principalmente o deles. Os agentes causadores das alergias são diversos, entre eles as pulgas, fungos, flores, e outros. Estas alergias, causam pruridos, tosse, espirros e uma série de desconfortos para os cachorros. Por isso é muito importante falar com seu veterinário se seu cachorro estiver sofrendo de alguma alergia, ele primeiro irá ajudá-lo a encontrar o agente causador e é o único que poderá indicar um anti-histamínico ou outro medicamento que possa aliviar os sintomas da alergia.

Viagens com cachorros durante as férias de Verão
E por fim, muito cuidado se você for viajar com seu cão, para que ele não se perca em um lugar desconhecido. Não recomendamos que seu cão em nenhuma circunstância ande sem coleira, mas especificamente nesta situação intensifique este cuidado. Mantenha ele com uma coleira de identificação com seu celular e seu nome. Também pode ser uma boa ideia utilizar um microchip de identificação no seu cão, não é doloroso. Ser cauteloso é sempre muito mais seguro do que ter que passar por uma situação desagradável. Boa sorte e muita diversão para vocês nestes dias de verão.

Mais informações com Rodrigo (18) 99710-1007 e João Vitor (11) 98425-5823.

Nenhum comentário:

Postar um comentário