Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Campanha

Presidente Venceslau
VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL
Assessoria de Imprensa
A segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva será realizada nesse sábado, 29 em Presidente Venceslau. O objetivo é vacinar cães e gatos que ainda não foram imunizados contra a raiva este ano. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde definiram 10 pontos para aplicação das doses em cães e gatos. Os ESFs da Vila Luiza, Jardim Eldorado, CECAP, Vila Vicentina e Jardim Morada do Sol terão equipes para prestar o atendimento, além do Corpo de Bombeiros, Casa da Lavoura (CATI), Praça da Matriz, “Praça da Feira de Quarta” e Caixa d’água do Jardim Europa. O horário da vacinação no sábado, dia 29, será das 8h00 até às 17h00. Entretanto, após o plantão especial, o Núcleo de Endemias se tornará um ponto fixo de vacinação contra a raiva. O núcleo se encontra localizado na Rua Padre Anchieta – 150. O telefone para contato e mais informações é o (18) 3271 7900.

Informações gerais
- Levar a caderneta de vacinação do animal
- Os responsáveis pelos animais devem levar os cães em coleira e os gatos dentro de um saco.
- A vacina dos animais somente será realizada nos locais programados. O Centro de Zoonose não poderá fornecer vacina para as pessoas levarem.
- O ideal é que os animais sejam levados pelos responsáveis, e não por crianças.
- Os animais mais agitados e violentos devem ser levados com a focinheira.

Medidas de prevenção
A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. Sua transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura e também arranhão ou por uma lambida em mucosas ou machucados. Nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. É necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão. Os sintomas de um animal infectado pela doença são dificuldade de alimentação e ingestão de água, agressividade além do normal e salivação excessiva. Se um animal ferir uma pessoa, lamber ou arranhar, ela deve procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima de sua casa, mesmo que o animal tenha sido vacinado.
_____________________________________________________

AA Sorriso

Um comentário:

  1. sempre teve um posto de vacinação na pracinha enfrente a creche tia carmen e este ano pelo jeito não vai ter... assim fica impossibilitado eu de levar meus cachorros... não tem como eu levar a esses outros locais são muito longe e meus cãos não colabora... poxa..

    ResponderExcluir