quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Prevenção


Cuidado com o uso de Acetaminofen


Existe um ditado que diz que a diferença entre o veneno e o remédio está na dose. E este ditado não poderia estar mais certo, principalmente quando o assunto são medicamentos contendo Acetaminofen. Um novo estudo confirma que o uso destas medicações por vários dias em dosagem pouco acima da indicada pode ser fatal. O estudo, conduzido pelo Dr. Kenneth Simpson, da Universidade de Edimburgo na Escócia, conclui que você está mais propenso a morrer por uma cumulativa overdose de Acetaminofen (dosagens pouco maiores do que as convencionais por vários dias ou semanas) do que de overdose por uma única dose. Aproximadamente 37% das pessoas que utilizaram a medicação neste esquema de dosagem (pouco acima da indicação por vários dias) faleceram; enquanto o número de óbitos por uma única dosagem maior foi de apenas 28%. Como as medicações com este ativo estão entre as mais vendidas do planeta, não vou me espantar se você estiver surpreso com essa notícia de que um pouco deste remédio pode ser tão sério. Por se tratar de um produto que sozinho ou associado a outros componentes é tão comum e frequente dentro de casa, ninguém imagina que essa droga possa ser tão tóxica para o fígado. Para se ter uma ideia, o Acetamonifen é a causa número um de falência hepática nos Estados Unidos. É muito fácil alguém usar essa medicação em dosagens como a mencionada no estudo, especialmente aqueles que sentem dores crônicas nas costas, no dente, de cabeça etc. Aconselho as pessoas a pensarem duas vezes antes de usarem este produto da maneira como estão fazendo. Elas podem muito bem estar fazendo uso de forma crônica, levemente acima da dose, sem a menor intenção e sem ao menos imaginar o risco de falência hepática que estão sofrendo. Outro ponto importante é que como é tão comum o uso deste medicamento, as pessoas simplesmente não dizem aos médicos que estão (e nem como estão) o consumindo, o que prejudica, e muito, o tratamento indicado pelo especialista. Ainda de acordo com o estudo, o tratamento médico com mais de 24h após a overdose aumenta seriamente os riscos se comparado com a ajuda prestada logo no início do uso do remédio.
Há outros efeitos colaterais que estão associados com o uso do Acetaminofen. Esses efeitos independem da lesão do fígado, por isso não te aconselho a usar essa medicação sem os devidos cuidados. O uso desenfreado deste ativo traz riscos como:

- câncer sanguíneo
- asma
- dano cerebral
- aumento da pressão arterial
- perda de audição

Caso você use Acetaminofen ou medicações que o contenham, use sempre N.Acetyl L-Cysteíne (NAC), ativo fundamental para a geração da principal defesa antioxidante endógena que é a enzima gluthationa. Ela protege a ação oxidativa causada pela medicação nas suas células, evitando qualquer lesão. Converse com seu médico e seja sempre muito sincero; se o Acetaminofen faz parte de sua rotina não deixe de contar a ele.

Dr. Wilson Rondó, é Cirurgião Vascular, tendo trabalhado como residente na Clinique Du Mail La Rochelle, na França. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de livros com temas relacionados a nutrição, medicina preventiva e esportiva.

Nenhum comentário: