Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Carta à Redação

Presidente Venceslau
COMENTANDO 
O jornalista Clóvis Moré enviou artigo ao Blog do Toninho, fazendo comentário sobre o aniversário de Presidente Venceslau que está sendo comemorado nesta terça-feira, dia 2. Eis o material na íntegra:

"ANIVERSÁRIO" DE PRESIDENTE VENCESLAU E "CIDADANIA"

“2 DE SETEMBRO” – data magna do município de Presidente Venceslau.
Acordei nostálgico, melancólico e triste. O dia é silencioso, quieto, opaco e cinzento, parecendo que a Natureza faz coro a este nosso sentimento.
No passado, o toque da corneta do Tiro de Guerra às 6 horas da manhã trombeteava a ALVORADA de um dia muito especial, juntamente com a salva de 21 tiros.

O nosso dia.
O Rufar dos tambores das escolas, cada uma com sua “fanfarra” procurando ser mais numerosa e bonita do que a outra, mostrava que o dia era diferente. Os alunos em intermináveis classes, comandados pelos professores de Educação Física, desfilavam por várias horas, nas manhãs ensolaradas de setembro. Na Praça Nicolino Rondó, milhares de venceslauenses e as autoridades municipais e convidadas de outras partes do Estado de São Paulo, assistiam orgulhosos, alegres e empedernidos o grande desfile "cívico-militar", dos seus filhos, que os Vibrantes da Notícia da Rádio Presidente Venceslau , narravam para a os que estavam na praça publica e para todo o Pontal do Paranapanema.
"Dia 2 de setembro, era o dia da "prova da liderança de Presidente Venceslau – sub-sede administrativa da 10ª Região do Estado de São Paulo - era a segunda cidade do oeste paulista, - perdia apenas para Presidente Prudente".
Havia concurso de fanfarras que se exibiam vindas de todo o Estado de São Paulo.
Orgulho para todos os mais de 40 mil habitantes que aqui viviam.
O espírito de “CIDADANIA”, brilhava em cada corneta, tambor, caixinhas, balizas, e na marcha firme de nossa juventude, comandada pelo amor dos professores rígidos e disciplinadores que ministravam sabedoria nas escolas da cidade e pelos sargentos do TG local.
No palanque da D. Pedro II, no coreto que um incauto mandou derrubar, estavam prefeitos em sua maioria honestos e comprometidos com o dever “político” ladeados por vereadores que não ganhavam um centavo e por dirigentes de escolas, clubes esportivos, de serviço, entidades comunitárias. As mulheres vestiam seus longos e melhores vestidos e os homens todos de terno sabiam que “2 de setembro” era o dia de Presidente Venceslau.
A entrega do Titulo Honorífico na Câmara Municipal era concorrida e o homenageado sempre um “Cidadão Venceslauense” de real valor, com relevantes serviços prestados à coletividade e que era escolhido “a dedo” por quem mandava na cidade.
Não desmereço os de agora, é bom que se entenda.
Com estas lembranças que acordei neste 2 de setembro de 2.014 – nostálgico ao lembrar dos desfiles das manhãs inesquecíveis de 2 de setem bro – desvirtuando tudo, o desfile foi ontem à noite, dia 1º como que a justificar que patriotismo e civismo devem ser tratados em segundo plano com pressa e incompetência.
Melancólico por ver que nossos valores estão cada vez mais deteriorados. A FAIVE virou Feira, daquelas que servem de palco de cantores medíocres, que dublam seus sucessos, e o povo tem que pagar – à exceção de Milionário e José Rico, para mim uma das precursoras da moderna musica sertaneja - e de vendedores ambulantes de “espetinhos, cachorros quentes”, a preços escorchantes, segundo quem foi ao “feirão”, em que se transformou o Parque Alfredo Ellis Neto, pioneiro do gado em P. Venceslau.
Para completar, o Presidente da Associação instituída para promover a feira, saiu, dizendo que “tem a sensação do dever cumprido”.
Na edição de 2.013, as contas – desta mesma associação - foram apresentadas de forma nebulosa e até hoje ninguém sabe direito o que foi feito da sobra de mais de ’90 MIL REAIS’ que foi alardeada.
E, agora..... Como será a prestação de contas de quem “já lavou as mãos”.
A tristeza é a do cidadão. De ver e sentir que tudo que foi construído com espírito comunitário, com sacrifício pessoal de muitos, está sendo no presente desvirtuado por aqueles que como filhos de Presidente Venceslau, deveriam antes de tudo ser gratos à terra que os viu nascer, na qual moraram seus avós e pais e moram eles e os filhos, que obtiveram a confiança da população no voto “livre e democrático” – a nossa única arma de combate.
A CIDADANIA pede socorro e respeito......

Clóvis Moré
Jornalista

29 comentários:

  1. Por isso respeito e admiro Clóvis Moré.
    Já recebeu título de cidadão Benemérito?
    Também temos o mesmo sentimento e compartilho palavra por palavra do que você tão bem disse. Parabéns pra cidade e pra você Clóvis.

    ResponderExcluir
  2. MEUS PARABENS CLOVIS PELAS SUAS PALAVRAS E AS LEMBRAÇAS DO PASSADO DE PRES VENCESLAU

    ResponderExcluir
  3. CLOVIS SE EU ESTIVESSE PERTO DE VC NESTE MOMENTO TE FARIA UMA REVERENCIA PELO SEU TEXTO VC DISSE TUDU O QUE ESTA ACONTECENDO EM NOSSA CIDADE,SIMPLISMENTE VC FOI O PORTA VOZ DE MILHARES DE PESSOAS QUE AQUI HABITAM E ESTAO DESCONTENTES COM MUITA E MUITAS COISAS,OBRIGADO UM GD ABRAÇO E QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE.

    ResponderExcluir
  4. ai eu te pergunto Clóvis... o que você fez pela cidade?. Mostre alguma coisa, alguma contribuição, por favor

    ResponderExcluir
  5. Tem uma coisa que se chama inteligência, uns tem e outros não. Tem uma coisa que se chama sensibilidade, uns tem e outros não. Clóvis é aquele ser humano que precisa existir senão teríamos que inventar em nossos sonhos, em nossa imaginação como se lêssemos um bom livro.
    Sábio, atento e incomoda obviamente os ignorantes.
    Clóvis não precisa se justificar, ainda mais para quem não tem educação.
    Como deve sofrer o Clóvis e aqueles a quem Deus privilegiou com a inteligência nesta cidade.
    Aí eu aprendo, a resposta em certas ocasiões tem que ser mesmo o silêncio.
    Clóvis só de existir, faz mais que você.

    ResponderExcluir
  6. Clovão só elogia enquanto tá bom pra ele.

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS..CLÓVIS,,EU COMO VC,VI TDO ESSE PATRIOTISMO SE ACABANDO AO LONGO DESSES ANOS..K TRABALHEI EM UMA ESCOLA POR 30 ANOS (HOJE APOSENTADA) ONDE SE SABIA O *HINO NACIONAL NA PONTA DA LINGUA...OS ALUNOS RESPEITAVAM NÃO SÓ OS PROF, COMO TDOS OS FUNCIONÁRIOS....E A PREPARAÇÃO ENTÃO P/ O GRANDE *DIA*COMEÇAVA A UM MÊS DE ANTECEDÊNCIA....TDOS PARTICIPAVAM....VC TEM RAZÃO: TRISTE...MUITO TRISTE MESMO...T

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde eu nunca vi o desfile ser na vespera do aniversario da cidade,tem que ser comemorado no dia de manhã para que as pessoas possam levar seus filhos para assistirem .A noite não dava nem pra ver e coitadas das crianças desfilando morrendo de sono .Acorde senhores politicos e ve se nos proximos anos façam a coisa certa,DESFILE NO DIA DE MANHÃ !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Próximo presidente da faive , tem que rever os preços abuzivos dos estander estacionamento tudo bem , mais cercaram avenida de frente da faive , cobram para estacionar local de direito de quem paga impostos e IPVA caro. Ta certo isso-

    ResponderExcluir
  10. Um absurdo mesmo cobrarem para estacionar na avenida principal da faive. Sera que todo ano ninguém vê isso. Ai. Senhores vereadores faziam alguma coisa

    ResponderExcluir
  11. ONTEM NÃO VI UM DESFILE.
    VI UMA CORRERIA E AS PESSOAS MUITO TRISTES E DESANIMADAS.
    NA FAIVE NÃO FUI E NÃO VOU HÁ MUITOS ANOS.VENCESLAU MUDOU MUITO E NÃO PRA MELHOR.
    GRAÇAS A DEUS QUE PUDE VER O QUE CLÓVIS FALOU, PUDE OUVIR A BANDINHA DO SEU AMEIXA, PARTICIPEI DE FEIRAS DE ATRAÇÃO NA AVENIDA. PUDE DESFRUTAR DE TOCAR EM UMA FANFARRA COMANDADA POR ABÍLIO RODRIGUES E JUQUINHA. PUDE CONVIVER COM SHIRUCA, PUDE VER AS DEMONSTRAÇÕES NO GINÁSIO DE ESPORTES, E PARTICIPAR DAS COMPETIÇÕES DE JOGOS COLEGIAIS. TIVE PROFESSORES EXIGENTES SIM, MAS EXCELENTES. OUTROS TEMPOS CLÓVIS, MAS QUE MARAVILHOSOS FORAM.

    ResponderExcluir
  12. Tem pessoas que são únicas e sensacionais pelo que são.
    Clóvis é uma delas.
    Parabéns pelas suas palavras, por sua coragem e brilhantismo em expor sempre sua opinião.
    O tempo vai passar e sempre vamos nos lembrar de você.

    ResponderExcluir
  13. porque anonimos tem medo de represarias dos politicos dessa terra de rancorosos e perseguidores


    ResponderExcluir
  14. Como crítico ferrenho das administrações municipais que vão contra seus interesses, acho que o senhor Clóvis deveria ser o próximo presidente da FAIVE. Vamos ver se ele é bom pra isso, como é para criticar e perseguir os outros.

    ResponderExcluir
  15. falou tdo a verdade parabens

    ResponderExcluir
  16. Eu infelizmente ñ conheço o sr. Clóvis Moré mas gostaria de dizer para ele ñ se preocupar com as críticas aqui proferidas contra sua pessoa, vivemos em um país livre e democrático e temos todo o direito de nos manifestar, parabéns sr. Clóvis... Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  17. a muitos anos que naõ ia a um desfile mas ontem o que vi na avenida me deixou muito triste pois algumas pessoas atravesando no meio do desfile vendedores passando entre as crianças desfilando total desrespeito e ningem para organisar enfim total bagunça

    ResponderExcluir

  18. PARABÉNS PRES.VENCESLAU,POPULAÇÃO QUERIDA,QUE TRABALHA EM PROL DO PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO DA NOSSA TERRA." ESTOU LONGE DESTE BERÇO AMADO QUE ME VIU NASCER,E JAMAIS O ESQUECEREI".
    AGORA DE UMA COISA EU TENHO CERTEZA,OS TEMPOS SÃO OUTROS,HOJE AS PESSOAS TEM UMA OUTRA VISÃO DAS COISAS,PRINCIPALMENTE QUANDO SÃO
    ADIMINISTRADAS POR AQUELAS DE CARÁTER DUVIDOSO E QUE SÓ QUEREM SE BENEFICIAR OU TIRAR PROVEITO DA SITUAÇÃO.
    ENTÃO MEU CARO CLÓVIS,SEI QUE VOCÊ COM TODA A SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA SABE COMO COLOCAR O DEDO NESTA "FERIDA",MAS SEI QUE ELA É PROFUNDA E DIFICÍL DE SER CICATRIZADA.
    ENTÃO MEU AMIGO REVIVER AQUELES TEMPOS PASSADOS,PARA QUEM ESTEVE PRESENTE É SEM DÚVIDA MUITO BOM,SÓ
    QUE HOJE ALÉM DE NÃO TERMOS MAIS
    AQUELE MATERIAL HUMANO DISPONÍVEL,
    AINDA ENFRENTAMOS A CHAMADA EXPLORAÇÃO COMERCIAL,TODO MUNDO
    QUERENDO GANHAR OU SEJA LUCRAR ACIMA DO PERMITIDO. SÓ PARA TERMOS NOÇÃO E ENTENDERMOS MELHOR,BASTA OBSERVAR O QUE ACONTECE COM OS NOSSOS POLÍTICOS NESTE PAÍS,UM
    PÉSSIMO EXEMPLO PARA TODA A NAÇÃO.
    APARTIR DAI O QUE PODEMOS ESPERAR DE CIDADÃOS QUE NÃO TEM AMOR PRÓPRIO E NEM RESPEITO PELA SUA
    PÁTRIA.
    E DIGO MAIS,PARA QUEM É SÉRIO E BOM
    CARÁTER,FICA DIFÍCIL TRABALHAR COM ESTA GENTE!
    GDE ABRAÇO!
    E ATÉ APRÓXIMA QUERENDO DEUS...
    SAUDADES DA MINHA FAMÍLIA...AMIGOS E DA MINHA TERRA QUERIDA!!!VALEU...










    ResponderExcluir
  19. CLOVIS MORE, FAZ PARTE DE MENTES QUE BRILHAM, ME EMOCIONEI COM SEU DESABAFO PURO E VERDADEIRO, PARABENS AMIGO DEUS te ilumine sempre. SONIA

    ResponderExcluir
  20. Gosto dos textos do Sr. Clóvis Moré, porque apesar de pensar diferente dele sobre alguns temas, sempre aparece uma ou outra palavra que admito de forma humilde e sincera, não saber os seus respectivos significados. E quem quer aprender, pesquisa. Destaco três delas:

    "Empedernidos": "De pedra, rígido, insensível". Na conjuntura do texto, creio que refere-se à postura ereta e respeitosa das autoridades quando assistiam ao desfile cívico;

    "Incauto": desprovido de cautela, imprudente;

    "Escorchantes": extorsivos, abusivos. (Mesmo não conhecendo a palavra, foi fácil imaginar que era este o significado, mediante o contexto do uso do vocábulo).

    Sinceramente, aprovo o molde do desfile cívico feito à noite, pois a temperatura é mais amena, proporcionando maior conforto tanto aos que assistem quanto aos que desfilam.

    Porém, concordo que o desfile transpareceu improviso, sem muito capricho, compasso ou organização. Não sei explicar ao certo, mas as apresentações estéticas dos desfiles cívicos do passado pareciam ser mais metódicas, sistemáticas, disciplinadas, e por consequência, visualmente mais atrativas. Também não quero desmerecer ninguém, mas o desfile cívico merecia, de fato, mais empenho, capricho e organização.

    Quanto à FAIVE, vejo que a feira tornou-se mais acessível a todos, tendo em vista que a entrada e o transporte coletivo até o recinto são gratuitos. Quanto aos preços praticados nas barracas, são realmente mais caros que os praticados fora da feira, mas penso que aí seja uma questão de aluguel dos espaços e de repasse dos custos ao consumidor. O problema é que o evento precisa ser economicamente viável, não onerando os cofres públicos como ocorreu naquela fatídica edição que nos custou aproximadamente seiscentos milhões. E aí, penso que se torna bastante complicado praticar preços menores ao público consumidor.

    Mas repito: apesar de algumas divergências de opiniões, é sempre bom ler os textos do Sr. Clóvis Moré, tanto pela questão da exposição dos seus posicionamentos, quanto ao aprendizado que eles proporcionam.


    Ass: O Eldoradense

    ResponderExcluir
  21. Corrigindo: seiscentos mil...

    Ass: O Eldoradense

    ResponderExcluir
  22. Parabens Clovis, sou do tempo do Radio Variedades na AM de Venceslau, fui integrante da fanfarra do IEE, sob o comando do Sr Abilio e estudante do saudoso Antonio Marinho de Carvalho Filho e sei de que sentimentos você fala neste texto. Saudação ao seu senso de patriotismo, que infelizmente não existe mais nos dias de hoje. Não resido mais nesta cidade, mas ela continua sendo minha terra adorada. Saudades desta epoca!

    ResponderExcluir
  23. Em uma prefeitura que não existe espirito de equipe até que o desfile não foi dos piores, uma administração onde cada um faz do seu jeito o que podemos esperar.

    ResponderExcluir
  24. Vi o pessoal do setor de transito numa correira pois não tinham a programação de onde sairiam as escolas para o desfile e como de costume pelo que vi interditaram os locais de costume e não foi isso que vimos quando da aglomeração das escolas para darem inicio ao desfile.

    ResponderExcluir
  25. ACORDA JORGE DURAN SUAS EQUIPES DE SECRETÁRIOS PARECE QUE NÃO SE COMUNICAM E TUDO VIRA UMA BADERNA SÓ OU SERÁ QUE ESTÃO COMBINADO PARA DENEGRIR O SEU GOVERNO.

    ResponderExcluir
  26. ....muito bem escrito e com certeza ilustra o sentimento de muitos em nossa cidade..é com tristeza que vimos a exposição realmente transformada em feirão e o desfile se pode ser chamado o que tivemos na noite do dia primeiro...esta mais para um amontoado de pessoas totalmente sem organização ...crianças com sede cansadas de tanto esperar...ma multidão desorganizada ..a exemplo do que vem fazendo tão nobre administração com a educação ...

    ResponderExcluir
  27. Até as firmas de fotografia, não aparecem, na avenida, saudades, dos Fotografos Armando Otsuka, e o Sêo Teruo,mas a empresas de Tupa, empresa, não picareta, estavam no fim da avenida, ai aparecem com um quadro custando 200 reais para vender.
    Cadê a TV a cabo nem foi ou eu não vi.

    ResponderExcluir
  28. Olha eu adorava quando o desfile de pres. venceslau era no dia certo DIA 2 ,, OLHA EU estudei no alvaro coelho COM 6 ANOS eu desfilava tdos ano com idade de 7...8...9.. 10 E 11 anos aquele tempo era bom de mais os desfile era chocante de mais muito lindo msm mas agora esta diferente agora é pucos momentos de desfile mas ta bom , msm assim ,, sempre adorei minha cidade ,, Parabéns nossa PRESIDENTE VENCESLAU AK me criei AK..ME cresci e me lembro como era !!! ouve muitas mudanças na nossa VENCESLAU A RUA DO TUNEL ERA DE TERRA A RUA DA BARRA FUNDA ERA TERRA E A CIDADE FOI CRECENDO BAIRROS VILAS ETC, COMO ERA PEQUENA E COMO CRESCEU TBMM PARABÉNS FCO ORGULHÓSA DA NOSSA CIDDAE AMO DEMAIS AK... MINHA CIDADE MINHA TERRA , MEU LUGAR É AKI.E PARABÉNS CLÓVIS MORÉ...... PELA LEMBRANÇA Q TEMOS DA NOSSA CIDADE . ABRAÇOS A TDOS !!!

    ResponderExcluir
  29. Como uma pessoa sensata, respeito sua opinião sr. Clóvis. Todavia não comungo da mesma. E pelos comentários que o senhor expõe vejo que trata-se de pessoa excessivamente crítica e desrespeitosa com os outros seres humanos, criticando, apontando dedos. Que coisa feia!
    Tenho na verdade compaixão do Presidente Edmilson que vejo que faz tudo com grande carinho e esmero. Uma pessoa visionária, idealista, humilde, esforçada. Que comete erros e acertos, mas que se esforça em tudo o que faz. E as pessoas só fazem criticar. Ajudar que é bom nada.
    Estive na Faive e gostei de tudo que vi. Os shows estavam ótimos além de gratuitos. Nossa cidade é carente de entretenimento e a Faive é uma alternativa e teve um público excelente.
    Em relação aos preços os mesmos são em regra os mesmos praticados em feiras deste porte. Inclusive temos que valorizar os barraqueiros, posto que os mesmos vivem desta renda e muitas vezes por conta do tempo/clima levam prejuízos e precisam assim compensar uma feira na outra.
    O mundo não precisa de pessoas perfeitas, mas de pessoas, que como o Presidente, coloquem a mão na massa, se doam.
    Temos que valorizar nossa Faive e aqueles que ainda aceitam o grande desafio de realiza-lá, mesmo sabendo que será alvo de tanta crítica, maldade, inveja e maledicência.

    ResponderExcluir