Páginas

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Retrato de dois Brasis

* Extraído da revista Veja

Atrasos
No futebol, o time que atrasa a bola para o goleiro costuma ser vaiado. Sobram vaias para o Brasil na organização de seus dois Mundiais. Em 1950, a 39 dias da abertura da Copa, não se sabia qual seria a cidade-sede do Nordeste. Projetado para ser o maior estádio do planeta, o Maracanã só foi inaugurado uma semana antes do início da competição. Inacabado. Em 2014, a um mês da primeira partida, o país tinha concluído menos da metade das metas que havia se comprometido a cumprir. E, a onze dias de a bola começar a rolar, o Itaquerão, palco da estreia, não pôde ser inteiramente testado pela Fifa. Vaias, vaias. 

Superstição
O uniforme todo branco com gola e manga azuis usado no Maracanazo de 1950 virou símbolo de mau agouro. Por isso, a camisa amarela passou a ser usada a partir de 1953. Na quinta-feira, 12, a seleção estreará contra a Croácia vestindo seu uniforme tradicional. Esconjuro. 

Televisão
Por pouco o Brasil não se tornou o primeiro país a transmitir uma Copa pela televisão. A TV Tupi entrou no ar em 18 de setembro de 1950. Na ocasião, Lolita Rodrigues cantou o Hino da TV Brasileira no lugar de Hebe Camargo. Para ter um aparelho, era preciso gastar então 41 salários mínimos. Hoje, compra-se uma boa TV por menos de um. 

Urbanização
O número de brasileiros saltou de 51,9 milhões, em 1950, para 201 milhões, em 2013. No mesmo período, o país passou de oitavo a quinto mais populoso do mundo. A mudança mais drástica foi em relação à urbanização. Antes, 64% dos habitantes moravam no campo. Agora, quase 90% dos brasileiros vivem em cidades. 
_____________________________________________________

Ao Barulho

2 comentários:

  1. Nossa em casa tinha TV. Nem sabia q era esse o valor.

    ResponderExcluir
  2. Veja não é revista de informações mas um folhetim politico da direita brasileira.

    ResponderExcluir