segunda-feira, 2 de junho de 2014

Embasamento de ação

Foto: O Imparcial
Rodovia Raposo Tavares
ARRECADAÇÃO DE PEDÁGIOS
MPE solicita informações à Cart
O Imparcial
A Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) deve entregar ao MPE (Ministério Público Estadual), até terça-feira, uma planilha com dados da arrecadação com os pedágios, na rodovia Raposo Tavares (SP-270). O levantamento, conforme André Luís Felício, promotor de Habitação e Urbanismo, vai embasar uma ação civil pública que busca a adoção de medidas de segurança no trecho urbano de Presidente Prudente. “A Cart pediu a dilação do prazo para apresentar as informações. Portanto, este vence na próxima semana”, esclarece. Em novembro do ano passado, o MPE decidiu mover a ação, após a Cart se recusar a assinar um TAC (termo de ajustamento de conduta) proposto pela Promotoria. A construção de muretas estilo “new-jersey” ao longo de todo o perímetro urbano da cidade, em um espaço de aproximadamente 10 quilômetros (km), era uma das principais reivindicações do Ministério Público para evitar colisões frontais e impedir que pedestres cruzem a rodovia. O órgão ainda solicitou a construção de mais uma passarela sobre a SP-270, nas proximidades do campus II da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Como noticiado neste diário, na época, estas providências foram apresentadas a engenheiros da concessionária, que manifestaram a impossibilidade de cumprir o acordo. Ainda na ocasião, Felício adiantou que, antes de judicializar o caso, teria que colher informações técnicas para embasar a ação. A ideia era consultar especialistas em trânsito da Polícia Militar Rodoviária, da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) e de outros órgãos.

Outro lado
A Cart informa que recebeu a solicitação do MPE e vai enviar sua resposta dentro do prazo estabelecido. Salienta que as obras de duplicação prevem diversas melhorias que proporcionam mais segurança aos motoristas que trafegam na rodovia Raposo Tavares no trecho urbano de Prudente, “como a implantação de acostamentos, implantação de barreiras rígidas de concreto tipo ‘new-jersey’ para separação dos sentidos das vias, reforço e melhora da sinalização, instalação de placas, tachas refletivas [olho de gato], reforma das entradas, saídas e retornos, alargamento de viaduto, entre outras obras complementares”. Ainda de acordo com a concessionária, estas obras “devem contribuir significativamente com a redução do número de colisões frontais e outros acidentes que possam vir a acontecer na rodovia”. A Cart também salienta em nota que, por meio de estudos realizados pelo Núcleo de Inteligência de Acidentes, a concessionária instalou radares no trecho urbano de Prudente e os resultados destes trabalhos, conforme a empresa, são “a redução da quantidade de acidentes no trecho urbano, mesmo com o aumento do fluxo de veículos”. Reforça que faz frequentemente ações educacionais para orientar motoristas e pedestres a colaborar para um trânsito mais seguro.
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