Clóvis Moré escreve.
67 ANOS Graças a Deus, à sua infinita bondade, cheguei ao 1º de maio de 2.014
Quanta saudade, daquela que me deu a vida, quando neste dia, o primeiro ato era ir até a Rua Henrique Dias, número 5, para abraçar a querida mamãe Lourdes. Sempre achei, que nos aniversários devemos cumprimentar às mães, que são aquelas que carregam durante 9 meses em seus ventres, o filho querido. Sofrem muito na gravidez. Na ansiedade, no carinho de quem está por vir. São as mães, a nosso ver, que merecem os parabéns no dia dos nossos aniversários. Daí estender esta homenagem à querida esposa Maria Luiza, e a todas as mulheres que têm e terão a felicidade de ter um filho para amamentar, criar e educar.
Pois bem ...
67 anos vividos por quem escreve e que tem muito a agradecer.
As circunstâncias de todos estes anos me fazem lembrar sentimentos que povoam meu ser, nascendo e vivendo nesta maravilhosa Presidente Venceslau. Desde os meus 12 anos, por uma dádiva do Criador, que tenho participado de uma forma ou de outra da vida comunitária.
Lembro com o coração cheio de alegria, do início na inesquecivel “ZYH-7 Rádio Pres. Venceslau Ltda.– A Gigante do Oeste Paulista” em 1962; quando para lá fui conduzido pelas mãos do velho Nico Moré e recebido pelos meus professores Altino Correia, Izidro Tacca e Pedro Alves.
Como esquecer daqueles que deram os primeiros conselhos ao menino de calças curtas, que na periferia da cidade, sonhava com um microfone, empunhando uma lata de massa de tomate à beira do estádio da Mariana?
Nestes passos iniciais, o apoio destes experientes companheiros foi fundamental e decisivo. Aprendi, os segredos da profissão e de cidadania, com exemplos de cidadãos decentes, honestos, leais, bons pais de família e sobretudo trabalhadores.
Alí naquela casa, com o apoio rigoroso de Carlos Platzeck, plantei as sementes do meu caráter de homem e jornalista, que cultivo até os dias de hoje e que não gosto de comentar, eis que nosso trabalho é sempre julgado por aqueles que o acompanham.
Quero, ao completar os meus 67 anos de vida, deixar uma mensagem de fé, esperança, amor, gratidão, humildade, fraternidade e se Deus assim permitir de carinho e humildade, aos que de uma forma ou de outra sofrem de alguma enfermidade.
Seja ela espiritual ou corporal. Não importa....
O que importa é que acreditemos, tenhamos sempre fé e esperança de que nosso amanhã será provido por Deus Misericordioso, que não abandona os seus filhos jamais.
Posso afirmar, como a minha mais verdadeira notícia e o comentário certeiro que já fiz, que “sou um exemplo do amor que Deus dedica aos seus filhos ao permitir que continuasse a viver”.
A Misericórdia Divina, deixou que pudesse comemorar os meus 67 anos. Sou imensamente grato aos familiares, aos amigos que rezaram por mim, aos médicos que me trataram, a São Judas Tadeu – minha devoção.
Sobrevivi, e tenho plena convicção e coragem de que o tempo que Deus vai me proporcionar, terá sempre na minha mente e coração a certeza da obrigação de que devo sempre dar meu testemunho de estímulo aos que sofrem.
E, se possível, permitido e amparado por Deus, ajuda para minorar o sofrimento. Creio, ser uma missão e obrigação para quem tanto recebeu.
Não percam a esperança, a fé, a crença em Deus, em Jesus e no Espirito Santo.
Nenhuma dor ou sofrimento, doença do espírito ou do corpo, deixarão de ser curados por quem acredita e confia que somos filhos do Pai Eterno e Todo Poderoso e pede sua Benção, para que tenha saúde, que é o bem maior que temos nesta vida.
Clóvis Luquesi Moré, é jornalista, radialista, pecuarista e meu irmão mais velho. Aniversariante de hoje.
Faltou a foto!!!!!!!!!!! Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirParabéns e que Deus sempre te ilumine, aprendi muito contigo.
ResponderExcluirCARO AMIGO E JORNALISTA CLÓVIS MORÉ
ResponderExcluirMUITO ANTES DA DÉCADA DE 80, QUANDO POR LÁ PASSEI, PELA RÁDIO VENCESLAU, CLÓVIS, SEMPRE TIVE VOCÊ COMO MESTRE. O PAPEL DOS SITES INFORMATIVOS, DAS REDES SOCIAIS, DOS CELULARES, DA TELEVISÃO DE HOJE, ERA EXERCIDO POR POUCOS HOMENS NA IMPRENSA QUE TINHAM A UNANIMIDADE. O DOMÍNIO DA PALAVRA, MESMO DIANTE DE ACONTECIMENTOS FATÍDICOS, ERA REPRESENTADO PELA SUA VOZ, CLÓVIS.
EM VENCESLAU, QUANDO VOCÊ TRANSCREVIA ALGUM FATO, TÍNHAMOS QUE PARAR O QUE ESTÁVAMOS FAZENDO PARA OUVI-LO. ASSIM COMO FAÇO, AGORA, PARA ESCREVER ESTA MENSAGEM. PARAR POR RESPEITO! POR QUE É IMPRESCINDÍVEL SABER O QUE SE PASSA.
EM ANOS PASSADOS, A NOTÍCIA NÃO ERA APENAS LIDA. A INFORMAÇÃO TINHA IMPACTO, RELEVÂNCIA; TRAZIA A FELICIDADE, A ALEGRIA OU A EMOÇÃO E ALTERAVA O CAMINHO DAS PESSOAS PORQUE O SENTIDO DE FAMÍLIA ERA MAIS AMPLO NA SOCIEDADE VENCESLAUENSE. INTERAGÍAMOS UNS COM OS OUTROS DE MANEIRA MAIS PALPÁVEL. UM ACIDENTE, UMA PERDA, UMA AUSÊNCIA, A DOR, A VITÓRIA DE UM MORADOR EM OUTRAS PARAGENS... ERA MAIS SENTIDA!
A PERSPECTIVA POLÍTICA ERA MAIS ARROCHADA NO SENTIDO DE QUE, VERDADEIRAMENTE ÉRAMOS UM GRUPO, FALÁVAMOS SOBRE O MESMO INTERESSE, USANDO A MESMA LINGUAGEM; QUERÍAMOS O PROGRESSO DO MUNICÍPIO E A DIGNIDADE DO POVO. NÃO QUE ISSO TENHA SIDO ESQUECIDO. O MOTE AGORA É A POLÍTICA DA PERPETUAÇÃO NO PODER, NÃO DAQUELES TEMPOS OUTROS, QUE O ORGULHO TOMAVA CONTA DO MUNICÍPIO QUANDO SABIA-SE QUE ALGUÉM, UM GRUPO OU UM CIDADÃO QUALQUER; AQUILO QUE SE DIZIA A RESPEITO DE PRESIDENTE VENCESLAU ATRAVÉS DO NOTICIÁRIO DADO POR VOCÊ NA RÁDIO, CLÓVIS, DEIXAVA NO NOSSO CORAÇÃO PROFUNDAMENTE COMOVIDO.
EM COMENTÁRIOS DESSE TEOR, SEMPRE APARECEM OS CHAMADOS "DO CONTRA". POUCOS OU NEM TODOS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONHECÊ-LO E TRABALHAR AO SEU LADO. POR CERTO, ALGUNS PODERÃO ATÉ SE INDIGNAR. É DO HOMEM ISSO! MAS NENHUM DELES DEIXARÁ DE ATESTAR QUE, VOCÊ, CLÓVIS, DE ALGUMA FORMA, NA IMPRENSA, MUITO CONTRIBUIU PARA O LOCOMOVER DA CIDADE RUMO A ALGO MELHOR. ISSO É O QUE DEVE SER TESTEMUNHADO...
PRIVILEGIADO E HONRADO FOI QUEM, ALGUM DIA, TEVE OU AINDA TEM A OPORTUNIDADE DE PASSAR PELAS SUAS OBSERVAÇÕES, PELOS SEUS COMENTÁRIOS E EDITORIAIS, INDEPENDENTE SE PERTENCEU OU PERTENCE A ESTE OU AQUELE GRUPO POLÍTICO. SE ESTAVA NO PODER OU NA OPOSIÇÃO! EU SÓ TENHO A AGRADECER POR TER TIDO O GRANDE PRIVILÉGIO DE CONVIVER COM PESSOA TÃO MARCANTE. QUE TEM CONVICÇÕES. RESPEITO DA COMUNIDADE!
NÃO É COMUM ESSE TIPO DE DECLARAÇÃO NA IMPRENSA DO INTERIOR. O ÍDOLOS DA MAIORIA NESTA NAÇÃO SÃO VIRTUAIS ATUALMENTE. MUITAS VEZES, SERES OBSCUROS E CHEIOS DE VÍCIOS. EU PREFIRO EXPOR ESSA AFEIÇÃO, ISSO, PARA ALGUÉM DA COMUNIDADE DE VENCESLAU. COMO DIZ MAIS OU MENOS ASSIM O GRANDE ESCRITOR INOCÊNCIO ERBELLA: "VIVI, CONVIVI E POSSO CONTAR". EU POSSO...
AS PESSOAS PODEM APRESENTAR LIMITAÇÕES. TODAVIA, NAS PROFISSÕES QUE EXERCEM, PODEM SE TRANSFORMAR EM ESPETACULARES. VOCÊ É ASSIM... DAS ELEIÇÕES QUE VOCÊ COBRIU, DOS DESFILES QUE TRANSMITIU, NA INAUGURAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL QUE VOCÊ ESTEVE PRESENTE, NAS TARDES ESPORTIVAS DE DOMINGO NOS ÁUREOS TEMPOS DO FUTEBOL QUE VOCÊ NARRAVA... TUDO ISSO CHAMA-SE: COMPETÊNCIA JORNALÍSTICA E COMPROMISSO VERDADEIRO COM A COMUNIDADE DE PRESIDENTE VENCESLAU.
NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL. MAS, TEM PESSOAS E... PESSOAS! ALGUMAS SÃO DEMAIS! REPASSAM FIRMEZA E TRAZEM ALÍVIO AOS QUE OS RODEIAM. VOCÊ É UMA DELAS! NA IMPRENSA, MERECE DESTAQUE.
SAÚDE! E MEU RECONHECIMENTO PELO TRABALHO VALOROSO QUE VOCÊ FEZ, CLÓVIS, AO LONGO DAS DÉCADAS EM PRESIDENTE VENCESLAU!
PAULO FRANCIS. JR - CRONISTA DOMINGUEIRO PELO JORNAL INTEGRAÇÃO. MEMBRO DA AVL, ACADEMIA VENCESLAUENSE DE LETRAS.
Parabéns, feliz aniversário Clóvis, que Deus te de muita saúde para estar entre nós por muitos longos anos.
ResponderExcluirPARAB'ENS SR CLOVIS E QUE DEUS TI ILUMINE E TI PROTEJA E QUE SEU PROTETOR SAO JUDAS TADEU TI DE MUITOS ANOS DE VIDA FELICIDADES TELMA KASSIN.
ResponderExcluirO Clóvis merece todas as felicitações por ser quem ele é como ser humano. Genial! Parabéns Clóvis!
ResponderExcluirClovis, aqui na distante Santo André, estamos sempre acompanhando as notícias de nossa querida Venceslau. E hoje nos alegra a notícia de seu aniversário. Que tenha saúde, paz e pemaneça nessa fé, capaz de sobrepujar os obstáculos que se apresentam ao nosso "dia a dia". Um grande abraço. GERALDO FARIA DE OLIVEIRA.
ResponderExcluir