Plano Mais Pecuária
Com finalidade de aumentar a produção e a produtividade brasileira de carne e leite, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou, no dia 17, o Plano Mais Pecuária, composto pelos programas Mais Leite e Mais Carne. A construção do documento contou com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), através das unidades Embrapa Gado de Corte ( Campo Grande, MS) e Embrapa Gado de Leite ( Juiz de Fora,MG).
Elaboração
''A empresa ofereceu subsídios e orientação técnica para a elaboração do plano, dividido nesses dois programas e seus respectivos eixos melhoramento genético, ampliação do mercados, incorporação de tecnologias e segurança e qualidade dos produtos'', diz o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares.
Metas
O alcance das metas do plano está programada para os próximos dez anos. Especialmente para a carne, a meta é ampliar a produção de 45% e o Brasil saltar dos atuais 10,5 milhões de toneladas/ano para 13,6 milhões de toneladas/ano até 2024. Quanto à produtividade, estima-se o aumento de 1,2 animais/hectare para 2,6 animais/hectare. Em relação ao leite, o objetivo é aumentar a produção nacional para 46,8 bilhões de litros por ano e a produtividade em 40%, passando de 1,4 mil quilos do produto por vaca ao ano para 2 mil quilos.
_______________________________________________
Selma Calçados
Nenhum comentário:
Postar um comentário