Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Eleições 2014

*Extraído do O Imparcial

Contagem regressiva
O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro. Mais de 100 milhões de eleitores votarão para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Como está o país neste dia? A Copa do Mundo já terá sido realizado. O desempenho da seleção brasileira, e a gestão do evento influenciarão as decisões dos eleitores? São perguntas que passam pela cabeça de marqueteiros, políticos e analistas. o certo, por enquanto, é que a menos de sete meses dos pleitos, já começam a contar os prazos do calendário eleitoral que deve ser observado pelos partidos políticos, cidadãos e Justiça Eleitoral. Para os eleitores, 7 de maio é o prazo final para tirar o título de eleitor ou pedir a mudança de domicílio eleitoral.

Convenções
O prazo para a realização das convenções partidárias vai de 10 a 30 de junho. Nas convenções, os partidos políticos oficializam tanto os candidatos aos cargos em disputa quanto as coligações com outras legendas. Até o dia 11 de junho, os partidos têm de informar à Justiça Eleitoral quanto pretendem gastar nas campanhas. Feitas as convenções, os partidos têm o prazo até 5 de julho para pedir o registro de seus candidatos. No dia 5 de julho também termina o prazo para nomeações, demissões, transferências e outras ações relacionadas a servidores públicos. No dia 12, véspera da final da Copa do Mundo, começa a ser permitida a propaganda dos candidatos, o que é considerado o inicio oficial da campanha.

Desincompatibilização
No dia 5 de abril, termina o prazo para que ocupantes de cargos públicos, como ministros de Estado, secretários, presidentes ou diretores de estatais e governadores interessados em concorrer às eleições, deixem seus postos, A exceção é para os que buscam a reeleição - não precisam deixar os cargos.
_____________________________________________________

Charme Fraldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário