Presidente Venceslau
CHUVAS EM PRESIDENTE VENCESLAU
Hoje escrevi em um de meus noticiários que não teríamos chuvas no período. Errei. Bom eu não, o site Climatempo. A previsão era de céu nublado e nuvens pesadas, mas sem chuvas. Tenho uma pequena estação pluviométrica em casa, e divulguei que a umidade estava próxima aos 70% e quando chega a isso, dificilmente não chove. Mas fui no prognóstico da Climatempo e agora estamos com chuvas. Sem delongas, isso quer dizer que estamos no fim da estiagem. O tempo em que ficamos sem chuvas foi pequeno, pouco mais de 45 dias. A última chuva forte foi em julho, dia 20, 37 milímetros. Depois só tivemos um pouquinho de chuva no dia 27 de agosto, 3 milímetros. Sempre no começa de setembro chove. A partir de agora teremos mais dias chuvosos.
Olá Toninho,posta quantos milímetros de chuva caiu hoje, abraços e obrigado!
ResponderExcluirToninho, prever o tempo não é simples assim. A estação meteorológica indica as condições atuais e não é possível fazer uma previsão apenas com as condições atuais.
ResponderExcluirSe fosse tão simples assim, um meteorologista, para ser formado, bastaria aprender a ler os dados de uma estação, levando apenas alguns minutos de treino, e não 4 anos, no mínimo de estudos!!
A profissão é regulamentada pelo CREA e indivíduos não qualificados podem até ser processados por exercício irregular da profissão ao emitir publicamente previsões sem o respaldo técnico exigido, exatamente como um médico, um engenheiro, um jornalista, etc... Cada um na sua!!
Tenho quase 30 anos de exercício na área de meteorologia, pesquisa e desenvolvimento e ainda me sinto, 'as vezes, inseguro diante dos desafios de se prever a natureza com segurança, pois entendo MUITO bem as limitações dos complexos modelos e as interrelações dos fenômenos e sei que o melhor resultado que conseguimos usando o que a ciência provê de melhor hoje em dia, ainda temos que passar a informação com cautela e dentro de uma margem probabilística, pois a meteorologia, assim como a economia é uma ciência estocástica, e não exata!
Enfim, não é uma crítica pessoal, mas só um esclarecimento e relevância e valorização da nossa profissão e de que existe muito mais do que imaginamos e, o que pode parecer simples, por costume, requer maior cuidado e responsabilidade.
Grande abraço,
Carlos Repelli