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sexta-feira, 19 de julho de 2013

Radar Móvel

SP ACABA COM RADAR MÓVEL NAS ESTRADAS
Estadão
Contrato das empresas que operavam os aparelhos venceu e não será renovado; ao todo são 114 equipamentos em rodovias estaduais.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai acabar com os radares portáteis de solo, conhecidos como radares móveis, nas rodovias do Estado de São Paulo. Ao todo, são 114 equipamentos.
Os contratos com as empresas que operavam 42 radares desse tipo, tecnicamente denominados estáticos, venceram entre janeiro e maio deste ano e não foram renovados. As concessionárias de rodovias estaduais operam outros 72 radares estáticos, mas os aparelhos estão sendo retirados de uso.
As novas licitações do DER não preveem a contratação de radares portáteis de solo. Uma delas, em fase de julgamento, tem como objeto a contratação de 425 radares fixos, dos quais 114 serão do tipo lombada eletrônica, com registro digital da velocidade. De acordo com o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, o objetivo é dar total transparência à fiscalização nas rodovias. Conforme a assessoria de imprensa do DER, a retirada dos radares estáticos não prejudica a fiscalização da velocidade nas rodovias porque a Polícia Rodoviária Estadual recebeu 100 novos equipamentos de uso manual - que ficam na viatura policial. Parte desses radares está equipada com dispositivos de leitura automática de placas.

Medida 
O radar estático é instalado sobre suporte e colocado atrás de muretas e defensas, quase sempre fora da visão do motorista. As empresas alegam medida de segurança, já que em lugar aberto o aparelho e seu operador ficam desprotegidos em caso de acidente. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que os equipamentos de fiscalização estejam visíveis. A resolução 239 é de dezembro de 2011, mas passou a ser adotada como regra depois que a Justiça anulou multas aplicadas por radares ocultos.
As concessionárias de rodovias também foram obrigadas a tornar visíveis os radares fixos instalados na estrutura de viadutos, pontilhões e passarelas de pedestres. De acordo com a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), as empresas já se adequaram à nova regra. Os equipamentos foram remanejados para postes metálicos à beira da pista.

3 comentários:

  1. E , na base de Venceslau, fica montado um radar movel dentro do saguao da propria base, onde a velocidade e de 60 Km e tem multado quem passa pouco acima desta. Ao passo que ao londo da rodovia os carros de passeio sao vitimas das carretas que andam a mais de 100, desrespeitando a velocidade permitida e intimidando os carros pequenos. O que esta acontecento hein. Alguem pode explicar.

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  2. E pensar que aqui do Lado no Estado do Parana , que não tem nem estradas com Pista Duplas o Limite de Velocidade para Carros Pequeno É de 110km.

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  3. foto de radar em posição de estar escondido, a multa é cancelada por ser ilegal.
    como o radar é digital e a maioria dos velocímetros dos veículos são analógicos, é permitida por lei uma tolerância de 10% do limite da velocidade.
    sp, rj, mg, es; são uma vergonha, quando melhoram a pavimentação diminuem o limite da velocidade.
    e tudo calçado pelas bases políticas.
    o cidadão só será respeitado e os políticos fazerem alguma coisa de útil a população quando extinguirem o voto obrigatório, mas isto é uma outra estória, até seremos obrigados a votar na mesma corja que a décadas tem o comando dos arreios e chicotes.

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