Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Cadê os médicos?

Parece gozação
FALTAM MÉDICOS
Estadão

O gargalo da saúde pública do Brasil não se limita à quantidade de médicos: há problemas de distribuição e fixação dos profissionais, de infraestrutura e de financiamento. Os dados mais recentes da demografia médica, divulgados em fevereiro, mostram que o País tem 2 médicos a cada mil habitantes (o dado do Ministério da Saúde é um pouco diferente: 1,83 médico para cada mil). A média mundial é de 1,4. O Ministério da Saúde pretende alcançar 2,5 médicos para cada mil pessoas - índice similar ao da Inglaterra, que tem 2,7. E, para suprir o déficit, quer trazer estrangeiros para atuar em áreas distantes e nas periferias sem a necessidade de revalidação do diploma, com um contrato temporário de até 3 anos e salário de R$ 10 mil. Segundo o governo, para atingir essa meta, o País teria de ter mais 168.424 médicos. Só na cidade de São Paulo, segundo a Prefeitura, há um déficit de 2,4 mil médicos.

3 comentários:

  1. Toninho, se o governo realmente pagasse o que promete; se fizesse contratos confiáveis (não verbais), se colocasse à disposição um efetivo número de exames e procedimentos para desafogar a saúde do nosso país; se pagasse os precatórios de inúmeros médicos que saíram das pequenas cidades sem receber, se não faltasse medicação na atenção básica, se ajudasse nos custos com os grupos de saúde que exige que seja feito, se funcionasse o conselho tutelar, a assistência social;PODE TER CERTEZA QUE OS MÉDICOS QUE SÓ ATENDEM PARTICULAR SAIRIAM DOS SEUS CONSULTÓRIOS E FARIAM PARTE DESSA MASSA QUE LUTA FAZENDO CARIDADE; SENDO PAI E MÃE DE MUITA GENTE,E AÍ SIM PODERÍAMOS CONTABILIZAR O NÚMERO REAL DE MÉDICOS DESSE PAÍS...O que está acontecendo é uma vergonha!Fora Dilma.

    ResponderExcluir
  2. Que conselho fiscalizaria esses médicos; já que para o CFM eles não são aceitos? Será que o CDM (Conselho Dilma de Medicina)

    ResponderExcluir
  3. Toninho espero que publique:
    Não falta só médicos, falta funcionários ontem precisei dos serviços de emergencia do posto de saúde e qual minha surpresa as 16:50 horas tudo fechado um descaso até ouvi que uma hora dessa impossivel, ou seja, temos que marcar hora pra ser picada para que assim possamos ter o soro que é nosso direito, queria ver se fosse alguma autoridade se tudo não se abria, pedi até pra comprar se fosse o caso. fica aqui minha indignação com esse novo perfil da nossa saúde que é um direito universal.

    ResponderExcluir