quinta-feira, 9 de maio de 2013

Post do Luciano Esposto

 Post do Luciano 
UMA VISÃO SIMPLISTA

Olhem a sua volta e reflitam comigo. A cada dia aumenta o número de jovens fazendo uso abusivo do álcool. Não é difícil perceber que alguns já estão dependentes e só os pais não veem. Saindo no sábado à noite isso é bem evidente. A galera se reúne, e bebe sem parar. Lá pelas tantas da madrugada as latinhas se empilham como troféus ao absurdo. Nada contra tomar umas desde que seja com responsabilidade. Mas o que vejo vai bem além disso. Muitos pais estão em casa dormindo e seus filhos estão pela noite enchendo a cara.

Junto com o álcool vem as drogas, e nem sempre nesta ordem ou vínculo. E sobre drogas posso afirmar que nossa cidade é quase um oásis porque na comparação com outras cidades do mesmo porte, por aqui os traficantes passam apertado. Claro que existe gente vendendo por aí o tempo todo e seria hipocrisia escrever que estamos livres desse câncer – quem me dera! - mas as apreensões são quase diárias.

Só que o álcool e as drogas não são um problema só nosso e sim mundial. A cada dia menos jovens terão a capacidade de assumir seu lugar no mercado de trabalho por pura incapacidade psicológica. Isso mesmo. Quem usa drogas fica incapacitado para o trabalho por perder uma quantidade absurda de neurônios a casa noite de farra. E isso vale também para os adeptos da maconha que vivem pregando seu uso como medicinal, por ser natural ou “fraquinha” e até liberada em alguns países.

Só para abrir um pequeno parênteses sobre o assunto, a maconha vendida de forma comercial nos países onde o consumo é liberado não tem o THC – Tetra Hidro Canabinol como princípio ativo, sendo mesmo um produto menos danoso e com poder de diminuir dores em doenças crônicas. A que chega às mãos dos viciados brasileiros tem o THC e faz mal, sim.

Mas aí eu pergunto: se uma boa parte dos jovens estão se incapacitando, como faremos para atender a demanda crescente de mão de obra?

Simples! Os melhores postos de trabalho, as cobiçadas posições de destaque e os altos salários serão meta apenas para os adolescentes com boa base familiar, criados dentro de igrejas e templos evangélicos, tendo Deus como sua fonte de temor e respeito. E não me refiro aqui aos domingueiros, ou seja, aqueles que vão orar aos domingos apenas na intenção de lavar a sujeira da semana.

Parece simplista essa analogia? Pois é assim que a coisa se mostra, simples e tão claro que só aos arrogantes e hipócritas não é dado a entender.

Acorda Brasil!

Luciano Esposto é poeta e escritor venceslauense.

5 comentários:

eliseu disse...

Parabens ao Luciano , muito bem colocadas as suas palavras e opinião.Isso comentado é a realidade é pura verdade. Isso serve de alerta ao pais , é por isso que esse blog do tononho é de mera importancia, basta os pais tambem se importarem com as vidas de seus filhos , e ler mais sobre essas manchetes aqui no blog.

Anônimo disse...

Não fale besteira! Já fui para Amsterdã e lá são vendidas "drogas" com o teor de THC 5,10 e até 15x mais que aqui no Brasil. Porém lá, com o conhecimento, eles sabem qual te deixa "tranquilo", outra te dá isso, aquilo...

Anônimo disse...

Pro anonimo das 13:45, fica essa. Aqui não é Amsterdã. entendeu.

cebola disse...

Cebola Disse...
Parabéns Luciano sabias as palavras como sempre maravilhosos comentários para acordar a sociedade Venceslauense

Anônimo disse...

É...VC JÁ FOI PRA AMERDESTAN...É POR ISSO QUE PENSA ASSIM.