Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ou vai ou racha!

  Política - região  
DIFICULDADES DAS CERÂMICAS
O Imparcial
O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) planeja realizar um seminário em Presidente Prudente para discutir os prejuízos sofridos pelas cerâmicas da região por causa da disputa fiscal  com o Mato Grosso do Sul. De acordo com a Cooperativa das Indústrias Ceramistas do Oeste Paulista - Incoesp, os produtos das 150 fábricas da região não conseguem cruzar a fronteira com o Estado vizinho devido aos valores da pauta fiscal e dos incentivos oferecidos aos produtores sul-mato-grossenses. A previsão é de o evento ocorra em junho e conte com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e de autoridades da Secretaria de Estado da Fazenda.

Nota da Redação. Ontem, também em O Imparcial, o professor da USP Antonio Assiz de Carvalho e Silva, que escreve regularmente na página de editoriais do jornal, trouxe a matéria "Por que a região de Presidente Prudente não cresce?" que aborda justamente o descaso para esta área de mineração e ceramistas. Comenta que em 2009 técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT descobriram na região a quarta maior reserva de argila do Brasil. Diz que "se a população regional fosse politicamente representada, essa descoberta implicaria o enriquecimento tanto da região como do seu setor ceramista. Desencadearia  recuperação, virada, reversão de tendência, alívio e desafogo". Reclama que nada foi feito e em vez de sucesso, investimentos e empolgação, vê todos os dias nos jornais que as cerâmicas da região estão fechando".  Assiz é feliz em sua colocação que vai de encontro com a preocupação do deputado Bragato, que com o seminário busca sensibilizar o governador para o problema da produção dos ceramistas e consequente crescimento econômico da região. 

5 comentários:

  1. Oito mandatos como deputado. Sera que tem ou não responsabilidades no atraso do Pontal. E tem gente que acredita que seja um herói. E a mídia regional vai tampando o sol com a peneira.

    ResponderExcluir
  2. POLITICOS VAMOS TRABALHAR. ESSA É UMA CHANCE DE VIRARMOS O JOGO!
    MATERIAL VCS TEM NA MÃO. BASTA SÓ LUTAR POLITICAMENTE PARA QUE ESTA REGIÃO OESTE POSSA SER BENEFICIADA COM INCENTIVOS REAIS PARA EXPLORAÇÃO DAS JAZIDAS.
    A HORA É AGORA!!
    ASS: UM CIDADÃO COMUM

    ResponderExcluir
  3. A verdade é que a população aceita receber umas migalhas de indicaçoes e estes deputados acham que estao fazendo muito e, ainda tem gente que os ficam defendendo. Se a região quiser sair desta situação, temos que exigir mais investimentos, não em penitenciarias e sem terra, mas sim em geração de emprego e renda....

    ResponderExcluir
  4. Com estas iniciativas e que conseguimos desenvolver a região, até hoje a atividade oleiro cerâmica se desenvolveu com pouco apoio e sem união na classe não era solicitado este apoio agora com o surgimento da incoesp cooperativa das industrias ceramicas do oeste Paulista, e que a classe está mais unida e procurando os deputados da região para nos apoiarem, sempre fomos estrangulados pelo estado de ms , agora temos que dar um basta nisso...
    Milton Salzedas

    ResponderExcluir
  5. A região economicamente e eleitoralmente comparada com as demais regiões do estado o desenvolvimento ainda não chegou.

    ResponderExcluir