quarta-feira, 17 de abril de 2013

Presidente Venceslau

 Meio ambiente 
PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE
O técnico em Meio Ambiente, Marcos Antônio da Silva e a engenheira agrônoma, Sandra Carolina Mendes, ambos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente – Seaama, participaram da reunião de capacitação sobre os Critérios para Avaliação do Programa Município Verde-azul Ciclo 2013, na última terça-feira, 9, realizada no município de Tupã. Esteve presente o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas. Além de Presidente Venceslau, havia 56 municípios dos 75 que abrangem as bacias hidrográficas dos rios Aguapeí, Peixe e Pontal do Paranapanema. O princípio fundamental de atuação do Programa Município Verde-Azul é a proposição de parâmetros que sejam comuns a todos os municípios do Estado de São Paulo. De forma que o poder público local seja estimulado a planejar e executar ações que promovam a melhoria contínua da qualidade ambiental do município. “O Programa Município Verde-Azul tem o âmbito de programar e desenvolver uma agenda ambiental estratégica para aplicação de Planos Ambientais”, explanou Sandra Carolina, engenheira agrônoma da Seaama. A reunião teve como objetivo mostrar aos interlocutores e suplentes os critérios para a pontuação do município, com o intuito de captação de recurso, proveniente da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, enfatizou o interlocutor do Município Verde-Azul de Presidente Venceslau, Marcos Antônio. “Os municípios, ao participarem desse programa, passam a ter uma interlocução mais ágil e efetiva com os órgãos que compõem o Sistema Ambiental do Estado”, ressaltou Rodolfo Seddig, secretário da Seaama. (Com informações da AI da Prefeitura Municipal)

3 comentários:

Anônimo disse...

Da pra plantar árvore até no meio da rua... tem cada cratera. Nossa cidade está cada dia mais FEIA.

Anônimo disse...

O que adianta Venceslau aderir ao programa?
O programa consiste em 10 diretrizes que precisam ser seguidas de maneira eficaz e pô-las em prática.
Venceslau não segue essas diretrizes.

1ª diretriz: Esgoto Tratado (Venceslau não trata seu esgoto e nem estação de tratamento tem, há boatos que será implantada uma estação de tratamento).

2ª diretriz: Lixo Mínimo (há boatos do qual o aterro sanitário está irregular, e os 'lixões' precisam ser abolidos de vez. E Venceslau conta com um projeto falho de reciclagem urbana).

3ª diretriz: Mata Ciliar (não há proteção das mesmas e nem das nascentes).

4ª diretriz: Arborização urbana (é... Venceslau planta muito e os vândalos destroem).

5ª diretriz: Educação ambiental (hahaha, nunca que Venceslau fez isso e nem fará).

6ª diretriz: Educação ambiental (piorou).

7ª diretriz: Uso da água (implantar o uso racional da mesma. Venceslau e moradores ADORAM desperdiçar água, nunca vi coisa igual. Cadê a multa? Vem SABESP).

8ª diretriz: Poluição do ar (nos debatemos com muitos veículos velhos que soltam fumaça mais preta do que carvão).

9ª diretriz: Estrutura ambiental (Criar um Departamento ou Secretaria municipal de meio ambiente.Isso existe, mas quando alguém passa em frente do Seaama, só se vê funcionários tomando café e batendo papo).

10ª diretriz: Conselho de Meio Ambiente
(Constituir órgão de participação da sociedade, envolvendo a comunidade local na agenda ambiental. NUNCA ACONTECEU ISSO NA CIDADE).

RESUMINDO: Não adianta Venceslau entrar no programa se não coloca nem 5 diretriz em prática.

Anônimo disse...

Enquanto não houver esgoto tratado, Venceslau será envergonhado em qualquer projeto ambiental.