Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Creche da Vila Festi

 Educação e Saúde 
APÓS MORTE, CRECHE SEGUE COM AULAS
O Imparcial
Após três dias de interdição, as aulas da Escola Municipal de Ensino Infantil da Vila Festi, em Presidente Venceslau, voltaram ao normal ontem. As portas do estabelecimento se fecharam para dedetização após uma aluna de 2 anos falecer, no dia 14, vítima de Síndrome de Waterhouse-Friderichsen, uma espécie de meningite. Uma autópsia foi feita e encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz (IAL), para confirmação da bactéria causadora. O laudo deve ficar pronto em 30 dias. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau, Sandra Aparecida Cruz e Silva, todos os alunos, funcionários e parentes da criança foram medicados. "Agora, queremos saber o tipo de bactéria que foi a causadora. Por isso, fizemos a autópsia e encaminhamos para o instituto", diz. O secretário municipal de Educação, Sebastião Erculiani, conta que na quinta-feira passada, a criança já chegou com febre na creche e, diante disso, foi devolvida aos pais logo em seguida. "Ela morreu à noite, na Santa Casa da cidade", pontua. Desde a possibilidade da morte por meningite, o local foi fechado e uma limpeza foi feita no espaço. "Os 34 alunos foram dispensados durante esses dias e reabrimos as portas hoje [ontem]. Realizamos a desinfecção da escola e medicamos, aconselhados pelo Departamento de Saúde, todos que tiveram contato com a menina", declara.

13 comentários:

  1. O prefeito Duran já precisa mostrar para que veio.
    Esta creche necessitava ser desinfetada antes do início das aulas e não agora quase meio ano depois.
    Também está deixando faltar médicos nos PSFs e sobrecarregando o atendimento no PS da Santa Casa.
    Na capanha o Duran e Osvaldo Mello prometeram que não iria faltar médico nos postinho. Agora se a gente quiser se atendida tem que agendar dia e hora, ou então ir no pronto socorro da Santa Casa

    ResponderExcluir
  2. ZÉ CARLAO CADE VOCE? FOTOGRAFO OFICIAL.

    ResponderExcluir
  3. Se derem o deserto do Sahara para o PT administrar, em pouco tempo faltará areia.Onde o PT toca, nada mais nasce.

    ResponderExcluir
  4. Foram tomadas todas as atitudes em relação a limpeza e saúde das crianças e funcionários da escola, mas acho um descaso da parte da Educação e da Saúde de Presidente Venceslau que nem mesmo comunicou seus funcionários da causa da morte da criança e entregaram os medicamentos para os funcionários sem nenhuma explicação, como ser uma equipe de trabalho se ninguém tem almenos o compromisso de informar para que servia aquele medicamento os pós e os contra indicações, cadê o pessoal da saúde que nem compareceu na escola para conversar com os funcionários, isso é uma falta de compromisso com a sociedade e com os profissionais e seus familiares da instituição de ensino EMEI Villa Festi

    ResponderExcluir
  5. A crianca foi para a santa casa na quarta a noite

    ResponderExcluir
  6. cada individuo tem um fator de imunidade diferente; mesmo que o ambiente esteja estéreo, pode haver bactérias naturais ou mutáveis, falta de desinfecção e higiene local não impedem 100% a imunidade.

    como muito dizem e pensam que o pombo é o animal que transmite mais vírus e tipos de bactérias, estão meramente enganados; pois o maior transmissor de doenças, vírus e bactérias e o dinheiro, estando guardado ou em circulação todo o processo de transmissão continua em atividade.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente ainda muita gente precisa aprender trabalhar..cadê os esclarecimentos do pessoal da saúde??
    tem pai q até hj nao sabe pq o filho tomou remédio...e será q as outras crianças ainda não correm riscos??... muitas perguntas e nenhuma resposta.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de uma informacao se essa doenca é contagiosa pq o caixao nao foi lacrado? Toninho por favor entre em contato com a enfermeira Sandra e nos informe se as pessoas que foram ao velório da crianca tem algum perigo de contágio,estou perguntando isso pois no mesmo dia do velório da crianca tinha um senhor sendo velado ao lado e muitas pessoas como eu fomos nos dois velórios.Por favor nos informe.

    ResponderExcluir
  9. Agora não leio que a culpa é do prefeito. Antes...

    ResponderExcluir
  10. Eu gostaria de sugerir uma visita na casa dos pais desta pobre criancianha.

    ResponderExcluir
  11. é sobretudo revoltante saber o descaso das autoridades... Prefeito,Secretário da Educação, Secretaria da Saúde e Diretora das EMEIs, onde ninguém, realmente ninguém dar uma satisfação para as Funcionárias e pais da EMEI Vila Festi. Todos deveriam dar mais atenção a esse caso pois a BACTÉRIA não se mata somente com uma simples limpeza.Pois as coitadas ali presente não são informadas de como deve ser feita a higienização do local. Acorda diretora , secretários TV Fronteira está ai para informar a toda a população o q anda acontecendo em nosso município, não é os funcionários q falam não, a população tem voz ativa para se defender.Nunca vi dar antibiótico para tomar por 2 dias, até onde sei essa medicação é indicada por 5 dias. Será que não estão a devida importância para o fato.

    ResponderExcluir
  12. to sabendo que a priminha dessa criança está tendo febre e frequenta a creche da alvorada!!! não deveria vacinar todas as crianças p não correr mais risco?vão esperar passar pra todas as crianças da cidade pra tomar uma providencia!!!!!

    ResponderExcluir
  13. concordo com o anonimo das 10:37 tenho uma criança na creche e percebo o discaso da diretora em estar informando a gravidade da doença nao falam nada. esperou passar na televisao para tomar providencia so agua e alcool nao resolve

    ResponderExcluir